Navegando por Palavra-chave "Processo de Criação"
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- DissertaçãoArtista-Professor. Metodologias de ensino em arte.(Universidade do Estado de Minas Gerais, 2019) Oliveira, Gabriela; Costa, Alexandre; Oliveira, Rachel; https://lattes.cnpq.br/6034504286622578; Pimentel, Lucia; Lage, CelinaNesta dissertação são apresentadas metodologias criadas pelos artistas Joseph Beuys, Guignard, Cláudia Renault, Daniela Goulart, Marco Paulo Rolla e Sara Ávila, em suas práticas docentes na formação superior em arte. Partimos do princípio de que o artista- professor é um sujeito que possui saberes vindos da experiência em arte. Muito além de ser um sujeito que possui formação acadêmica, bacharelado ou licenciatura, o artista- professor é aquele que conhece o processo de pesquisa em arte, complexo em sua natureza, com oportunidade para acessar diferentes conhecimentos construídos através da justa relação entre o fazer e a reflexão sobre aquilo que se produz. Os artistas, dotados de conhecimentos sensíveis, demonstraram ser capazes de proporcionar um ambiente particular na relação de ensino, em que os princípios da experiência puderam ser vivenciados, também, pelos alunos. Assim como são múltiplos os saberes dos artistas, em função do próprio processo criativo, múltiplas também se apresentaram as metodologias criadas por esses professores. Entendemos por metodologia a maneira única e pessoal que o professor encontra para ensinar arte, meio principal para acessar suas concepções sobre arte e seu ensino; uma construção consciente sobre os pontos que pretende atingir com determinadas ações em um ambiente de questionamento permanente sobre o que significa ser artista e ser professor. Dentro dessa premissa, tivemos a oportunidade de adentrar no universo pedagógico dos artistas acima citados e sistematizar uma análise sobre cada um deles, acreditando que com esse estudo poderemos contribuir com o processo de formação de novos artistas-professores, podendo inspirar ou nortear aqueles que iniciam sua trajetória artística e docente, bem como estabelecer diálogos com artistas que já trilham essa jornada.
- Artigo de RevistaCarpoteca imaginária(Universidade Federal de Minas Gerais, 2023) Villefort, Maria Cristina; Pimentel, Lucia Gouvêa; Oliveira, Gabriela Clemente deArte e alimento vegetal é o eixo que move a pesquisa de doutorado com orientação ligada ao programa interdisciplinar Ambiente Construído Patrimônio Sustentável, Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e coorientação em arte4.Ela tem como objetivo contribuir para a construção de arquivos que tratam da diversidade das relações estabelecidas entre artistas visuais e vegetais alimentícios. Além de investigar as relações construídas por quatro artistas brasileiros contemporâneos, movimenta-se um processo de criação que envolve argila, impressões e alimentos vegetais. A exposição de parte dessa produção visual é o foco deste ensaio. A metodologia que norteia o doutoramento é a metodologia artística de pesquisa que possui entre outras particularidades, o fato de ser um procedimento criado pelos artistas no ato de pesquisar. Na metodologia artística de pesquisa o que conduz a ação na investigação em e sobre arte é o próprio gesto investigativo. Trata-se de um procedimento que usa conhecimentos de diferentes áreas para realizar suas abordagens e inclui simultaneamente os sentidos, a memória, a intuição, as emoções, na construção de conhecimentos. Os resultados que se espera alcançar com o estudo, além da feitura da própria tese compreendida como um arquivo, consistem também na elaboração de um material propositivo voltado para artistas-professores sobre arte e alimento. Além disso, está prevista a exposição das peças que têm sido produzidas, pensamentos em imagens sobre a temática.