Logo do repositório
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
    Contatos
    • English
    • Català
    • Čeština
    • Deutsch
    • Español
    • Français
    • Gàidhlig
    • Italiano
    • Latviešu
    • Magyar
    • Nederlands
    • Polski
    • Português
    • Português do Brasil
    • Suomi
    • Svenska
    • Türkçe
    • Tiếng Việt
    • Қазақ
    • বাংলা
    • हिंदी
    • Ελληνικά
    • Yкраї́нська
    • Entrar
      ou
      Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  1. Início
  2. Pesquisar por Palavra-chave

Navegando por Palavra-chave "Instrumento de registro"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O que se mostra com o uso do portfólio reflexivo online no desenvolvimento e apresentação de trabalhos em feiras de ciências?
    (Universidade Federal do Pampa, 2021) Freitas, Luciana Batista de; Dorneles, Pedro Fernando Teixeira; Dias, Lisete Funari; http://lattes.cnpq.br/2534395880192096
    Essa dissertação apresenta a discussão teórica/metodológica sobre formas de registros durante a elaboração e apresentação de trabalhos em Feiras de Ciências, uma vez que após o levantamento bibliográfico, constatamos que não há na literatura instrumentos que deem conta de atender esta temática. Assim, o objetivo desta pesquisa foi propor e investigar o uso do protótipo do Portfólio Reflexivo Online (PRO) como instrumento de registro, acompanhamento e avaliação de atividades desenvolvidas durante a elaboração de trabalhos para Feiras de Ciências. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, fenomenológica-hermenêutica, ancorada em Bicudo e utiliza o PRO como objeto de estudo. Como procedimentos metodológicos utiliza a pesquisa bibliográfica e de campo, trazendo como questão central “o que é isso que se mostra” no uso de portfólios nas atividades desenvolvidas durante a construção de projetos para Feiras de Ciências? Para a produção das informações da pesquisa foram consideradas as entrevistas semiestruturadas, inicial e final, aplicadas ao público-alvo, um professor orientador e um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio, dos quais uma aluna era bolsista do Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do projeto Feira de Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), bem como a análise do uso do PRO pelos sujeitos da pesquisa. As informações foram analisadas a luz da Análise Textual Discursiva (ATD), fundamentada em Moraes e Galiazzi. Do corpus de análise resultaram duas categorias: O PRO como instrumento de registro, avaliação e autoavaliação; O PRO como ferramenta metodológica auxiliando na formação do pesquisador. Os resultados mostram que o PRO ao ser utilizado como instrumento de registro, avaliação e autoavaliação proporciona a revisão e reflexão constante do trabalho desenvolvido, propiciando uma avaliação contínua e consciente, que organiza o percurso da aprendizagem, além de possibilitar a interação, compartilhamento de informações, autonomia do aluno, favorecendo o pensamento crítico, desenvolvimento de novas ideias e consequentemente auxiliando na formação do pesquisador. Entretanto, identificamos a necessidade de inserção de uma pasta específica para avaliação, que permita ao aluno se autoavaliar, avaliar seus colegas e, posteriormente, uma avaliação por parte do professor. A pesquisa revelou ainda, a possibilidade do desenvolvimento de uma versão definitiva do PRO, como instrumento/sistema, que possa ser utilizado em Feiras de Ciências ou em outros contextos educativos.
youtubefacebooktwitterlinkedin
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

    SAUS Quadra 5 • Lote 6 Bloco H • Asa Sul • CEP: 70.070-912 - Brasília - DF