Navegando por Palavra-chave "Philosophy"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- LivroO Conceito de Bildung em Hegel(Editora SertãoCult, 2019) Nicolau, MarcosO estudo visa apresentar o percurso formativo através do qual o in- divíduo em formação torna-se consciente de si mesmo ao superar o imediato. Em Hegel a subjetividade imediata, indeterminada, mera individualidade sem relação, deve ser conduzida à realidade ética, social e política, ou seja, ao mun- do da cultura, próprio dos homens educados, os cidadãos. Tal deter- minação é manifesta na ideia do Estado (Staat), consequência do que Hegel denominou o espírito de um povo (Volksgeist). Essa discussão é realizada no momento da filoso - fia hegeliana que denomina-se espírito objetivo, sendo desenvolvido principalmente em sua filosofia do direito e em sua filosofia da historia, nas quais os ideais de seu conceito de Bildung são historicizados, ou seja, apreendidos a partir dos feitos humanos na historia. O direito e a história são os veículos para efetivação da Bildung, assim como a Bildung é a condição para que os homens estabeleçam seus direitos e produzam sua história.
- Artigo de RevistaO estoicismo clássico e o humanismo de Montaigne como fontes para um funcionamento psíquico equilibrado(Logos University International - UNILOGOS, 2025) Lima, Alan Freire deO principal objetivo desta pesquisa científica é descrever, analisar e tentar interseccionar certos pensamentos a respeito de determinados assuntos cujo epicentro é a vida e seus dilemas apresentados por alguns dos principais filósofos estoicos da antiguidade clássica, destacando especialmente a ataraxia, apatheia, eudaimonia, racionalidade dentre outros conceitos deste ramo filosófico pelo Sêneca e Epicteto; do filósofo seiscentista Espinosa, assim como do pensamento e das contribuições do filósofo francês Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592), sobre sua eminente obra Ensaios. O pensador foi um filósofo francês renascentista e escritor erudito. Montaigne tinha um caráter humanista e cético, ele é considerado como o precursor do estilo literário ensaístico. Séculos que nos separam, sua época coincide com a incipiente grandes navegações europeias no século XVI a obra de Montaigne comunica diversos aspectos da vida em uma profunda introspecção, como um verdadeiro cético, faz a reflexão sobre si mesmo, suas concepções epistemológicas, auto-observação que se aproxima em certa medida da autoanálise da psicanálise, suas ideias e legados de sua época moderna tem uma ressonância avançada que influenciam os filósofos, psicanalistas, psicólogos, educadores, cientistas, pedagogos e humanistas na contemporaneidade.
- LivroPerspectivas(Instituto Quero Saber, 2020) Meller Filho, Amaury; Valentini, Daniela; Cunha, JuniorA coleção Perspectivas projeta-se sobre o horizonte como um farol a guiar aqueles que se propuserem e ousarem navegar os vastos oceanos do conhecimento. Os textos que integram este segundo volume representam com profundidade questões argutas e proeminentes da humanidade. Questões que causam incomodo e levam a reflexão. Em suma, questões que suscitam novas perspectivas sobre a vida e o mundo que nos cerca. Uma questão arguta e promitente é aquela que perpassa o senso comum e astuciosamente nos provoca. Nos desestabiliza. Nos leva a (re)considerar as bases que dão sustentação ao que conhecemos. Descartes, na filosofia; Newton, na ciência; Kafka, na literatura – entre outros – são exemplos de pensadores que se sentiram incomodados.