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Navegando por Palavra-chave "Human Rights"

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    Dissertação
    Atualização da cheia de projeto e o seu impacto na probabilidade de falha por deslizamento da barragem. Estudo de Caso: UHE Santa Clara.
    (Universidade Federal do Paraná, 2020) Alberts, Ronald; Marques Filho, José; http://lattes.cnpq.br/7201569408630470; http://lattes.cnpq.br/6249354312310852; Marques Filho, José; http://lattes.cnpq.br/7201569408630470; Soares Klein, Nayara; http://lattes.cnpq.br/8638037423260998; Abdalla Filho, João Elias; http://lattes.cnpq.br/5937902167536869
    Mudanças climáticas que podem estar afetando o comportamento das precipitações, tornando-as mais intensas, vem sendo constatadas em várias partes do mundo. O Brasil, por contar com um vasto número de barragens, pode ser um dos países fortemente impactados por estas mudanças. A avaliação de riscos, neste contexto, é fundamental para que seja possível avaliar se as barragens existentes, e as que serão construídas, atendem aos critérios de segurança, ou se necessitam de reforços e aumento na sua capacidade de vertimento. Na análise de riscos é necessário empregar métodos probabilísticos para considerar a grande variabilidade dos parâmetros envolvidos e quantificar as incertezas que são desconsideradas pelos métodos determinísticos. Nesta dissertação foi realizado um estudo de caso da UHE Santa Clara para analisar se houve mudanças nas vazões de projeto e os impactos que estas variações podem ocasionar na probabilidade de ruptura da barragem. As vazões máximas determinadas na época da construção da barragem foram confrontadas com as vazões encontradas ao se atualizar os estudos hidrológicos. Diante dos resultados foi possível constatar que houve um aumento nas vazões. O Método de Monte Carlo foi utilizado para estabelecer uma curva correlacionando a vazão afluente com a probabilidade de falha permitindo calcular, para todos os tempos de retorno, a probabilidade de falha por deslizamento da barragem.
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    Dissertação
    Brasil, um Lugar de Refúgio ou de Novos Sofrimentos? A Construção da Paz para os Refugiados Venezuelanos (2014 a 2020)
    (Universidade Federal da Integração Latino-Americana, 2022) Alves, Thiago Augusto Lima; Benvenuto, Jayme; Oliveira, Renata Peixoto de; http://lattes.cnpq.br/0346511735648690; https://orcid.org/0000-0001-7521-866X; http://lattes.cnpq.br/1003184503012396; http://lattes.cnpq.br/2457881727938344; Benvenuto, Jayme; https://orcid.org/0000-0001-7521-866X; http://lattes.cnpq.br/1003184503012396; Oliveira, Renata Peixoto de; http://lattes.cnpq.br/0346511735648690; Vieira, Gustavo Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4394697909393247; Reis, Rossana Rocha; http://lattes.cnpq.br/9078150438543564
    De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) (2020), há mais de 5,4 milhões de refugiados e migrantes venezuelanos vivendo ao redor do mundo em consequência da falta, proporcionada pelo Estado venezuelano, de meios de sobrevivência digna e segura. Uma parcela desse grupo escolheu o Brasil como local de acolhida; no entanto, apesar de o País apresentar vários acordos assinados e leis de proteção já estabelecidas, é necessário investigar se o território brasileiro, para os refugiados venezuelanos, é uma extensão das violências vividas na Venezuela. Nesse âmbito, este trabalho problematiza os processos de construção da paz e as várias facetas da violência (direta, cultural e/ou simbólica) que envolvem essas pessoas na cidade de Foz do Iguaçu – PR. O objetivo desta investigação é indagar, considerando os aspectos teóricos dos Estudos para a Paz, se existe omissão do Estado na implementação de ações específicas para a população de refugiados e solicitantes de refúgio em Foz do Iguaçu, o que pode perpetuar a lógica da reprodução de estruturas de violência e exclusão dos refugiados na sociedade. A pesquisa estudará os refugiados e solicitantes de refúgio venezuelanos no Brasil, especialmente os que estão na cidade de Foz do Iguaçu, entre 2014 e 2019, a partir da teoria dos Estudos para a Paz, tendo como metodologia a pesquisa de abordagem qualitativa, o método indutivo e o procedimento bibliográfico e documental. Os resultados da pesquisa mostram que, apesar de haver uma política migratória de defesa aos direitos humanos dos refugiados, algumas adversidades ainda estão presentes, como a efetivação das legislações e fortalecimento de políticas públicas, elementos que impactam diretamente na vida da população refugiada.
