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- LivroCartilha de pesca: estimulando e orientando a organização comunitária(Rfb Editora, 2020) Souza Andreiva; Silva, Jhenife; Silva, Jaene; Hallwass, GustavoA pesca é uma das atividades humanas mais antigas e com grande importância em todo o mundo. Da mesma maneira, as populações Amazônicas possuem alta dependência dos recursos pesqueiros, seja para a geração de renda ou como fonte de alimento para a população que reside às margens dos rios e lagos, como ocorre no município de Oriximiná-PA. Dada a importância econômica, social e cultural da atividade pesqueira, a Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA através do projeto de extensão: “Etnoconservação, gestão comunitária e uso sustentável da biodiversidade aquática no Oeste Paraense”, desenvolveu esta cartilha. O objetivo da cartilha é divulgar informações sobre a atividade pesqueira ao público em geral e especialmente àqueles ligados a pesca, abordando a importância, legislações, relações com o ambiente, entre outros assuntos que enfatizam o desenvolvimento da pesca de forma sustentável na região amazônica.
- LivroCorrosão de estruturas metálicas em águas e sua proteção(Rfb Editora, 2020) Gasparoni, Amanda; Rodrigues, LucianaEste livro nasceu a partir da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso da então acadêmica de Engenharia Química, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Campus Bagé/RS), Amanda Gaddi Gasparoni sob a orientação da docente, Luciana Machado Rodrigues. A obra apresenta um estudo sobre o fenômeno de Corrosão em estruturas de aço carbono submetidas ao contato com águas de diferentes fontes, e investiga uma forma de proteção contra a corrosão. O estudo indica a água do mar como o meio que produziu a maior taxa de corrosão do aço carbono, sendo classificada como corrosão de alta agressividade, após um período de 90 dias de exposição. As águas provenientes de lago, poço artesiano e arroio promoveram uma moderada corrosão ao aço, enquanto a água tratada (potável) foi o meio menos agressivo, ocasionando um baixo nível de ataque ao metal. A substância cafeína pura foi testada como inibidor natural da corrosão do aço carbono. Os revestimentos sintetizados com adição de cafeína promoveram a proteção do metal exposto à água do mar. Concluiu-se ser possível a proteção de estruturas metálicas de aço carbono em meio aquoso salino pelo emprego de revestimento orgânico com adição de cafeína, aumentando o tempo de proteção do metal, gerando um baixo impacto ambiental e à saúde.
- LivroCurrículo escolar e formação docente no âmbito do ensino de ciências matemáticas(Rfb Editora, 2020) Souza, Denize; Santos, José; Lima, Maria; Rosa, MariaEste livro é uma coletânea de artigos, fruto do trabalho de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, vinculado à Universidade Federal de Sergipe. As reflexões e experiências apresentadas, nesta obra, integram conhecimentos e discussões evocados nas disciplinas Fundamentos de Currículo e Avaliação Escolar e Tópicos Especiais em Ensino de Matemática, ministradas pelas professoras doutoras Denize da Silva Souza e Maria Batista Lima, as quais integram a organização desta coletânea. São abordagens relacionadas a mapeamento e/ou revisão sistemática de estudos sobre as mais diversificadas temáticas que perpassam problemáticas do interesse de professores/as da educação básica. Por conseguinte, do ensino superior, no âmbito das licenciaturas nas áreas de Ciências Naturais (Biologia, Física e Química), na área da Matemática, incluindo, a Pedagogia, por abranger também, os anos iniciais do ensino fundamental. Pensar em uma obra que reúne temáticas voltadas ao Currículo Escolar e Formação Docente no âmbito do Ensino de Ciências e Matemática, remete ao interesse de apresentar, em primeira instância, aos profissionais da educação básica, o que se discute nas aulas de um mestrado em ensino, como fomento à reflexão da formação e própria prática docente. Os autores e autoras desta obra, em sua maioria, são professores e professoras que vivem nessa conjuntura da educação básica, mas, frente as suas inquietudes e desejo de ampliar seus horizontes quanto ao desenvolvimento profissional, decidem fazer pesquisa. Nesse contexto, discutir formas de organização curricular como mecanismos que articulam forças de poder a formas de saber, estabelecer relações entre o Currículo Escolar e as tendências didático-pedagógicas em seus pressupostos e fundamentos, em especial, no ensino de Ciências Naturais e