Navegando por Palavra-chave "Metodologias Ativas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoProtagonismo estudantil no 9º ano do ensino fundamental em Petrolina- PE: a abordagem do design thinking como uma estratégia pedagógica(Metropolitan University of Science and Technology, 2023) Souza, Germania Aparecida Nunes Alves de; Abreu, Daniela Cristina Lopes de; http://lattes.cnpq.br/1620803152714574; https://lattes.cnpq.br/2138196555871007; Almeida, Lana; http://lattes.cnpq.br/4462098307174160; Quinelato, Eliane; http://lattes.cnpq.br/2606454342348702Nos últimos anos, a tecnologia tornou-se uma presença constante nas vidas das pessoas, permeando todos os aspectos, incluindo os âmbitos profissional, educacional e cultural. Esse avanço tecnológico tem impulsionado a criação de novas abordagens em diversas áreas do conhecimento. O Design Thinking foi selecionado como objeto de pesquisa devido às etapas que podem desenvolver habilidades criativas, colaborativas e críticas para a resolução de desafios no ambiente escolar. O objetivo geral do estudo consistiu na investigação da aplicação do Design Thinking para promover o protagonismo dos alunos, avaliando sua efetividade, desafios e impactos na aprendizagem, bem como estimular o engajamento ativo dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, a pesquisa bibliográfica utilizou buscadores de trabalhos científicos por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), das bibliotecas eletrônicas da Scientific Electronic Library Online (SciElo) e da Harvard Library. Além disso, a pesquisa de campo empregou um formulário com perguntas estruturadas criado por meio do Google Forms para o público-alvo que foram os estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental. Com base nos resultados obtidos, observou-se um considerável interesse dos estudantes em utilizar a tecnologia e explorar o protagonismo estudantil na educação. Diante disso, uma equipe de estudantes foi formada para desenvolver um projeto pedagógico com foco nos princípios do Design Thinking. Portanto, espera-se que este estudo possa contribuir para a compreensão da importância da tecnologia e do protagonismo estudantil na educação contemporânea, bem como para demonstrar como a abordagem do Design Thinking pode ser uma valiosa ferramenta para promover a participação ativa dos alunos.
- DissertaçãoStudent protagonism in the 9th year of education fundamental in Petrolina- PE: the design thinking approach as a pedagogical strategy(Metropolitan University of Science and Technology, 2023) Souza, Germania Aparecida Nunes Alves de; Abreu, Daniela Cristina Lopes de; http://lattes.cnpq.br/1620803152714574; http://lattes.cnpq.br/2138196555871007; Almeida, Lana Paula; http://lattes.cnpq.br/4462098307174160; Quinelato, Eliane; http://lattes.cnpq.br/2606454342348702Nos últimos anos, a tecnologia tornou-se uma presença constante nas vidas das pessoas, permeando todos os aspectos, incluindo os âmbitos profissional, educacional e cultural. Esse avanço tecnológico tem impulsionado a criação de novas abordagens em diversas áreas do conhecimento. O Design Thinking foi selecionado como objeto de pesquisa devido às etapas que podem desenvolver habilidades criativas, colaborativas e críticas para a resolução de desafios no ambiente escolar. O objetivo geral do estudo consistiu na investigação da aplicação do Design Thinking para promover o protagonismo dos alunos, avaliando sua efetividade, desafios e impactos na aprendizagem, bem como estimular o engajamento ativo dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, a pesquisa bibliográfica utilizou buscadores de trabalhos científicos por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), das bibliotecas eletrônicas da Scientific Electronic Library Online (SciElo) e da Harvard Library. Além disso, a pesquisa de campo empregou um formulário com perguntas estruturadas criado por meio do Google Forms para o público-alvo que foram os estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental. Com base nos resultados obtidos, observou-se um considerável interesse dos estudantes em utilizar a tecnologia e explorar o protagonismo estudantil na educação. Diante disso, uma equipe de estudantes foi formada para desenvolver um projeto pedagógico com foco nos princípios do Design Thinking. Portanto, espera-se que este estudo possa contribuir para a compreensão da importância da tecnologia e do protagonismo estudantil na educação contemporânea, bem como para demonstrar como a abordagem do Design Thinking pode ser uma valiosa ferramenta para promover a participação ativa dos alunos.