Logo do repositório
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
    Contatos
    • English
    • Català
    • Čeština
    • Deutsch
    • Español
    • Français
    • Gàidhlig
    • Italiano
    • Latviešu
    • Magyar
    • Nederlands
    • Polski
    • Português
    • Português do Brasil
    • Suomi
    • Svenska
    • Türkçe
    • Tiếng Việt
    • Қазақ
    • বাংলা
    • हिंदी
    • Ελληνικά
    • Yкраї́нська
    • Entrar
      ou
      Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  1. Início
  2. Pesquisar por Palavra-chave

Navegando por Palavra-chave "Geografia Escolar"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de conclusão de curso
    O ensino de astronomia e a formação inicial de professoras e professores para a geografia escolar
    (Universidade Federal do Paraná - UFPR, 2023) Aquino, Mayna de; Pont, Karina Rousseng Dal; http://lattes.cnpq.br/9560383322391620; http://lattes.cnpq.br/3546714014291450; Bartelmebs, Roberta Roberta Chiesa; http://lattes.cnpq.br/9317595909137662; Lima, Elaine de Cacia de; http://lattes.cnpq.br/9400078367890458
    De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alguns conteúdos de Astronomia Básica devem ser ofertados junto ao componente curricular de Geografia, no 6º ano do Ensino Fundamental II. Portanto, para que as professoras e professores de Geografia lecionem tais conteúdos faz-se fundamental, que na formação inicial, estes adquiriram conhecimentos de elementos estruturantes da Ciência do Universo que contribuam para ampliar, aprofundar e atualizar os conhecimentos já adquiridos no decorrer da formação e, para que estes obtenham um melhor desempenho em sala de aula. Constatei que futuras professoras e professores de Geografia, formados pela Universidade Federal do Paraná, em seus currículos, não têm disciplinas específicas que os tornem aptos a lecionarem os conteúdos de Astronomia Básica e, confirmei por meio de piloto, que estes apresentam distorções conceituais acerca do tema Sistema Solar. Observei todo este cenário e me motivei a estruturar uma oficina didática para um grupo licenciandas e licenciandos do Programa Residência Pedagógica em Geografia da UFPR no intuito de demonstrar como a formação inicial de professoras e professores, com elementos estruturantes de Astronomia Básica, podem contribuir para uma melhor compreensão acerca dos conteúdos e, consequentemente, para um melhor aproveitamento da Educação Geográfica na Geografia Escolar. Nesta pesquisa aplicou-se a metodologia qualiquantitativa que está dividida em: levantamento bibliográfico, ação pedagógica e avaliação da ação pedagógica. Os principais resultados apontam que as licenciandas e licenciandos apresentam erros conceituais nos conteúdos de Astronomia Básica, que estes não têm disciplina específica com elementos estruturantes da Ciência do Universo e, a maioria confirmou que a participação na oficina didática auxiliou na melhor compreensão dos conceitos e auxiliará a terem um melhor desempenho dentro de sala de aula ao lecionar os conteúdos de Astronomia Básica e, consequentemente, um melhor aproveitamento da Geografia Escolar
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Risco socioambiental na paisagem escolar: proposta teórico-metodológica para a mediação didática no ensino de Geografia a partir do mapeamento escolar
    (Universidade Federal de São João del-Rei, 2025) Giarola, Lucas Luan; Souza, Carla Juscélia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7782648432777280; http://lattes.cnpq.br/8652349188777568; Martinelli, Patricia; Aquino, Claudia Maria Saboia de
    Esta pesquisa possui como objetivo principal desenvolver e vivenciar um percurso para a mediação didática em Geografia, considerando produtos cartográficos previamente gerados por meio do mapeamento da paisagem escolar e a análise dos fenômenos de inundação e alagamento na realidade urbana. Para atender a esse objetivo, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, que compreende duas etapas distintas, mas interligadas. O primeiro procedimento da pesquisa (Fase 1) refere-se ao estudo empírico e analítico da área do entorno escolar, por meio da retomada do mapeamento apresentado por Giarola (2022) e do aprofundamento do estudo sobre esse recorte espacial. Este mapeamento foi realizado na paisagem da Escola Estadual Governador Milton Campos, localizada no bairro Matosinhos, em São João del-Rei–MG, e tem fundamento na análise sistêmica do espaço, a partir da noção da Geoecologia da Paisagem recontextualizada para o ensino de Geografia. Nessa primeira fase, foi possível uma percepção holística do risco socioambiental relacionado aos fenômenos de inundação e alagamento no bairro Matosinhos, que vem sendo potencializado nos últimos anos em virtude da inter-relação entre componentes físico-naturais e sociais desse espaço. Com base nessa constatação, em um segundo momento (Fase 2), a pesquisa assume os pressupostos metodológicos da investigação participante no processo de desenvolvimento e vivência de uma proposta teórico-metodológica de percurso para a mediação didática junto aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental da referida escola. O percurso foi estruturado com base em Cavalcanti (2014, 2019), que considera três ações de ensino: problematizar, sistematizar e sintetizar, e na ideia do estudo geográfico à luz de um olhar para e pela paisagem, com ênfase no risco socioambiental (inundação e alagamento). Na proposta, os estudantes puderam compreender as áreas de risco do entorno escolar como resultado da interação de diversos fatores que causam desequilíbrios entre os sistemas físico-natural e social, gerando processos perigosos e o problema de inundação do Rio das Mortes em área de uso urbano e alagamento nas ruas e trechos do bairro. O percurso possibilitou que os estudantes, a partir de problematizações e sistematizações sobre uso e ocupação do espaço urbano em interação com a dinâmica fluvial e pluvial, desenvolvessem um olhar mais amplo e crítico sobre o contexto vivido por eles, por meio de um pensamento geográfico que articulou conceitos (paisagem, risco socioambiental, inundação, alagamento, escoamento superficial, águas pluviais e fluviais), raciocínios (localização, distribuição, conexão, analogia, entre outros) e linguagens (cartográfica, imagética). Diante desses resultados, a pesquisa discute e demonstra o potencial da paisagem vivida pelos estudantes, da mediação e percurso didático e do estudo do risco socioambiental no ensino de Geografia e defende que essas abordagens combinadas possibilitam a transformação do olhar dos estudantes sobre o seu contexto e o desenvolvimento do pensamento geográfico sobre fenômenos e situações diversas, em diferentes escalas, especialmente sobre os fenômenos de inundação e alagamento
youtubefacebooktwitterlinkedin
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

    SAUS Quadra 5 • Lote 6 Bloco H • Asa Sul • CEP: 70.070-912 - Brasília - DF