Matemática, bem como, refletir sobre a relação do currículo com as políticas públicas e suas implicações na interface com a diversidade e a inclusão em suas múltiplas dimensões, contribui para esses/essas profissionais romper paradigmas, não apenas na perspectiva de um olhar reflexivo, mas, sobretudo, um olhar investigativo. Nesta percepção, justifica-se as temáticas desta obra serem diversificadas, pelo olhar do professor e da professora, que se iniciam no campo da pesquisa. Alguns, acompanhados de seus respectivos orientadores/as nos presenteiam com temas nas duas áreas (Ciências e Matemática) versando sobre: formação inicial, currículo escolar, inclusão, metodologias e saúde. São dezenove artigos que refletem e discutem tais temas, mostrando possibilidades de reunir teoria e prática, quando se faz pesquisa. As discussões realizadas na disciplina Tópicos Especiais do Ensino de Matemática deram ênfase a questões sobre epistemologia do/a professor/a que ensina Matemática, quanto à sua formação e desenvolvimento profissional. Foram temáticas que envolveram concepções e correntes teóricas frente às investigações contemporâneas, como questões ligadas às políticas públicas que fomentam a formação docente, seja inicial, seja continuada. Isso teve como implicação o desejo de entender mais sobre a pesquisa, cujos resultados são revelados nesta obra com artigos que abordam sobre as problemáticas para o ensino inclusivo, uma metanálise sobre pesquisas na área de jogos matemáticos, a matemática do ensino médio e sua trajetória curricular, o lugar da etnomatemática, seja como reflexão para formação de professores dos anos iniciais, seja como uma proposta pedagógica, na perspectiva do território rizoma do programa etnomatemática. Uma forma de apresentar a abordagem de objetos de conhecimento matemático, sob a concepção de reconhecer a diferença e valorizar outros modos de conhecer e de produzir conhecimentos. Essa diversidade temática gera múltiplas possibilidades que, para além das implicações curriculares na prática docente, ampliam o olhar investigativo de professoras e professores da educação básica. São rupturas de paradigmas que se cristalizam a partir das rotinas institucionais tão presentes no cotidiano escolar. Assim, ao reunir nesta obra, diferentes perspectivas investigativas, nos possibilita apresentar a você, nosso leitor, mais um contributo relevante à comunidade científica
- LivroDiálogos especiais: Reflexões sobre a inclusão no baixo Tocantins(Rfb Editora, 2020) Costa, Daniele; Costa, Kelli; Abreu, LeandroA discussão a respeito da Educação Especial e de sua importância para a efetivação do processo de inclusão não é algo recente, no entanto, ela nunca se fez tão atual quanto nos dias atuais, principalmente desde a promulgação da nova Política Nacional de Educação Especial, que foi instituída pelo Decreto 10.502 de 30 de setembro deste ano de 2020. Entendendo a relevância desta modalidade de ensino, um grupo de profissionais da educação reuniram-se para propor reflexões a respeito do processo de inclusão vivenciado na região do Baixo Tocantins no Estado do Pará. A partir da Declaração de Salamanca de 1994, a sociedade foi impulsionada a vivenciar e promover um novo momento nas escolas e na sociedade, a esse processo deu-se o nome de inclusão. No entanto, a possibilidade de incluir Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais de Desenvolvimento, Altas Habilidades e Superdotação, tornou-se um enorme desafio e ainda hoje é uma realidade que necessita ser discutida, uma vez que em pleno século XXI, ainda verificam-se situações de descumprimento das leis que fomentam o processo de inclusão ou de negação e até falta de entendimento a respeito deste processo. Este livro apresenta uma coletânea de artigos de professores, Especialistas em Educação Especial que pretendem contribuir de maneira significativa com as discussões a respeito da Educação Especial, elencando problematizações que perpassam essa temática, destacando a importância de ver o ser humano para além de sua condição de deficiência ou não. O livro é composto por 09 artigos com assuntos que vão de encontro com a realidade, com o intuito de suscitar em cada leitor a busca por novos conhecimentos a partir dos que foram produzidos e contribuir com novas descobertas no campo da Educação Especial, promovendo aproximação entre a teoria e a prática. São de fato conversas inclusivas para quem quiser dialogar, convidamos você, Querido Leitor a dialogar conosco ao longo desta produção científica. Contamos com você.
