Logo do repositório
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
    Contatos
    • English
    • Català
    • Čeština
    • Deutsch
    • Español
    • Français
    • Gàidhlig
    • Italiano
    • Latviešu
    • Magyar
    • Nederlands
    • Polski
    • Português
    • Português do Brasil
    • Suomi
    • Svenska
    • Türkçe
    • Tiếng Việt
    • Қазақ
    • বাংলা
    • हिंदी
    • Ελληνικά
    • Yкраї́нська
    • Entrar
      ou
      Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  1. Início
  2. Pesquisar por Palavra-chave

Navegando por Palavra-chave "OBMEP"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Sequência Fedathi aliada a vivência do professor de matemática do ensino fundamental nos anos finais
    (Universidade Federal do Ceará, 2022) Araújo, Carlos; Borges Neto, Hermínio; 1362062391; http://lattes.cnpq.br/6933091154844634; http://lattes.cnpq.br/4785428059367288
    Esse estudo tem sua gênese de uma necessidade de inserir, mais fortemente, a Sequência Fedathi na Educação Básica, em escola pública, indo além de algo pontual, a todo o ano escolar, contemplando diversas participações da escola em editais externos, como Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), por exemplo. Dessa forma, esse trabalho objetivou vivenciar a atuação docente fedathiana em turmas dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Canindé/CE, em momentos de aulas presenciais e de ensino remoto. Essa pesquisa foi descritiva documental, pois descreveu e explicou fenômenos didáticos à luz da Sequência Fedathi, além da coleta de diálogos ocorridos na sala de aula, por meio de áudio e fotografias. A Sequência Fedathi foi a metodologia de ensino que norteou as ações do professor de Matemática na escola. Desse modo, obteve-se participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento matemático, a autonomia e engajamento nos estudos, com a culminância em medalha de ouro inédita para o município pela OBMEP. Portanto a Sequência Fedathi transformou a postura do professor, proporcionando subsídios didático-metodológicos que propiciaram o engajamento do estudante para que ele despertasse para uma aprendizagem com maior autonomia, colaborando também para a melhoria da conexão entre os processos de ensino e de aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental, nos ambientes virtuais de aprendizagem, e nas salas de aulas presenciais.
youtubefacebooktwitterlinkedin
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

    SAUS Quadra 5 • Lote 6 Bloco H • Asa Sul • CEP: 70.070-912 - Brasília - DF