Navegando por Palavra-chave "Migrações"
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- LivroAbordagens em ecologia humana: construções epistêmico-metodológicas interdisciplinares(Brazil Publishing, 2019) Junior de Souza Menezes, AlexandreA produção deste livro pode ser caracterizada como uma experiência enriquecedora e gratificante para os estudos desenvolvidos no campo da Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, como também no campo Interdisciplinar. Se configura como resultado de quase dez anos de estudos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental – PPGEcoH, na Universidade do Estado da Bahia. O livro está composto por vinte e dois textos, desses, três são estudos desenvolvidos por pesquisadoras e pesquisadores internacionais, sendo os demais resultados de pesquisas desenvolvidas no PPGEcoH/UNEB.
- Dissertação“Estávamos trabalhando sobre migrações, conversamos porque as pessoas migram. Então teve o depoimento dele, porque ele queria contar. Pensa, ali a aula viva!”: formação de professores e o acolhimento de crianças imigrantes na rede municipal de São Miguel do Oeste-SC(Universidade Federal da Fronteira Sul, 2024) Santos, Feiruque de Jesus dos; Vicenzi, Renilda; 9436388141866896; http://lattes.cnpq.br/9436388141866896; https://lattes.cnpq.br/0605640927409532; Santiago, Flávio; 2,22383E+15; http://lattes.cnpq.br/2223834801342440; Alves, Solange Maria; 6307854612905183; http://lattes.cnpq.br/6307854612905183; Moura, Neide Cardoso de; 1050706034415231; http://lattes.cnpq.br/1050706034415231Esta pesquisa está inserida no projeto Guarda-Chuva Formação de Professores/as para Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Antirracista, vinculado a Linha 2: Formação de professores: conhecimentos e práticas educacionais, do PPGE/UFFS/Campus Chapecó. A chegada de crianças imigrantes às escolas é uma realidade vivida na contemporaneidade no município de São Miguel do Oeste – SC. Realidade que desafia à rede municipal de ensino a pensar propostas de acolhimento dessas crianças que vão além da matrícula, mas, que demandam ações voltadas à capacitação de professores e dos demais profissionais da educação. Essa dissertação analisa a formação de professores em diálogo com a Educação para as Relações Étnico- Raciais a partir das experiências de acolhimento de crianças em situação de imigração no contexto escolar. Busca responder de que forma ocorre a formação de professores a partir das experiências de acolhimento de crianças imigrantes em perspectiva étnico-racial na rede pública municipal de São Miguel do Oeste-SC? Metodologicamente nos apropriamos de uma literatura decolonial que serviu como referencial teórico, com ênfase nas relações raciais, a partir de autores e autoras como Nilma Gomes (2023), bell hooks (2017; 2019; 2020; 2021a; 2021b) Walter Mignolo (2014; 2021) e Catherine Walsh (2002; 2005a; 2005b; 2016) para as discussões e a análise dos dados. Para a coleta dos dados, realizamos pesquisa de campo em formato de observação participante, esta foi realizada numa escola da rede pública municipal, em duas turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que dispunham da presença de crianças imigrantes matriculadas. Após a observação participante realizamos uma roda de conversa com as professoras da mesma escola sobre formação continuada e suas experiências de acolhimento às crianças imigrantes em suas salas de aula. Os resultados da pesquisa constataram a ausência de formação específica no campo da relações Étnico-Raciais sobre diversidades e o acolhimento a imigrantes no ambiente escolar. Ao mesmo tempo, a pesquisa identificou pequenos movimentos realizados pelas professoras diante de situações específicas ocorridas em sala de aula. Tais movimentos nos permitem olhar para o cotidiano escolar como espaço formativo, em que essas professoras mobilizam diferentes saberes, muitos desses oriundos do contato ainda que improvisado e provisório com estudantes imigrantes.