- LivroEnsino remoto em debate(Rfb Editora, 2020) Júnior, FranciscoEsta obra é resultado de uma produção coletiva e traz um debate contemporâneo emergente a respeito do Ensino Remoto, que foi a modalidade de ensino adotada como alternativa em razão da suspensão das aulas presenciais por conta da necessidade de distanciamento social em razão dos elevados riscos de contaminação do novo Coronavírus, responsável pela Covid-19. Dessa forma, nele buscamos discutir o Ensino Remoto a partir de diversificadas perspectivas, a partir de reflexões de professores pesquisadores que estão vivenciando essa realidade e com isso fortalecer o debate a cerca do Ensino Remoto, sobretudo em relação à sua diferenciação em relação ao Ensino a Distância (EAD) e apontando as suas possibilidades e limitações sob diferentes perspectivas. Os fios do debate aqui apresentado foram tecidos em 9 capítulos, no primeiro deles, intitulado As pesquisas recentes sobre o ensino remoto, apresentamos um mapeamento e sistematização das publicações recentes que tratam sobre o Ensino Remoto. Para tanto, utilizamos uma metodologia de caráter bibliográfico do tipo estado da arte sobre o Ensino Remoto, a fim de apresentarmos o que tem sido pesquisado e disseminado sobre este tema em 53 (cinquenta e três) artigos científicos publicados em revistas nacionais em 2020. Como principais resultados apontamos algumas reflexões e a indicação de algumas lacunas que acreditamos serem passíveis de investigações mais aprofundadas. Em Perspectivas para o retorno das aulas presenciais, segundo capítulo, os autores apresentam reflexões quanto as perspectivas para o retorno das aulas presenciais no IFMA Campus Santa Inês, onde o ensino remoto foi implementado e para isto, apresentamos as observações de professores pesquisadores que vivenciam este processo. Em Normas aplicáveis ao ensino remoto: uma análise das portarias nº 343 e 345 do Ministério da Educação à luz do direito brasileiro, terceiro capítulo, a autora busca diferenciar Ensino Emergencial Remoto – ERE do Ensino a distância – EAD. Dessa forma, a fim de evitar a confusão conceitual e de aplicação normativa a autora procedeu uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto e fez uma análise dos pontos mais relevantes das normas que regulamentam o ERE e que são aplicadas às instituições federais de ensino. Em O ensino remoto e educação a distância: teorias e práticas pedagógicas durante a pandêmica da Covid-19, quarto capítulo, os autores tratam sobre a experiência de professores que lecionam na categoria do ensino remoto e na modalidade da educação a distância (EaD) durante a pandêmica da Covid-19, com o objetivo de discutir teorias e práticas pedagógicas do ensino remoto e da EaD. Os resultados da pesquisa desenvolvida revelam que há uma diferença simbólica, formativa e tecnológica entre docentes que lecionam remotamente e a distância, assim os autores puderam concluír que as melhores metodologias, tecnologias, recursos ou avaliação da aprendizagem são aquelas do domínio docente, e, as teorias e práticas pedagógicas indefectíveis são as que se adequam às necessidades das instituições e sociedade. Em Desafios e experiências na educação profissional: caminhos possíveis para o ensino remoto no contexto pandêmico, quinto capítulo, os autores apontaram experiências, desafios e caminhos possíveis para o ensino remoto na Educação Profissional. Como resultados eles apontam algumas dificuldades na eficiência do ensino remoto no Ensino Básico Técnico e Profissional, como também as possibilidades de êxito na prática de ensino remoto, além também de evidências de que que o ensino remoto não alcança plenamente a formação pretendida, mas constitui-se em oportunidade de construir/estreitar laços afetivos, experimentar novas possibilidades de ensino, promover reflexões sobre o contexto socioeconômico e acerca das novas relações humanas e com o meio ambiente. Em Por entre a realidade e as possibilidades narradas por professores em formação: em tela, o ensino remoto em tempos de pandemia, sexto capítulo o autor analisa elementos, em termos formativos, da realidade sobre o ensino remoto e as possibilidades de formação professores em tempos de pandemia, a partir da narrativa de 5 (cinco) professores, que apontaram para realidades (in)esperadas de histórias vividas, por meio de desafios e implicações na formação de professores, além de possibilidades (im)previstas com (trans)formações anunciadas frente ao ensino remoto para novos tempos. Em O professor no ensino remoto e suas novas atribuições, sétimo capítulo, o autor realizou uma análise de forma a identificar os principais fatores que fizeram com que o professor incorporasse novas atribuições devido as mudanças sofridas no formato de ensino. Para isso, foi realizado um estudo comparativo do ensino remoto e do ensino a distância para que seja possível perceber as suas diferenças e assim refletir sobre estas novas atribuições do professor Em O ensino remoto na perspectiva do aluno, oitavo capítulo, o ator busca investigar e debater sobre qual é concepção que os alunos têm sobre o Ensino Remoto. Como resultados apresenta a análise de uma pesquisa, via questionário eletrônico no formulário do Google com 64 alunos que cursam o Ensino Médio Técnico no IFMA Campus Santa Inês, que apontam para uma concepção de que o Ensino Remoto é emergencial e temporário e que este não pretende se igualar ao presencial, entretanto, a oferta do Ensino Remoto não repara(ou) as suas perdas educacionais causadas pela suspensão das aulas presenciais. Em, ferramentas para o ensino remoto, nono e também último capítulo, os autores descrevem as principais TDICs utilizadas no ensino remoto atual e exibem suas características, utilizando o método de pesquisa descritivo. Ressalto que é desejo de todos os autores desta obra, contribuir com a reflexão e o debate a cerca do Ensino Remoto, cientes de que aqui trazemos apenas alguns dos aspectos deste tema, dada a sua ineditude e complexidade. No entanto, destacamos que os aspectos aqui abordados são de grande relevância e também necessários na busca pela ampliação de conhecimentos e de formulações teóricas próprias a esse campo, capazes de embasar e sedimentar os caminhos dessa nova modalidade de docência, a fim de que esta tome os seus próprios rumos no campo educacional.
