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    Dissertação
    Entre Anglo-Saxões e Escandinavos: história e memória em Saxon Stories, de Bernard Cornwell
    (Universidade Estadual do Centro-Oeste, 2019) Soares, Isabelle Maria; Silva, Edson Santos; http://lattes.cnpq.br/2855415041274093; 069.704.079-85; http://lattes.cnpq.br/6604231475566070
    A leitura da série literária Saxon Stories (2004-), do autor britânico Bernard Cornwell, incita reflexões acerca das relações entre escandinavos e anglo-saxões no território britânico no século IX, pois apresenta um panorama desse momento histórico. Salientamos que apenas os três primeiros volumes da série serão utilizados como objeto de estudo para esta pesquisa. Ficção e história entram em confronto, a fim de representar momentos significativos da época relatada. A partir disso, o principal objetivo é identificar manifestações de memória a respeito da história da Inglaterra, sob a luz dos conceitos apropriados principalmente por Pierre Nora (1993), Maurice Halbwachs (2015), Michael Pollak (1989; 1992), Jacques Le Goff (2013), Joël Candau (2011) e Mariana Jantsch de Souza (2014). Introdutoriamente, traçaremos debates acerca das memórias que fluem na obra relativamente ao seu contexto de produção, na contemporeidade, que circundam o autor e que implicam questões de Estudo de Gênero exteriorizadas e interiorizadas pela obra em estudo. Com esses pontos abordados, interessa-nos também contextualizar o tempo e o espaço histórico da narrativa, o território britânico, em especial o que condiz com a Inglaterra, do século IX, com base, principalmente, em Peter Blair (1966) e Isabela Albuquerque (2017), tratando-se dos anglo-saxões; o historiador brasileiro Johnni Langer (2007; 2012; 2015; 2017), acerca dos escandinavos; e novamente a pesquisadora brasileira Albuquerque (2017), que produziu uma tese de doutorado acerca das relações identitárias entre esses dois povos no território britânico. Tendo em vista a relação da História com a Literatura que propomos analisar, discutiremos também a respeito da obra enquanto ficção-histórica, a partir do pressuposto teórico em Weinhardt (2011) e Bastos (2007), com enfoque no confronto entre o romance histórico como fundamentado em György Lukács (2011) e a metaficção historiográfica proposta por Linda Hutcheon (1991). A partir desses pressupostos, amparamos a análise da obra, com o fim de identificar memórias que ressoam e refletem a historiografia e a ficção literária.
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