Navegando por Palavra-chave "Photography"
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- DissertaçãoUma pedagogia estética: corpo e imagem(Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, 2024) Silva, Alessandra Ribeiro Assis; Medrado, Alice Parrela; http://lattes.cnpq.br/5560701131372142; http://lattes.cnpq.br/0149817014816095A estética torna-se aqui o ponto de partida para entender como a representação do corpo, por meio do autorretrato, pode se transformar em um elo de identidade, pertencimento e desconstrução de estereótipos estéticos. Nesse contexto, a reflexão estética se entrelaça com arte, corpo e padrões sociais, propondo um ensino filosófico mediado pela fotografia. Com base em uma "Estética Pedagógica", o enfoque está na substituição da repetição e padronização por criatividade, inventividade, afetividade e convivência com a diversidade, fortalecendo identidades e ampliando repertórios estéticos. No ambiente escolar, a imagem desempenha um papel essencial na educação estética, desafiando estereótipos e promovendo novas formas de pensamento que ampliam a compreensão da identidade. A fotografia e a estética abrem caminhos para que os alunos se problematizem e se conheçam em suas relações com os outros. A produção de ensaios filosóficos e fotográficos estimula reflexões profundas sobre corpo e identidade, permitindo que os estudantes construam novas versões de si mesmos por meio de fragmentações e escolhas conscientes, fortalecendo suas vozes no debate filosófico e estético. Os fundamentos teóricos incluem os PCNEM (2006) e o Currículo de Referência de Minas Gerais (2018), com foco nos objetivos de ensino da Filosofia: ética, política, estética, ontologia, ciência e religião. A arte é tratada como ferramenta criativa para desconstruir estereótipos, abordando questões de gênero, feminismo e representações do corpo feminino na história, com autores como Linda Nochlin, Donna Haraway e Françoise Vergès. A fotografia é vista como processo criativo e democrático, com reflexões de Susan Sontag e inspirações no trabalho de artistas como Cindy Sherman e Camila Fontenele. Os resultados indicam que os trabalhos dos alunos, em forma de ensaios filosóficos e fotográficos, refletiram as discussões propostas, promovendo engajamento crítico e desconstrução de padrões estéticos e identitários. Com o apoio de uma cartilha prática, os estudantes se sentiram à vontade para integrar estética e fotografia ao ensino de Filosofia, desenvolvendo atividades que desconstruíram estereótipos e fomentaram uma percepção estética mais ampla. Assim, a estética, aliada à educação, revela-se como uma força transformadora capaz de desconstruir padrões excludentes e ampliar horizontes críticos.