- LivroEstudos em saúde pública uma análise crítica dos principais agravos de notificação compulsória(Rfb Editora, 2020) Silva, Wellington; Silva, Maria; Santos, Mark; Santos, Juliana; Silva, Elaine; Silva, Thayná; Lima, Jociéllen; Havenstrin, Vitória; Oliveira, Francisca; Souza, Joyce; Silva, WillianeNesta 1ª edição, a obra está composta por 3 capítulos, nos quais, serão abordados aspectos históricos da criação do Sistema Único de Saúde brasileiro, além de aspectos clínicos e epidemiológicos da Tuberculose e seus desfechos sociais em alguns municípios do Estado de Pernambuco, região nordeste do Brasil, e no último capítulo uma reflexão acerca da problemática da sífilis congênita no Brasil, os avanços e as dificuldades observadas no enfrentamento deste agravo em saúde.O fato de o País ter avançado nos sistemas de notificação de doenças e agravos de saúde, revela as dificuldades e falhas no enfrentamento de diversos agravos de notificação, embora para muitos estudiosos, exista uma alta subnotificação, que não permite ver de fato, a dimensão do problema. Esta obra visa retratar aspectos importantes em saúde pública, configurando-se fonte importante de informações, para guiar estudos sobre a história da implantação do Sistema Único de Saúde, além de fornecer dados epidemiológicos relevantes. A todos uma excelente leitura.
- LivroPara que(m) serve o seu conhecimento: Trabalhos selecionados da XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED(EAB Editora, 2019) IMED, FaculdadeTrabalhos selecionados da XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED
- LivroPesquisas em temas de ciências da saúde(Rfb Editora, 2020) Souza, EdnilsonLeitores e leitoras, Satisfação! Esse é o sentimento que vem ao meu ser ao escrever a apresentação deste delicioso livro. Não apenas porque se trata do volume 4 da Coleção Pesquisas em Temas de Ciências da Saúde, publicado pela RFB Editora, mas pela importância que essa área possui para a promoção da qualidade de vida das pessoas. Segundo a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fazem parte dessa área: Medicina, Nutrição, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Saúde Coletiva, Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Tal área suscita, portanto, uma gama de possibilidades de pesquisas e de relações dialógicas que certamente podem ser relevantes para o desenvolvimento social brasileiro. Desse modo, os artigos apresentados neste livro - em sua maioria frutos de árduos trabalhos acadêmicos (TCC, monografia, dissertação, tese) - decerto contribuem, cada um a seu modo, para o aprofundamento de discussões na área de Ciências da Saúde, pois são pesquisas germinadas, frutificadas e colhidas de temas atuais que vêm sendo debatidos nas principais universidades brasileiras e que refletem o interesse de pesquisadores no desenvolvimento social e científico que possa melhorar a qualidade de vida de homens e de mulheres. Acredito, verdadeiramente, que a ampla divulgação do conhecimento científico de qualidade pode mudar para melhor o mundo em que vivemos! Esse livro é parte singela da materialização dessa utopia.
- LivroPesquisas em temas de ciências humanas(Rfb Editora, 2020) Macêdo, LaécioO e-book Pesquisas em Temas de Ciências Humanas – Volume 2 é resultado de estudos de investigação realizados por jovens pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. São trabalhos que retratam as realidades vivenciadas pelos próprios autores em suas áreas de estudo, atuação e experiência profissional. Trata-se de uma coletânea de sete artigos que expressam a inserção dos autores no campo das ciências humanas e nos dá um panorama das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos na área da educação. No capítulo 1, os autores Cristina Silva, Ronan Gaia e Janine Rodrigues fazem uma reflexão sobre a representatividade e os impasses da capitalização da Educação Básica. Eles discutem as reverberações e consequências nas políticas de educação das relações étnico-raciais no Brasil. Por meio de uma revisão da literatura e de observações empíricas os autores concluem que não há espaço para a representatividade em instituições de ensino estruturados pelos interesses do capital e da lógica neoliberal que historicamente alimenta vieses pedagógicos no Brasil. No capítulo 2, Marcos Castelhano, Délis Benevides, Bruna Wanderley, Clara Silva e Pierre Oliveira-Filho analisaram a ética na era do hipermodernismo sob a ótica do