Navegando por Palavra-chave "Mediação da informação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Trabalho de conclusão de cursoBibliotecários como mediadores no combate à desinformação: o desafio da infodemia antivacina no Brasil(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Caetano, Priscila de Padua Marques; Lima, Ilane Coutinho Duarte; Borges, Fernanda Samora Dias; Rubim, Rossanna dos Santos SantanaEste trabalho de conclusão de curso busca compreender o papel do bibliotecário frente a infodemia antivacina que tem crescido no Brasil, principalmente a partir da pandemia de COVID/19. Caracteriza-se por uma revisão bibliográfica exploratória, com abordagem qualitativa, realizada entre o período de maio e junho de 2024, nas bases de dados BRAPCI, BVS e Scielo. O corpus de análise final resultou em dezesseis artigos. Os resultados revelam a importância do bibliotecário para formação em competência crítica da informação, sendo um dos elos para mediação entre pesquisadores e a população. Destaca-se a interdisciplinaridade da biblioteconomia para atuação com comunicadores, divulgadores científicos e profissionais de saúde. O campo de pesquisa recente, porém promissor e socialmente relevante.
- Artigo de RevistaInclusão digital na biblioteca universitária: desenvolvimento de competência informacional nos usuários cegos e com baixa visão do Espaço Acessibilidade da BICEN(Universidade Federal de Sergipe, 2019) Santos, Anaise de SantanaEsta dissertação consiste em um estudo desenvolvido dentro do Espaço Acessibilidade, setor localizado na biblioteca central da Universidade Federal de Sergipe, o qual envolveu os usuários cegos e com baixa visão do referido espaço problematizando em torno da sua competência informacional. Foram conceitos que fundamentaram esta pesquisa: inclusão digital, competência informacional e mediação da informação. Objetivou-se, então desenvolver a competência informacional nos usuários cegos e com baixa visão, ressaltando o caráter mediador do profissional bibliotecário. Os objetivos específicos foram definidos da seguinte forma: identificar iniciativas de inclusão digital e de desenvolvimento da competência informacional existentes no setor; verificar a competência informacional dos usuários cegos e com baixa visão do Espaço Acessibilidade; elaborar um manual impresso em Braille para direcionar o uso das bases de dados pelos usuários cegos e com baixa visão do referido espaço. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as entrevistas abertas e semiestruturadas. A análise concentrou-se nas atividades de inclusão digital e competência informacional desenvolvidas no setor, bem como o nível de competência informacional dos seus usuários, sob os parâmetros de: necessidades de informação, fontes de informação, dificuldades no acesso, obtenção da informação e uso da tecnologia. O método qualitativo de pesquisa foi considerado o mais adequado para a análise dos dados. Constatou-se que as atividades de inclusão digital e competência informacional desenvolvidas pelo setor estão em nível inicial, o acesso, se observou que a necessidade de informação está atrelada as disciplinas cursadas pelos usuários e que o conhecimento de fontes informacionais é bastante raso por parte destes. Conclui-se que o manual em Braille pretendido por esse estudo foi construído o que suscita inquietações em torno de futuras pesquisas propondo-se assim a investigação de como ações de cunho educativo desenvolvidas no Espaço Acessibilidade podem auxiliar o desenvolvimento cognitivo do deficiente visual, bem como o desenvolvimento de programas de competência informacional conjuntamente por professores dos departamentos e o profissional bibliotecário.