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Navegando por Palavra-chave "Psychology"

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    Artigo de Revista
    O estoicismo clássico e o humanismo de Montaigne como fontes para um funcionamento psíquico equilibrado
    (Logos University International - UNILOGOS, 2025) Lima, Alan Freire de
    O principal objetivo desta pesquisa científica é descrever, analisar e tentar interseccionar certos pensamentos a respeito de determinados assuntos cujo epicentro é a vida e seus dilemas apresentados por alguns dos principais filósofos estoicos da antiguidade clássica, destacando especialmente a ataraxia, apatheia, eudaimonia, racionalidade dentre outros conceitos deste ramo filosófico pelo Sêneca e Epicteto; do filósofo seiscentista Espinosa, assim como do pensamento e das contribuições do filósofo francês Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592), sobre sua eminente obra Ensaios. O pensador foi um filósofo francês renascentista e escritor erudito. Montaigne tinha um caráter humanista e cético, ele é considerado como o precursor do estilo literário ensaístico. Séculos que nos separam, sua época coincide com a incipiente grandes navegações europeias no século XVI a obra de Montaigne comunica diversos aspectos da vida em uma profunda introspecção, como um verdadeiro cético, faz a reflexão sobre si mesmo, suas concepções epistemológicas, auto-observação que se aproxima em certa medida da autoanálise da psicanálise, suas ideias e legados de sua época moderna tem uma ressonância avançada que influenciam os filósofos, psicanalistas, psicólogos, educadores, cientistas, pedagogos e humanistas na contemporaneidade.
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    Capítulo de livro
    A influência da psicologia na aprendizagem digital: Adequando os formatos de comunicação
    (Universidad de Flores, 2021) Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira
    A popularização do ensino online ocasionou o aumento das discussões acerca das principais ferramentas utilizadas em sua realização. Além disso, a pandemia alavancou a produção de materiais didáticos, seja para as aulas à distância ou do ensino remoto. No entanto, a maior parte dos docentes não estavam preparados e acostumados a elas. Sendo assim, apresenta-se neste artigo algumas definições relacionadas aos principais atores da educação nesse momento, a comunicação e a tecnologia, sob uma perspectiva da psicologia. Este tema foi escolhido como ponto focal, pois a psicologia faz parte de muitos campos de pesquisa, dentre eles a educação e a comunicação. A psicologia cognitiva, um dos ramos da psicologia como área de conhecimento, é responsável pelo estudo das bases do conhecimento e surgiu na metade do século XX. Porém, com o advento das tecnologias e o boom gerado no processo de comunicação, os psicólogos puderam obter outras e mais usuais analogias para seus estudos. Podemos citar, entre elas, o surgimento de outras teorias sobre os processos psicológicos da atenção, percepção, motivação, memória e esquecimento, linguagem e aquisição de linguagem, resolução de problemas e tomada de decisão.
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