filósofo e teórico francês Lipovetsky. Os autores avaliam que, nesse cenário, a ética passa a ser regida por uma ótica centrada no "eu", afetando a existência do sujeito e influenciando a forma como ele enxerga o mundo e a si mesmo, desenvolvendo uma ótica autocentrada. No capítulo 3, com o título Erotização Infantil em Meninas e suas Consequências no Desenvolvimento da Subjetividade, as pesquisadoras Joyce Paixão, Jussara Martins e Yasmin Santos investigaram a construção da subjetividade feminina analisando a maneira como as representações da figura da menina doce e ao mesmo tempo sedutora contribui na erotização infantil, construindo um processo de adultização precoce. As Concepções e Práticas de Professores e Gestores na Educação Infantil é o tema do capítulo 4. As autoras Célia Santos, Edivânia Barbosa e Lília Sousa analisam as concepções de formação e práticas de professores e gestores de instituições públicas do Município de Santarém - Pará que trabalham com Educação Infantil. As pesquisadoras realizaram uma reflexão crítica da prática pedagógica em função das percepções que se formulam acerca da sociedade, da educação, da escola e do próprio papel do docente e gestor da Educação Infantil nas atividades de ensino e no processo de aprendizagem. No capítulo 5, as pesquisadoras Líllian Ferreira e Ana Peixoto analisam relatos de experiência da transição do ensino presencial para a EAD. O lócus da pesquisa foi uma instituição de ensino superior (IES) privada do estado de Alagoas. Os resultados apontam para a necessidade de formações e aprendizagens contínuas para os profissionais que atuam na docência online. A Produção de Sentidos na Atividade Lúdica do Corpo Humano com Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social é o tema de pesquisa de Aline Lima, Caroline Araújo, Leandro Gomes, Lisa Souza e Taynara Ribeiro relatada no capítulo 6. O lócus do estudo foi uma instituição filantrópica que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A práxis dos pesquisadores proporcionou aos adolescentes ações interventivas e criou um espaço de escuta e acolhimento que deu voz e vez a estes sujeitos para que pudessem externalizar as suas angústias. Paula Vecchi Rodrigues, no capítulo 7, relata sua pesquisa sobre o método teórico e prático “Ubuntu – Educação em Prosa” com o título Surya Social Método Ubuntu. Nessa pesquisa, itens como comportamento, adições culturais, contexto social, faixa etária, territorialização, formas de contato e particularidades do coletivo e indivíduos são devidamente analisados e avaliados pela autora. Espera-se que os estudos apresentados nesta coletânea sejam relevantes para futuras pesquisas de universitários e profissionais da educação que pretendem realizar estudos que contribuam para ampliar as discussões acerca das atividades de ensino, do processo de aprendizagem e das relações étnico-raciais na escola em todos os níveis de ensino.
- LivroPesquisas em temas de ciências humanas(Rfb Editora, 2020) Souza, EdnilsonLeitores e leitoras, Satisfação! Esse é o sentimento que vem ao meu ser ao escrever a apresentação deste delicioso livro. Não apenas porque se trata do volume 3 da Coleção Pesquisas em Temas de Ciências Humanas, publicado pela RFB Editora, mas pela importância que essa área possui para a promoção da qualidade de vida das pessoas. Segundo a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fazem parte dessa área: Filosofia, Teologia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, História, Geografia, Psicologia, Educação, Ciência Política. Tal área suscita, portanto, uma gama de possibilidades de pesquisas e de relações dialógicas que certamente podem ser relevantes para o desenvolvimento social brasileiro. Desse modo, os artigos apresentados neste livro - em sua maioria frutos de árduos trabalhos acadêmicos (TCC, monografia, dissertação, tese) - decerto contribuem, cada um a seu modo, para o aprofundamento de discussões na área de Ciências Humanas; pois são pesquisas germinadas, frutificadas e colhidas de temas atuais que vêm sendo debatidos nas principais universidades brasileiras e que refletem o interesse de pesquisadores no desenvolvimento social e científico que possa melhorar a qualidade de vida de homens e de mulheres. Acredito, verdadeiramente, que a ampla divulgação do conhecimento científico de qualidade pode mudar para melhor o mundo em que vivemos! Esse livro é parte singela da materialização dessa utopia.
