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    Trabalho de conclusão de curso
    "Não é brincadeira de bicha": um estudo sobre representações de homossexuais no jornal Lampião da Esquina
    (Universidade Federal do Pampa, 2019) Rosa, Bruno Rosa da; Silva, Thiago Santos da; http://lattes.cnpq.br/4605600305114012; http://lattes.cnpq.br/6209887915098282; Camargos, Moacir Lopes de; http://lattes.cnpq.br/2326661535199134; Santos, Luciano Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/5776422911853550
    Nesta pesquisa, buscamos estudar os processos de representação dos sujeitos homossexuais no Lampião da Esquina, primeiro jornal brasileiro assumidamente gay que circulou entre os anos 1978 e 1981, período de abrandamento dos anos de censura do regime militar que governou o país de 1964 a 1985. Como aporte teórico, utilizamo-nos da Análise de Discurso Crítica (ADC) proposta por Fairclough (2001), que pressupõe que toda análise discursiva acontece em três diferentes níveis: a) análise da prática social, b) análise da prática discursiva e c) análise da prática textual. Assim, entendendo que língua e sociedade caminham lado a lado, nosso objetivo foi compreender como a designação linguística “bicha”, historicamente empregada para se referir aos homossexuais de maneira insultuosa, agora adquire um outro significado, em um cenário de abertura política. Para a ADC, a linguagem é considerada uma prática social carregada de valores ideológicos, envolvendo atores sociais, noção apresentada por Van Leeuwen (1997), cuja análise é capaz de identificar como os sujeitos podem ser incluídos ou excluídos dos discursos por meio de diferentes processos. Para a metodologia, adotamos os princípios da ADC sobre os níveis de análise supracitados, compreendendo, também, que a pesquisa tem viés qualitativo, permitindo ao pesquisador uma aproximação com a realidade a ser investigada. Para a constituição do corpus de análise, selecionamos, com o buscador, nove textos nos quais fosse possível identificar a palavra “bicha” em seu corpo ou título. Por meio desse recorte, portanto, foi possível perceber que O Lampião da Esquina foi capaz de construir outros sentidos para o vocábulo aqui analisado, num movimento de ressignificação a partir da evocação de discursos homofóbicos.
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