Navegando por Palavra-chave "Language"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Artigo de RevistaBNCC e o ensino de Português: uma normativa curricular para a língua [em face do pretuguês] ou a linguagem [dos falantes] sob força de lei?(Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), 2024) Araújo, Alex Pereira deEste trabalho apresenta algumas considerações a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no referente às questões ligadas ao ensino da língua portuguesa no Brasil, à territorialidade e ao pertencimento racial, processos históricos, que envolvem, no campo da educação, a formação docente e a construção da cidadania dos educandos e das educandas nestes tempos de reafirmação do Estado democrático de direito e da vaga decolonial. Portanto, trata-se de uma abordagem política em termos do pensamento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, que considerava político o ato de educar (FREIRE, 1980; 1983; 1989; 1996). É com base nesta perspectiva que a BNCC será abordada, mas sob o aporte teórico da análise pragmática do discurso, tributária da análise discursivo-desconstrutiva (cf. ARAÚJO, 2020).
- Artigo de RevistaO Candomblé e a desconstrução da noção de sincretismo religioso Entre utopias do corpo e heterotopias dos espaços na Diáspora Negra(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Araújo, AlexEste trabalho reflete sobre o modo como nossos ancestrais negros resistiram à necropolítica colonial mobilizando saberes para recriar no Brasil outros espaços religiosos sob o nome de terreiros de candomblé. Mas o objetivo principal da discussão é tratar sobre as noções de sincretismo religioso, desconstruindo-a teoricamente conforme a decolonialidade aplica tal conceito derridiano. O termo necropolítica é usado aqui conforme Achille Mbembe o emprega. Como uma forma de contribuir com o debate em voga e, ao mesmo tempo, fazer o diagnóstico do presente, a discussão se justifica também porque a questão do sincretismo religioso tem sido alvo de muitos questionamentos por parte dos movimentos negros e por parte dos teóricos da decolonialidade.
- DissertaçãoChildren's Literature: building pedagogical practices for language development(Universidade Feevale, 2020) Antunes, Jéssica Maís; Martins, Rosemari Lorenz; Kunz, Marinês Andréa; http://lattes.cnpq.br/4023392978446829; http://lattes.cnpq.br/4951548133959060; https://lattes.cnpq.br/1883892156062924; Konrath, Raquel Dilly; http://lattes.cnpq.br/5645572555125962; Conte, Daniel; http://lattes.cnpq.br/1006151597195479Esta pesquisa tem como tema o desenvolvimento da linguagem de crianças de 3 e 4 anos de uma escola de Educação Infantil do município de Campo Bom/RS, através de uma proposta pedagógica voltada para o trabalho com literatura infantil, tendo como objetivo verificar em que medida atividades com literatura podem contribuir para o letramento emergente dessas crianças. Para o desenvolvimento do trabalho, foi criado e aplicado um roteiro de leitura. Além disso, foram realizados também outros momentos de leitura e narração de histórias para os alunos e pelos alunos. Antes de desenvolver o projeto, foi aplicada aos participantes da pesquisa a escala de letramento emergente, com o intuito de descobrir quais os conhecimentos que já tinham sobre o mundo letrado. Após a aplicação do projeto, os alunos foram avaliados com o intuito de verificar novamente seu desempenho com relação aos componentes da escala de letramento emergente. A análise dos resultados mostrou que os alunos desenvolveram suas habilidades de linguagem oral, ampliaram seus vocabulários, melhoraram suas construções narrativas, passaram a demonstrar maior interesse por atividades de leitura, passaram de ouvintes para contadores de histórias e adquiriram conhecimentos sobre o mundo da escrita.
- Artigo de RevistaElements of a New Rhetoric in Foucault’s Work(Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2023) Araújo, Alex Pereira deThe principal objective of this study is to present and discuss the elements that emerge from Michel Foucault's archeological undertakings, which, in our view, configure the existence of a new rhetoric that deals with what the French philosopher called the rarefaction of the subject and rarefaction of discourse in his inaugural lecture at the Collège de France (Foucault, 1996). This new rhetoric would be in charge of reflecting and analyzing the phenomena that result from both the rarefaction of the subject and the rarefaction of discourse, that is, such rhetoric invests in what is responsible for imposing on the speaking subject what to say and how to say it. Therefore, it turns to certain mechanisms of control of discourses that Foucault presented in The Discourse on Language, a work that completes five decades of its publication. This Foucauldian rhetoric also has as its main function to deal with the history of the present, that is, to reflect on what we do and think at this exact moment, which, in turn, would be in charge of contributing to the history of how we became subjects in a culture like ours, at this stage of high modernity and the Information Age. From this perspective, she would be interested in the processes of identification and subjectivation that result from the ways in which we become subjects. In short, it is a study that seeks to present elements that demonstrate the emergence of a new rhetoric that emerges from the work of Michel Foucault, who, according to Deleuze (1992), increasingly invested in a generalized pragmatics.