- LivroProtagonismo discente na geração de conhecimentos em saúde: Trilhas de aprendizagem(Rfb Editora, 2020) Júnior, Sivaldo; Baia, Karem; Salvador, Jamille; Valente, KeuryA obra “Protagonismo Discente na Geração de Conhecimentos em Saúde: Trilhas de Aprendizagem” faz parte do volume 2 do livro: Indicadores e Informações do Processo Saúde Doença. Trata-se de um trabalho dedicado ao valor dos estudos científicos e sua influência na resolução das diversas problemáticas relacionadas à saúde, essa edição tem como foco o protagonismo dos discentes em enfermagem durante sua trilha de aprendizagem em saúde no século XXI. A educação científica vem passando por modificações ao longo dos anos e na cultura atual “a ciência ocupa um lugar privilegiado” e cada vez mais as inovações tecnológicas, ligadas a ela, estão presentes na vida das pessoas. As instituições de ensino, de modo geral, enfrentam problemas no que se refere a maior aproximação com os serviços de saúde de forma mais ampla e articulada, persistindo uma distância entre o que se ensina na Universidade e o que demandam as políticas públicas do setor público. O protagonismo da enfermagem por meio dos discentes possibilita o desenvolvimento da autonomia cadêmico/profissional no âmbito da saúde, na qual favorece no progresso dos atuais e futuros enfermeiros, além de promover a formação de uma classe de sujeitos críticos e inovadores. Ademais, entende-se que o ensino, a pesquisa e a extensão deve fazer parte do cotidiano dos enfermeiros e discentes gerando bons frutos para a formação profissional dos acadêmicos, favorecendo o ensino-aprendizagem entre as partes envolvidas, além de fomentar a produção cientifica. É valido ressaltar que desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) (Lei nº 8.080 / 1990), ele está ordenado em cima desse tripé quanto a formação profissional, visto que, em 2003 houve a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), na qual tem como objetivo promover a integração e o avanço entre os setores da saúde e educação. Em virtude disso, os artigos reunidos nesta coletânea (volume 2) contém 09 capítulos que representam ações de saúde, desafios e dificuldades dos recém-graduando, tendo como foco, a Enfermagem. Relatos de experiência e revisões bibliográficas da literatura, fundamentadas nos resultados práticos obtidos pelos diversos autores, e vivenciados pelos discentes integrantes da Liga Acadêmica de Saúde Púbica (LASP). Portanto, espera-se que esta obra literária possa contribuir com a construção de novos conhecimentos acerca dos problemas apresentados, subsidiando uma reflexão sobre o processo de formação acadêmica/profissional e a consolidação do SUS.
- LivroProtocolo de biossegurança para o retorno às atividades letivas nas instituições de ensino no âmbito da COVID-19(Rfb Editora, 2020) Chitumba, Hermenegildo; Chinduma, ArdaiaA COVID – 19 forçou as instituições de ensino e não só a reinventar-se de tal modo que possam adaptar-se ao que chamamos de “novo normal”. Com a necessidade do reinício das atividades presenciais nas instituições de ensino, surge a preocupação por parte dos gestores, encarregados de educação, estudantes e sociedade em geral de como prevenir-se ante esta calamidade global. Em meio a este caos os órgãos governamentais e a Organização Mundial da Saúde (OMS) têm se empenhado para coordenar respostas de prevenção e combate à doença. Dando resposta a uma das missões da universidade que é a de prestar contributo científico para mitigar problemas que assolam a comunidade, surge o presente documento que servirá de bússola para nortear as instituições de ensino de Angola e não só, dando-as a possibilidade de enfrentar este desafio e minimizar o impacto da enfermidade. Este traz consigo orientações para que se possa retornar as atividades institucionais de ensino com segurança e respeito a vida. Por uma questão de maior e melhor compreensão o dividimos em 3 secções, a primeira descrevendo questões gerais e pertinentes relacionadas com a enfermidade, a segunda com medidas de biossegurança dirigidas as instituições e a terceira não menos importantes com medidas dirigidas para os estudantes. É nossa pretensão que o presente material sirva de estímulo a todos que o usarem e que acima de tudo seja de consulta proveitosa.
- LivroRasuras no "chão dos lobos" : A poética de fronteira de Charles Trocate(Rfb Editora, 2020) Souza, AirtonRasuras no “chão dos lobos” – a poética de fronteira de Charles Trocate é o resultado de dois tumultuados anos de pesquisas, sobretudo pelas incertezas políticas que nesse momento avassala o país. Sob a orientação do Prof. Dr. Gilson Penalva, este trabalho foi destinado ao Programa de Mestrado em Letras, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Além disso, Reescrito por pelo menos três vezes ao longo desses anos este livro é parte de um testemunho do agora. De uma poética centrada na provisão da ação. Convergindo para o estado do imediato atemporal. Essa que é justamente uma das questões mais essenciais nas poéticas amazônicas. Porque nesse espaço todas as lutas convergem para o hoje. Isso se deve, principalmente porque os algozes não dormem. Eles estão nutridos pelo único sentimento de nos proibir de amar a