Navegando por Palavra-chave "Pandemia"
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- LivroAbordagens em Saúde Pública: Dos tempos normais a Pandemia(Editora MultiAtual, 2021) Silveira, Jader Luís daTodo o sistema de saúde foi drasticamente impactado pela pandemia do novo coronavírus. Uma remodelagem rápida precisou ser feita para atender os diversos casos da doença que são descobertos a cada dia. A pandemia do suscitou medidas emergenciais dos países e, especificamente no Brasil, foram estabelecidos o fechamento indeterminado de escolas e universidades públicas, o distanciamento social e a permanência de todos em suas residências para evitar a disseminação do problema. Espera-se que a pandemia sirva de lição para gestores e demais envolvidos com o sistema de saúde brasileiro. A obra “Abordagens em Saúde Pública: Dos tempos normais a Pandemia” foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área. Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores. Este e-book conta com trabalhos científicos aliados às temáticas das práticas ligadas saúde pública e a pandemia do Covi-19, bem como os aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
- LivroEducação na Pandemia do Covid-19: Desafios, Adaptações e Prática Docente(Editora MultiAtual, 2021) Silveira, Jader Luís daA obra traz importantes reflexões sobre o tema "Educação na Pandemia", fornecendo bases teóricas e práticas para professores e alunos, no sentido de (re)fazer a Educação. Além disso, o e-book traz interessantes debates sobre o período da pandemia do Covid 19, em diferentes perspectivas, bem como os desafios, as adaptações e as práticas docentes para o novo momento que já estamos vivendo.
- TeseEnfrentamento e defesa na pandemia de COVID-19 no turismo brasileiro: a perspectiva dos problemas perversos sob a ótica das metáforas(Universidade Estadual do Ceara, 2022) Farias, Fabíola Gomes; Pinto, Francisco Roberto; Camara, Samuel Facanha; http://lattes.cnpq.br/1866170681539702; http://lattes.cnpq.br/5506255880175452; http://lattes.cnpq.br/7851724032376890; Pinto, Franscisco Roberto; http://lattes.cnpq.br/5506255880175452; Silva, Joelma da; http://lattes.cnpq.br/4977147588093114; Mota, Marcio; http://lattes.cnpq.br/2596752882467667; Alves Junior, Nilo; http://lattes.cnpq.br/3725726427612437; Camara, Samuel; http://lattes.cnpq.br/1866170681539702Essa tese aborda o enfrentamento e a defesa do turismo brasileiro em relação ao fenômeno da pandemia de COVID-19, enquanto um problema perverso e sob a ótica das metáforas. Em várias economias, o setor de turismo é a principal fonte de captação de recursos, produzindo riqueza, gerando empregos e reconfigurando a realidade onde se desenvolve, porém, com a pandemia, o setor vem travando uma batalha em diversas frentes. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar que estratégias de enfrentamento e mecanismos de defesa foram utilizados pelos agentes da cadeia produtiva do turismo brasileiro para reagir às consequências da pandemia de COVID-19. Para isso, foi conduzida uma pesquisa de cunho qualitativo com aplicação de dez entrevistas em profundidade em agentes do setor, entre guias turísticos, proprietários de hotéis e agências de viagem, um instrutor de kitesurf e uma consultora nacional de hotelaria. Os dados foram analisados triangularmente, combinando Análise de Conteúdo, Análise Léxica no software Iramuteq® e Análise de Unidades de Sentido no software Atlas.Ti®. Os resultados apontam que foram as capacidades dinâmicas de sensing e seizing, o uso de estratégias colaborativas e o desenvolvimento de resiliência como mecanismo de defesa, que ajudaram os agentes a reagir às consequências da pandemia de COVID-19, classificada como um problema perverso, por sua complexidade, geração de caos e soluções falhas. Metaforicamente, na visão dos agentes, houve variações no enfrentamento ao problema perverso: para autoridades, governos e políticos, a pandemia era perceptível, porém, foi ignorada (Rinoceronte Cinza) ou minimizada (Elefante Negro); já para os profissionais do setor, ela chegou como algo raro, inesperado e, até o momento, inexplicável (Cisne Negro). A intersecção do tripé da pesquisa – problemas perversos, enfrentamento e defesa e metáforas – deu origem ao Prisma do Fenômeno, um polígono formado por dez faces, classificadas de acordo com sua intensidade e força, que permite uma visão holística sobre o que foi a pandemia dentro da realidade vivida pelo turismo no Brasil, onde o maior dos impactos relatados para o setor foi a maneira abrupta e rápida com que as atividades foram paralisadas, o que gerou rapidamente a perda de receitas e muito prejuízo, Em resumo, conclui-se que o setor sofreu diretamente os impactos de um fenômeno raro e desconhecido, em diferentes intensidades, reagindo a ele dentro de suas possibilidades e considerando as particularidades de cada área de atuação. Como principais implicações gerenciais, conclui-se que os impactos de um problema perverso – por sua complexidade, geração de caos, soluções falhas e uso de informações conflitantes e confusas – podem ser atenuados por autoridades públicas e privadas, com o fortalecimento da cadeia produtiva nos momentos de crise, principalmente, no que diz respeito à adaptação de pessoas e organizações às mudanças, sendo necessário o desenvolvimento constante de capacidades dinâmicas internas e externas e o uso de práticas de estratégias genéricas, principalmente, as de cunho colaborativo.