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    Dissertação
    Educação em direitos humanos e juventudes na América Latina: um panorama entre Argentina, Brasil e Chile
    (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2023) Timóteo, William; Guebert, Mirian Célia Castellain; http://lattes.cnpq.br/7587002081665911; http://lattes.cnpq.br/5350232966936087; Silveira, Juciméri Isolda; http://lattes.cnpq.br/4132872499979824; Araújo, Angélica Lyra de; http://lattes.cnpq.br/7661286293652810; Oliveira, Ilzver de Matos; http://lattes.cnpq.br/4770751511233073
    A partir das mazelas que afligem os jovens brasileiros, a presente pesquisa investigou a amplitude das violações que circundam as juventudes latino-americanas e o papel desempenhado pelas políticas públicas de Educação em Direitos Humanos para a mudança desse cenário. Para elucidar o problema, a princípio, e com o auxílio da pesquisa bibliográfica, embora não fosse a principal metodologia adotada, investigou-se os Direitos Humanos e a Educação em Direitos Humanos, demonstrando, através da historicidade, as suas contribuições para o objeto de luta da humanidade, inclusive no contexto da América Latina, bem como o papel que as Redes de Educação em Direitos Humanos vêm desempenhando nesse processo. Na sequência, foram examinadas as juventudes e a necessidade de correlacioná-las com as políticas públicas, para que lhes fosse garantido o exercício da cidadania. Identificou-se, ainda, os riscos de observar essa categoria social apenas pelo critério etário, bem como a necessidade de considerar o jovem em seus elementos sociais, psíquicos, culturais e biológicos, tendo em vista que, embora sejam um único grupo, que partilha de experiências comuns, são também plurais e diversos e, por isso, exigem demandas e necessidades distintas. Após a consolidação teórica da pesquisa, optou-se por recortar a análise para a investigação do triterritório "Argentina, Brasil e Chile", dado o último relatório do PISA, em que a Argentina e o Chile, respectivamente, apresentaram as piores e as melhores performances de aprendizado dos estudantes da região. Para tanto, através do método da investigação documental, utilizou-se de bases científicas indexadoras, repositórios nacionais e internacionais, bem como das plataformas da OCDE, da OIT e da UNESCO para, a partir dos dados econômicos, sobre o desempenho estudantil e das taxas de desemprego juvenil, analisar os aspectos sociais e educacionais desses países. Simultaneamente, foram mapeadas as violações aos direitos dos jovens, bem como o arcabouço jurídico atualmente vigente, examinando como os governantes têm se portado diante dos índices negativos que permeiam esse grupo populacional. Extraiu-se, com isso, que há a necessidade do aprimoramento da educação ofertada, e que, dentro do público das juventudes, urge a inevitabilidade de políticas públicas especialmente destinadas para a inserção feminina no mercado de trabalho. Observou-se que parte dessas violações é praticada pelo próprio Estado, especialmente quando se mantém inerte a tantas adversidades suportadas pelas juventudes. Posteriormente, foi descrito o papel da Educação em Direitos Humanos para minimizar os principais problemas que os afligem e apontar os desafios que ainda precisam de um olhar estatal mais atento, com o objetivo de garantir a plenitude do direito à educação. Viu-se, nesse aspecto, a relevância da sociedade civil organizada na construção de uma Nação mais justa e solidária, bem como no exercício da função precípua de exigir das autoridades um compromisso no mesmo sentido. Concluiu-se que, em diferentes intensidades, o retrato dos países avaliados é bastante similar e demandam a consecução de políticas públicas de Educação em Direitos Humanos que dialoguem com as juventudes, para que consigamos superar os estigmas sociais e as barreiras que impedem o avanço social.
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