Logo do repositório
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
    Contatos
    • English
    • Català
    • Čeština
    • Deutsch
    • Español
    • Français
    • Gàidhlig
    • Italiano
    • Latviešu
    • Magyar
    • Nederlands
    • Polski
    • Português
    • Português do Brasil
    • Suomi
    • Svenska
    • Türkçe
    • Tiếng Việt
    • Қазақ
    • বাংলা
    • हिंदी
    • Ελληνικά
    • Yкраї́нська
    • Entrar
      ou
      Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  1. Início
  2. Pesquisar por Palavra-chave

Navegando por Palavra-chave "Formação inicial de professoras e professores"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de conclusão de curso
    O ensino de astronomia e a formação inicial de professoras e professores para a geografia escolar
    (Universidade Federal do Paraná - UFPR, 2023) Aquino, Mayna de; Pont, Karina Rousseng Dal; http://lattes.cnpq.br/9560383322391620; http://lattes.cnpq.br/3546714014291450; Bartelmebs, Roberta Roberta Chiesa; http://lattes.cnpq.br/9317595909137662; Lima, Elaine de Cacia de; http://lattes.cnpq.br/9400078367890458
    De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alguns conteúdos de Astronomia Básica devem ser ofertados junto ao componente curricular de Geografia, no 6º ano do Ensino Fundamental II. Portanto, para que as professoras e professores de Geografia lecionem tais conteúdos faz-se fundamental, que na formação inicial, estes adquiriram conhecimentos de elementos estruturantes da Ciência do Universo que contribuam para ampliar, aprofundar e atualizar os conhecimentos já adquiridos no decorrer da formação e, para que estes obtenham um melhor desempenho em sala de aula. Constatei que futuras professoras e professores de Geografia, formados pela Universidade Federal do Paraná, em seus currículos, não têm disciplinas específicas que os tornem aptos a lecionarem os conteúdos de Astronomia Básica e, confirmei por meio de piloto, que estes apresentam distorções conceituais acerca do tema Sistema Solar. Observei todo este cenário e me motivei a estruturar uma oficina didática para um grupo licenciandas e licenciandos do Programa Residência Pedagógica em Geografia da UFPR no intuito de demonstrar como a formação inicial de professoras e professores, com elementos estruturantes de Astronomia Básica, podem contribuir para uma melhor compreensão acerca dos conteúdos e, consequentemente, para um melhor aproveitamento da Educação Geográfica na Geografia Escolar. Nesta pesquisa aplicou-se a metodologia qualiquantitativa que está dividida em: levantamento bibliográfico, ação pedagógica e avaliação da ação pedagógica. Os principais resultados apontam que as licenciandas e licenciandos apresentam erros conceituais nos conteúdos de Astronomia Básica, que estes não têm disciplina específica com elementos estruturantes da Ciência do Universo e, a maioria confirmou que a participação na oficina didática auxiliou na melhor compreensão dos conceitos e auxiliará a terem um melhor desempenho dentro de sala de aula ao lecionar os conteúdos de Astronomia Básica e, consequentemente, um melhor aproveitamento da Geografia Escolar
youtubefacebooktwitterlinkedin
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

    SAUS Quadra 5 • Lote 6 Bloco H • Asa Sul • CEP: 70.070-912 - Brasília - DF