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    Dissertação
    Comunidade de Araçatiba, Viana, ES: Herança e devoção de afrodescendentes no pós-abolição
    (Universidade Federal do Espírito Santo, 2017) Vertelo, Marcos Aurélio dos Santos; Campos, Adriana Pereira; http://lattes.cnpq.br/2145841418899444
    Esta dissertação tem por objetivo apresentar a constituição da comunidade cativa da fazenda jesuítica de Araçatiba, Viana, Espírito Santo. Em especial, deu-se ênfase aos espaços de liberdade conquistados pelos descendentes de escravizados que atuaram no estrito espaço daquela antiga propriedade. O objeto de pesquisa desta dissertação consistiu na apropriação da herança material e imaterial construída em torno da doação de terras de parte do terreno da fazenda Araçatiba, no ano de 1894, que tinha como doadores os herdeiros da dita fazenda e destinatária a padroeira Nossa Senhora da Ajuda. O problema investigado residiu na ressignificação desta doação pela comunidade afro-brasileira de Araçatiba na qualidade de guardiã não apenas das terras, como também do patrimônio material, como imagens, edifício e outros, e imaterial da devoção à Nossa Senhora da Ajuda. A investigação desta pequena comunidade realizou-se por meio de diversas fontes em que se cotejou a longa trajetória de Araçatiba. Utilizaram-se memórias produzidas no século XIX sobre o Espírito Santo, periódicos, inventários e entrevistas com membros da comunidade. A metodologia de uso dos documentos abrangeu diversos caminhos, desde a prosopografia, segundo a qual se perseguiu os acontecimentos atribuídos à fazenda de Araçatiba registrados por jornais e documentos cartoriais, até a história oral, segundo a qual, o acesso ao passado se fez por meio da memória revelada em entrevistas pelos atuais membros da comunidade. A análise das fontes guiou-se pelo conceito de memória como reconstrução do passado com a ajuda do presente, elaborada a partir de outras reconstruções feitas anteriormente. Observou-se no pós-emancipação, assim, a construção da identidade da comunidade de Araçatiba em torno das terras e da devoção constituídas por seus antepassados como espaços de liberdade desde e sob o jugo da escravidão.
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    Capítulo de livro
    O lugar da memória e da História na arqueogenealogia foucaultiana
    (Universidade do Estado da Bahia, 2018) Araújo, Alex Pereira de
    Este estudo tem como objetivo principal discutir qual o lugar da memória nas pesquisas históricas empreendidas pelo filósofo francês Michel Foucault, o qual foi responsável pelo desenvolvimento de duas frentes metodológicas de trabalho: a arqueologia do saber e a genealogia do poder, conhecidas hoje como arqueogenealogia foucaultiana. Ao longo de mais de 30 anos dedicados a estas pesquisas, Michel Foucault ganhou projeção nacional e internacional pela sua inquietante forma de aliar a militância política com o trabalho acadêmico, demonstrando, com isso, qual era o papel do intelectual frente aos desafios e demandas no mundo do pós-guerra. Recebeu a maior honraria no mundo da intelectualidade francesa ao ser eleito professor do célebre Collège de France, assumindo, por mais de uma década, a cátedra história dos sistemas de pensamentos. Em uma de suas últimas entrevistas, declarou que todos os seus gestos tinham como principal objetivo: criar a história como os seres humanos se tornam sujeitos em nossa cultura. Esta declaração deixa evidente qual o lugar que a história ocupa em sua obra, mas qual seria o lugar da memória nesses seus empreendimentos? Por que a história aparece em seu trabalho como lugar privilegiado enquanto a memória tem um lugar de coadjuvante? São estas as reflexões iniciais que buscamos realizar neste nosso trabalho.
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