nossa terra, mostrando-a somente como potencial econômico e ao mesmo tempo delineado traços de impotência nos nossos sentimentos. Aqui estão os testemunhos de pequenas leituras fronteiriças na poética de Charles Trocate. Essa que é uma das escrituras mais atuantes no front nas Amazônias. Porque Trocate é, como bem escreveu Luiz Ricardo Leitão, “um combatente caboclo armado de palavras”. Para o poeta a palavra é prática, e ele sabe que ela é capaz de provocar incômodos no cerne dos que só pensam incessamente em espoliar o ser e as geografias amazônidas. Por isso a palavra é sal, e subverte, ao questionar os valores e o poder nesse processo de espoliação. A partir de uma poética de ação Trocate concede-nos o direito sincero de nos olharmos frente às realidades díspares que assolam diariamente as nossas fronteiras, sejam elas: as subjetivas, as coletivas, as reais ou as imaginárias. A carga semântica na expressão poética de Trocate é multifacetada. Ela provoca rupturas na forma imediata de transver as Amazônias. Atravessa tanto as cidades quanto os campos, sem deixar de abraçar os prelúdios sentimentais embandeirados por uma infinidade de camaradas. Assim, Charles Trocate transfigura as realidades, tornando-as outras construções simbólicas dentro dessas próprias realidades. Em sua poética ele reescreve as significações plurais buscando interpretar o momento, sem deixar de contestá-lo. Faz de sua poesia o espaço de afeto e combate, como quem sabe atravessar as trincheiras com todos os horizontes políticos inquietando suas retinas. Ou de quem quer muito mais que o intróito silenciado. Não à toa, veremos neste Rasuras no “chão dos lobos” – a poética de fronteira de Charles Trocate o quanto a poética trocatiana se adensa cada vez mais na urgência temporal e territorial. Fazendo de si mesmo a possibilidade de tornar-se um campo simbólico surpreendente, ao manter intrínseca relação com o cotidiano nas Amazônias e a transposição dessa relação para a palavra poética. Ao passo que Charles Trocate esgarça os processos de sentidos político e literário. Por conta disso, esse livro aborda o processo de desleitura a partir de dois elementos simbólicos na poética trocatiana, que são eles: a poesia de fronteira como ato pedagógico e a análise estética político-cotidiana. Ambos estão perpassados por diálogos metaforicamente vinculados as temporalidades, a partir da análise verbal, e das territorialidades, analisando como os procedimentos de intensificação das metáforas potencializa a representação simbólica. Em grande parte veremos que o lócus enunciativo da poética de Charles Trocate são as Amazônias. São dessas geografias que as simbologias de suas palavras buscam reorganizar, mesmo que interrogando, as ações marcadas pelas diferenças, centradas nas formas de poder. Assim, o poeta assinala outros discursos possíveis. Só que discursos de quem estar dentro do front, e não como sempre historicamente aconteceu, a construção discursiva das Amazônias por quem estar fora, criando, como projeto de dominação, os esteriótipos. Com uma concepção poética que tensiona as formas simbólicas das palavras Charles Trocate contribui para ampliar diversas problemáticas existentes nas Amazônias, conforme veremos exemplificados ao longo deste livro. E, nessa perspectiva ele concebe outras formas de nos enxergamos criticamente. Dessa maneira, a poética trocatiana desloca a história oficial sobre os pensamentos críticos referentes aos sujeitos e as territorialidades Amazônicas. Temos, por tanto, neste Rasuras no “chão dos lobos” – a poética de fronteira de Charles Trocate não como o ponto final, mas como a possibilidade territorial e temporal do lugar de partir.
- LivroRedação ENEM: do conceito à prática(Rfb Editora, 2020) Holanda, Francisco; Araújo, PauloEste material que você tem em mãos é um convite! Por ele, esperamos sanar as suas dúvidas sobre uma das disciplinas mais complexas a serem cobradas em vestibulares: a redação. Como sabemos, é grande a importância de possuir um texto bem composto para garantir vaga em universidades é fundamental, visto que uma das formas mais eficazes de se avaliar o vasto conhecimento do estudante é a escrita. Hoje, há muita procura dos alunos por um material que contenha os principais aspectos da teoria da redação, seções gramaticais e exercícios práticos relacionados à escrita em um só volume. Essa apostila pretende atender a esse desejo. Intitulado “Redação ENEM: do Conceito à Prática”, direciona-se a todos aqueles que anseiam por uma formação imprescindível para a redação do ENEM e de alguns vestibulares muito procurados. Você contará com a tão almejada teoria da redação e vastos exercícios, que abordam a escrita e habilidades gramaticais e interpretativas. A reescrita será algo comum, e poderá ser encontrada nos capítulos posteriores. Tivemos atenção em selecionar os melhores métodos de abordagem para trabalharmos os temas de cada aula, com foco sempre em seu aprendizado. Através deste livro, você poderá perceber que redação não é um “bicho de sete cabeças”, mas uma construção que demanda algumas habilidades e competências, as quais serão estimuladas e exercitadas ao longo das páginas. Como orientação inicial, só temos a dizer: BONS ESTUDOS!
