Logo do repositório
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
    Contatos
    • English
    • Català
    • Čeština
    • Deutsch
    • Español
    • Français
    • Gàidhlig
    • Italiano
    • Latviešu
    • Magyar
    • Nederlands
    • Polski
    • Português
    • Português do Brasil
    • Suomi
    • Svenska
    • Türkçe
    • Tiếng Việt
    • Қазақ
    • বাংলা
    • हिंदी
    • Ελληνικά
    • Yкраї́нська
    • Entrar
      ou
      Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  1. Início
  2. Pesquisar por Palavra-chave

Navegando por Palavra-chave "Mathematical Practices"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de Revista
    Alguns modos de lidar matemáticamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CE
    (Instituto Quero Saber, 2020) Silva, P. S. P.
    Esse artigo é resultado de algumas viagens que o autor fez à cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde teve oportunidade de registrar fatos e imagens matemáticas num bairro da periferia da citada cidade. Ressalta que as viagens aconteceram em função da sua pesquisa para o doutoramento que se encontrava em andamento. Para o desenvolvimento deste trabalho se apoia na perspectiva da educação crítica que pressupõe um olhar sobre as pessoas, sobre os conteúdos e sobre as sociedades à luz dos pressupostos teóricos da etnomatemática – que tem concentrado seus olhares para a relação entre Educação e cultura dos grupos sociais, vinculando-se à história das pessoas, suas tradições, incluindo seus modos de lidar matematicamente com o mundo. Observou-se que nas ruas de um bairro da periferia desse município é provável ver meninos brincando com os brinquedos caseiros que rolam e que podem ser empurrados ou puxados com uma vara; meninas ajudando sua mãe em casa e cuidando dos irmãos mais jovens; homens conversando com os amigos, fumando e jogando jogos de baralhos, outros “guiando” carroças (transporte de duas rodas) puxadas por uma mula e mulheres vendendo pequenos itens e também alunos estudando Matemática, disciplina entendida como instrumento precioso que estrutura o contexto da comunidade.
youtubefacebooktwitterlinkedin
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

    SAUS Quadra 5 • Lote 6 Bloco H • Asa Sul • CEP: 70.070-912 - Brasília - DF