- DissertaçãoFormação de professores e o ensino remoto na pandemia em José de Freitas estado do Piauí(MUST University, 2023) Rocha, Erimar Pereira da; Santos, André Felipe Costa; http://lattes.cnpq.br/6126792842727625; http://lattes.cnpq.br/6697118935645189; Santos, André Felipe Costa; http://lattes.cnpq.br/6126792842727625; Santos, Priscila Costa; http://lattes.cnpq.br/1244955503629908; Menezes, Maria Eduarda de Lima; http://lattes.cnpq.br/7658808906376737A pandemia da COVID-19 provocou uma mudança significativa nas prioridades de treinamento dos professores, especialmente no que diz respeito ao ensino à distância. Com o fechamento das escolas, os professores precisaram adquirir novas habilidades e competências para garantir que seus alunos continuassem aprendendo de forma eficaz. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências da formação de professores no contexto da (pós)pandemia da COVID-19 em José de Freitas, estado do Piauí. A metodologia escolhida para o estudo foi o relato de experiência com abordagem qualitativa. A pandemia intensificou a discussão acerca da formação de professores e da necessidade de contemplar pontos essenciais na construção da aprendizagem, principalmente no que se refere às tendências tecnológicas e às metodologias ativas. Houve uma maior demanda por qualificação e formação profissional específica por parte dos professores para lidar com o novo cenário educacional. Conclui-se que as tecnologias educacionais e a formação continuada de professores, em conjunto, podem trazer muitos benefícios significativos para o ensino e a aprendizagem, além de promover uma maior interação entre professores e alunos. Portanto, é importante lembrar que a tecnologia não deve ser vista como uma solução única para todos os desafios educacionais, mas sim como uma ferramenta complementar ao ensino presencial.
- Artigo de RevistaA insegurança alimentar dos escolares em tempos de pandemia(Instituto Quero Saber, 2020) Soares, Simone Cesario; Roesler, Marli Renate von BorstelDe forma geral, os Direitos Humanos podem ser compreendidos como aqueles que o indivíduo possui, simplesmente por ser uma pessoa humana, pela importância de sua existência, como, por exemplo: o direito à vida, à família, à alimentação, à educação, ao trabalho, à liberdade, à orientação sexual e ao meio ambiente. Assim, a busca pelo desenvolvimento perpassa pela dignidade humana, naquilo que é essencial ao humano, à alimentação. A busca pelo progresso diz respeito a uma sociedade e não a grupos ou setores privilegiados, não ocorre individualmente e sem critérios. Desta forma, se faz necessário pensar novas formas e processos produtivos que considerem a natureza como bem essencial ao humano que respeite a dignidade da pessoa humana. Assim, este artigo buscou compreender as várias dimensões do conceito de desenvolvimento, a partir da segurança alimentar, principalmente das crianças em idade escolar da rede estadual de educação do Paraná, através do PNAE. Com o estudo, foi possível compreender que apesar das legislações vigentes, bem como tratados e acordos de dimensões nacional e internacional, o problema da fome ainda se faz mais presente; e, considerando a pandemia, este tem se agravado, assim a sociedade, bem como os Estados ainda precisam considerar a alimentação como um direito inalienável diante da existência humana.