- LivroRemanejamento de comunidades ribeirinhas na Amazônia e os reflexos social, econômico e na educação(Rfb Editora, 2020) Souza, EdneyEstudar a influência do deslocamento territorial das famílias ribeirinhas em seus aspectos sociais e econômicos da comunidade da Vila Nova de Teotônio, foi instigante, considerando que a implantação da Hidrelétrica Santo Antônio, assim como a construção de grandes empreendimentos possibilitam estudar seus impactos por diversas perspectivas. Sabemos que uma das preocupações permanentes que motivam a pesquisa científica é de caráter prático, sobretudo no que diz respeito a conhecer os fatos, os acontecimentos e fenômenos, para tentar estabelecer uma previsão do rumo dos eventos que cercam o homem, na perspectiva de modificá-los. Com essa modificação, o homem pode melhorar sua posição em face ao mundo e criar condições melhores para a vida humana. Pesquisar os efeitos decorrentes da mudança territorial da comunidade objeto do presente estudo é um importante campo de pesquisa, considerando-se que as famílias deslocadas tiveram seus meios de subsistência e dinâmica socioeconômica alterados, proporcionando a possibilidade de análise de passivos sociais e econômicos. A comunidade agregava características de populações tradicionais da Amazônia, como pescar e plantar na várzea para o seu sustento. Em razão do remanejamento, verificou-se ser oportuno apresentar reflexão sobre a incorporações de práticas voltadas para a interação de atores sociais e a promoção do desenvolvimento no novo território. A escolha por pesquisar o remanejamento da comunidade da Vila Nova de Teotônio, deu-se inicialmente por trabalhar a mais de dez e dois anos como profissional da educação no Estado de Rondônia, atuando inicialmente como docente e posteriormente ampliando as atividades como gestor de cursos. Esta vivência possibilitou o desenvolvimento de trabalhos técnicos, educativos e principalmente sociais nas diversas comunidades que foram remanejadas de seus antigos territórios para reassentamentos que acomodaram famílias que foram impactadas pela construção das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau em Porto Velho, despertando um interesse significativo por compreender a situação social, econômica e educacional na comunidade. Com isso, nos entregamos a essa tarefa com maior prazer. Prazer maior do que simplesmente, escrever ou produzir textos científicos, sem minimizar estas outras atividades, mas poder contribuir com a sociedade e comunidade acadêmica. Acredita-se que sucesso está relacionado ao empenho e às experiências desenvolvidas ao longo da vida, o que nos municia e aguça o desejo de conhecer as mudanças que o novo ambiente trouxe para a comunidade. Pretendeu-se assim, melhor compreender os comportamentos, as experiências, sentimento dos diversos atores envolvidos com esta abordagem e deque forma a mudança afetou os participantes do estudo. O estudo permitiu fornecer, inclusive, bases para o entendimento de como as ações relacionadas às comunidades estão sendo desenvolvidas na região; e ainda, se estas contribuem para a produção de formação e informação, no sentido de que, se houverem falhas no processo, possam ser revistos, caso necessário, em novos reassentamentos na Amazônia. Com isso, percebe-se a importância de estudos que abordem os impactos nas comunidades ribeirinhas atingidas pelos reservatórios das usinas geradoras de energia, nos levando a uma compreensão sobre esta temática, que têm se tornado, cada vez mais, motivo de preocupação para a sociedade, posto que é um assunto da responsabilidade de todos. Portanto, pretendeu-se com o presente estudo contribuir para o desenvolvimento da comunidade, objeto da presente pesquisa, assim como comunidades de outros lugares que tenham passado pelas mesmas experiências, e até mesmo por construções vindouras.
- LivroVozes do poder: A influência dos mitos no modo de viver dos povoados rurais do município de Cametá- PA(Rfb Editora, 2020) Moia, MixA influência dos mitos no modo de viver dos povoados negros rurais do município de Cametá-PA, é um trabalho resultante da pesquisa de mestrado do professor Mix de Leão Moia, desenvolvido no programa de pós-graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura, da UNAMA. Este, traz de forma nítida a influência das narrativas míticas presentes nos povoados negros em comunidades às margens do rio Tocantins, município de Cametá, no Pará, mostrando toda a cultura quilombola amazônica presentes em narrativas, as quais emergem como formas do poder, coerção e controle social nos espaços em que estão inseridos. São as vozes (po) éticas que vêm dos encantos das florestas e ecoam há gerações nas comunidades quilombolas da região de Cametá através da arte de falar e olhar. Trabalhando com a história oral e as histórias de vida de depoentes que vivem na comunidade de Mola e Tomázia, o professor Mix de Leão Moia faz um trabalho minucioso com a memória social/coletiva, descrevendo com riqueza de detalhes, em uma linguagem acessível, as nuances das histórias de vidas das pessoas que vivem no local, demonstrando através das histórias da “Calça Molhada” o quanto a narrativa mítica é utilizada como mecanismo de controle social, mostrando que tal narrativa possui uma moral implícita por determinar hábitos, prescrições e vetos em um espaço não delimitado por cercas e arames, mas que possui um “vigia” incansável que desde os tempos em que o lugar abrigava negros fugitivos, protege o lugar, porque afinal ninguém entra e ninguém sai sem antes conhecer ou ouvir falar do mito da Calça Molhada. Portanto, convido a todos os leitores que buscam conhecer sobre a cultura quilombola, especialmente, ligada aos estudos das narrativas míticas a se debruçar sobres essas vozes que contam em encantam no interior das florestas