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Navegando por Palavra-chave "Formação e Desenvolvimento de Coleções"

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    Trabalho de conclusão de curso
    Contribuições da teoria de Formação e Desenvolvimento de Coleções para o aprimoramento do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
    (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2017) Sousa, Fernanda Araújo de; Weitzel , Simone da Rocha; https://orcid.org/0000-0002-6498-9861; http://lattes.cnpq.br/9686940788640111; https://orcid.org/0000-0001-6584-6398; http://lattes.cnpq.br/6824313091728413; Elias Jr , Alberto Calil; http://lattes.cnpq.br/9490009776453579; Rosa, Daniele Achilles Dutra da; http://lattes.cnpq.br/1675500756212795
    Tendo em vista a importância da formação de coleções adequadas em bibliotecas escolares que correspondam aos objetivos da instituição e satisfaça as necessidades de informação da comunidade, este trabalho tem como objetivo apresentar contribuições para o aprimoramento do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) à luz da teoria biblioteconômica de Formação e Desenvolvimento de Coleções. Quanto à metodologia, a pesquisa pode ser caracterizada como aplicada, descritiva e qualitativa. Empregou-se como procedimento técnico a pesquisa documental que teve como objeto o Edital de convocação para inscrição e seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola: PNBE 2015. Para a análise do conteúdo do edital foi construído um quadro onde foram utilizadas categorias teóricas elaboradas a partir da teoria biblioteconômica sobre política e atividade de seleção presente no processo de Formação e Desenvolvimento de Coleções. O quadro permitiu averiguar como cada categoria é tratada tanto na teoria de FDC quanto no PNBE. Como resultados obtidos apontam-se as seguintes contribuições: transferência da responsabilidade pela escolha inicial dos livros que é feita pelos editores para os profissionais do PNBE encarregados da seleção; constituição de uma comissão deliberativa com a presença de professores e bibliotecários de várias regiões do país e inclusão do critério de autoridade no conjunto de critérios usados pelo programa. Salienta-se que o atual formato do programa impossibilita a utilização de outros procedimentos identificados. Finaliza-se sugerindo algumas mudanças no formato do PNBE que possibilitaria o seu aprimoramento.
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