Navegando por Palavra-chave "Inovação"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- LivroGestão Ambiental: Práticas, Sustentabilidade e Inovação(Editora MultiAtual, 2021) Silveira, Jader Luís daA obra “Gestão Ambiental: Práticas, Sustentabilidade e Inovação” foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área. Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores. Este e-book conta com trabalhos científicos da área de Gestão Ambiental e meio ambiente, aliados às temáticas das práticas ligadas a sustentabilidade, a inovação, bem como os aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
- LivroPráticas em Docência em Biologia: Ideias Simples e Inovadoras(Editora Uniesmero, 2021) Silveira, Jader Luís daA disciplina de Biologia é uma disciplina indispensável para o aprendizado. É dotada de teorias e um vocabulário complexo. Para um melhor aproveitamento e absorção é necessário lançar mão de várias formas diferenciadas e lúdicas para envolver e aumentar o interesse dos alunos aliando teoria e prática. A teoria é indispensável contudo, se for complementada por aulas práticas a qualidade do ensino aumenta e sua fixação de conteúdo também. A aula prática faz com que o aluno participe diretamente de cada processo, contribuindo para a construção da disciplina, além de estreitar laços entre aluno e professor permitindo um ensino que sai do convencional buscando novas alternativas. Assim, desenvolvendo com os alunos, a capacidade de trabalhar em grupos, com isso obtendo um maior aproveitamento para ambos. O objetivo desta obra é auxiliar professores e alunos no desenvolvimento das suas aulas e na busca da construção de um processo de ensino-aprendizagem de forma coletiva e colaborativa, valorizando as experiências e vivências. Assim, espera-se que o aluno seja de fato, o protagonista de seu aprendizado.
- Trabalho de conclusão de cursoRelação universidade-empresa no Rio Grande do Sul em busca de inovação para o estado(Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2020) Sala, Gabriela Dalla Vecchia; Bittencourt, Anelise; http://lattes.cnpq.br/4760061603612444; http://lattes.cnpq.br/0342646220102655; Pesavento, Fábio; http://lattes.cnpq.br/3950162323796859O presente estudo destina-se a compreender o desenvolvimento e o amadurecimento das relações universidade-empresa em busca de inovação para o Brasil, através de projetos científico-tecnológicos. O trabalho se justifica a partir da observação de disparidades, tais como o Índice Global de Inovação, que classifica o país na 66a posição em 2019 no quesito inovação (CORNELL; INSEAD; WIPO, 2019), enquanto a Fundação e Conselho Nacional de Ciência dos EUA classifica a pesquisa e desenvolvimento (P&D) da universidade no Brasil na 12a posição em 2016 no quesito artigos de ciência e engenharia (NSF, 2018). O intuito do trabalho foi identificar e compreender as motivações envolvidas nas relações universidade-empresa. A partir das evidências teóricas, realizou-se uma pesquisa exploratória com alguns representantes de universidades e representantes de empresas do Rio Grande do Sul. Com vertente qualitativa, fez-se necessária a coleta de dados primários por meio de entrevistas em profundidade a trinta e uma pessoas, sendo elas dezoito dirigentes e pesquisadores da universidade e treze dirigentes empresariais e de P&D. Na observação de inexistência de relações, o estudo apontou para presença de alguns preconceitos, oriundos do desconhecimento da realidade do outro. Quando identificou-se a existência da relação universidade-empresa, foram evidenciadas dificuldades que impactam sua associação e resultam no baixo rendimento das interações, influenciando o desenvolvimento, a expansão e a continuidade dos projetos científico-tecnológicos e do potencial alcance de inovação. A partir dos relatos dos entrevistados, foram percebidos interesses atendidos e não atendidos para ambos os atores, havendo ou não a concretização da relação universidade-empresa. As situações referidas indicam ruídos de comunicação, seja no início ou durante o projeto, seja relações desenvolvidas de forma inadequada ou no distanciamento entre os atores universidade e empresa.
- Trabalho de conclusão de cursoTcc produto: aplicação web para fomentar a transformação de trabalhos acadêmicos em produtos/serviços(Centro Universitário Católica do Tocantins, 2021) J. C. Chaves, Kleber; P. Pinto, Frederico; Martins, Stephany; http://lattes.cnpq.br/3380235495265779; P. Pinto, Frederico; Martins, Stephany; M. Moura, TallesEste trabalho discorre sobre o planejamento, construção e utilização de uma aplicação web para fomentar a inovação e o empreendedorismo universitário no município de Palmas-TO. O sistema, intitulado TCC Produto, foi desenvolvido usando o framework Ruby on Rails e outras ferramentas de desenvolvimento web. Foi construído para uma instituição de ensino superior privada e disponibiliza em especial duas coisas: um mural de trabalhos (objetiva dar mais visibilidade aos trabalhos acadêmicos com potencial inovador) e um depósito de ideias (local de para compartilhamento, colaboração e desenvolvimento de ideias). Ao longo dessa pesquisa é explicado, com detalhes, como a aplicação foi planejada, construída e submetida a avaliação de 31 usuários estratégicos. Para medir o nível de satisfação dos mesmos, foi realizada uma pesquisa do tipo survey com escala Likert de 5 pontos. Uma análise estatística dos resultados, usando Ranking Médio (RM), demonstrou que há satisfação dos usuários em relação ao sistema construído (média 4,53). Também, pontos de melhoria foram descobertos.