- Artigo de RevistaA língua-linguagem como encruzilhada: desafios e implicações tradutórias de um conceito decolonial em elaboração(Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2022) Araújo, Alex Pereira deEsta fase do processo de descolonização que estamos vivenciando tanto em África como nas Américas, tem colocado uma série de questões emblemáticas tanto de ordem prática quanto teórica. A discussão que este ensaio promove, se inscreve, no território da decolonialidade, como uma forma de reflexão sobre a concepção de língua e de linguagem que orientam pesquisas voltadas para as línguas que sobreviveram a política de apagamento, sobretudo, com o processo de gramatização das línguas europeias que determinou ainda a forma como a ciência da linguagem, nomeada de Linguística no final do século XVIII e início do XIX, constituiu-se enquanto disciplina, em termos foucaultianos. O processo de gramatização se refere à tecnologia linguística usada pelos europeus para dominar outras culturas do planeta, subvertendo a ecologia da comunicação humana, conforme advoga Auroux (1992). Este processo utilizou a produção de dicionários e de gramáticas tantos das línguas europeias quanto de outras línguas em que era preciso negociar. Portanto, é um trabalho que procurou encontrar um conceito de língua que se encontra fora do esquema ocidental. Em outros termos, a ideia aqui é mobilizar um conceito de língua-linguagem que expresse o pensamento e a cosmovisão da Diáspora negra africana com suas emanações ancestrais para que os pesquisados não sejam apenas objetos de pesquisa, mas sujeitos de suas falas, tendo um conceito mais coerente com a sua cosmovisão e com suas realidades linguísticas nesses passos de retomada que estamos dando nesta fase da descolonização.
- Artigo de RevistaA noção de intencionalidade em Hirsch e o conceito de sentido em Pêcheux: dois horizontes na interpretação e novas possibilidades de leitura do texto bíblico(Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2022) Carvalho, Adriano da SilvaOs estudos linguísticos de perspectiva discursiva enfatizam o conceito de autonomia semântica e negam a noção realista da linguagem. Eles defendem que o conhecimento do sentido social e os efeitos da linguagem são importantes para se entender um texto. Para Michel Pêcheux em um discurso o significado das palavras pode ser explicado pela inter-relação entre palavras, mais especificamente, pelas palavras que não foram ditas. O sentido é pensado como simbólico, nem fixo, nem exato. Mas Eric Donald Hirsch argumentou que o texto significa o que seu autor quis dizer, e, portanto, o objetivo do leitor é recuperar o significado pretendido pelo autor. Somente a intenção autoral pode validar uma interpretação. Desses dois pontos de vista em divergência emergiram algumas questões como, por exemplo, é a linguagem um meio neutro de refletir o mundo? É possível um significado por consenso público? O significado textual é um assunto de consciência ou de palavras? E, mais, pode o leitor se beneficiar de uma perspectiva interpretativa que vai além da fronteira gramatical? São essas questões que este trabalho pretende explorar.
- Artigo de RevistaO silêncio de Exu na(s) cultura(s) negra(s) diaspórica(s): uma história de resistência da sua linguagem(Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2024) Araújo, Alex Pereira deO presente estudo é baseado nas epistemologias das encruzas, domínio de Exu [Eshu ou Èṣù], senhor das linguagens, princípio cosmológico e princípio de comunicação, conforme se diz nas tradições iorubanas tanto em África como na sua diáspora. Seu objetivo central é refletir sobre o silêncio de Exu como linguagem de resistência e como meio de sua multiplicação nas culturas negras diaspóricas. É a partir de tais epistemologias que Exu é concebido como princípio cosmológico e animador da existência dos seres e do cosmo. As tradições iorubanas são constituídas por tais epistemologias, e foram os iorubas que as trouxeram para estas outras margens do Atlântico Sul, onde Exu se multiplicou, constituindo outros modos e significações. Esta é a razão pela qual surgiu o interesse em refletir sobre a dispersão dessa deidade nas terras localizadas nas outras margens do Atlântico Sul. Em síntese, trata-se de um estudo decolonial em que se busca ouvir o silêncio imposto aos povos subjugados pelo colonialismo europeu.