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    Dissertação
    Da pós à hipermodernidade, as armadilhas da personalização da informação e a fuga da pós-verdade pelo pragmatismo
    (Universidade Estadual de Montes Claros, 2024) Oliveira, Thalles Rodrigues; Medrado, Alice Parrela; http://lattes.cnpq.br/5560701131372142; https://lattes.cnpq.br/7073482422227961; Medrado, Alice Parrela; http://lattes.cnpq.br/5560701131372142; Costa, Paulo Henrique Dias; http://lattes.cnpq.br/6187029293658811; Wilke, Valéria Cristina Lopes; http://lattes.cnpq.br/1013720357986055
    O presente estudo trata sobre a concepção de personalização pelo filósofo Gilles Lipovetsky. Pretende-se evidenciar a ideia de personalização advinda da época pós-moderna de forma a compreender o processo de personalização dentro do ciberespaço ao longo da hipermodernidade, com a justificativa de compreender os processos de personalização da informação a partir da criação do algoritmo pela empresa Google no ano de 2009. A personalização compreende o caráter inaugurador da pós-modernidade, dado que esta ideia elabora o empreendimento de si, o torna-se a si mesmo. É concebida em um momento de flexibilidade da sociedade, alto consumo de bens e, a julgar que este consumo causa prazer, logo invoca-se a estrutura do hedonismo a partir da lógica da sedução pelo marketing. Pretende-se evidenciar, com base na filosofia de C.S. Peirce, a organização dos internautas por um método de fixação da crença. Peirce afirma que o objetivo da crença é um estado de calmaria. Em razão da procura por essa posição estável, os usuários adotam o Método da Tenacidade, segundo o qual é suficiente apenas ter uma crença, que não necessariamente deve ser fundamentada, mas que deve cumprir o objetivo de uma crença, que é a felicidade. Portanto, busca refletir como o método utilizado fortalece o surgimento da Pós-verdade e dos seus elementos Fake News e Negacionismo. A Fake News é um discurso construído com o fim da manipulação, já o negacionismo é o sentimento de ódio e a luta pelo enfraquecimento das instituições estatais e científicas que têm o intuito de estabelecer a produção de conhecimento. Por fim, a pesquisa elaborou um material didático que obteve resultados positivos ao ensinar filosofia da informação e tecnologia.
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