Navegando por Palavra-chave "Formação de Professores"
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- LivroArtista-Professor. Metodologia de ensino em arte.(Editora UNIMONTES, 2024) Oliveira, Gabriela ClementeNeste trabalho são apresentadas metodologias criadas pelos artistas Guignard, Joseph Beuys, Cláudia Renault, Daniela Goulart, Marco Paulo Rolla e Sara Ávila, em suas práticas docentes na formação superior em arte. O princípio que norteou o estudo foi o potencial de ser o artista-professor, um indivíduo que possui saberes vindos da experiência em arte. Muito além da formação acadêmica, bacharelado ou licenciatura, o artista-professor é aquele que pode construir conhecimentos através da justa relação entre o fazer/criar e a reflexão sobre aquilo que se produz. Os artistas que compõem esse trabalho, demonstraram ser pessoas dotadas de conhecimentos sensíveis, capazes de proporcionar um ambiente particular na formação em arte. Assim como são múltiplos os saberes dos artistas, em função do complexo processo de criação em arte, múltiplas também se apresentaram suas metodologias.
- DissertaçãoFormação de professores e o ensino remoto na pandemia em José de Freitas estado do Piauí(MUST University, 2023) Rocha, Erimar Pereira da; Santos, André Felipe Costa; http://lattes.cnpq.br/6126792842727625; http://lattes.cnpq.br/6697118935645189; Santos, André Felipe Costa; http://lattes.cnpq.br/6126792842727625; Santos, Priscila Costa; http://lattes.cnpq.br/1244955503629908; Menezes, Maria Eduarda de Lima; http://lattes.cnpq.br/7658808906376737A pandemia da COVID-19 provocou uma mudança significativa nas prioridades de treinamento dos professores, especialmente no que diz respeito ao ensino à distância. Com o fechamento das escolas, os professores precisaram adquirir novas habilidades e competências para garantir que seus alunos continuassem aprendendo de forma eficaz. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências da formação de professores no contexto da (pós)pandemia da COVID-19 em José de Freitas, estado do Piauí. A metodologia escolhida para o estudo foi o relato de experiência com abordagem qualitativa. A pandemia intensificou a discussão acerca da formação de professores e da necessidade de contemplar pontos essenciais na construção da aprendizagem, principalmente no que se refere às tendências tecnológicas e às metodologias ativas. Houve uma maior demanda por qualificação e formação profissional específica por parte dos professores para lidar com o novo cenário educacional. Conclui-se que as tecnologias educacionais e a formação continuada de professores, em conjunto, podem trazer muitos benefícios significativos para o ensino e a aprendizagem, além de promover uma maior interação entre professores e alunos. Portanto, é importante lembrar que a tecnologia não deve ser vista como uma solução única para todos os desafios educacionais, mas sim como uma ferramenta complementar ao ensino presencial.