Navegando por Palavra-chave "Relação Universidade-Empresa"
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- Trabalho de conclusão de cursoRelação universidade-empresa no Rio Grande do Sul em busca de inovação para o estado(Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2020) Sala, Gabriela Dalla Vecchia; Bittencourt, Anelise; http://lattes.cnpq.br/4760061603612444; http://lattes.cnpq.br/0342646220102655; Pesavento, Fábio; http://lattes.cnpq.br/3950162323796859O presente estudo destina-se a compreender o desenvolvimento e o amadurecimento das relações universidade-empresa em busca de inovação para o Brasil, através de projetos científico-tecnológicos. O trabalho se justifica a partir da observação de disparidades, tais como o Índice Global de Inovação, que classifica o país na 66a posição em 2019 no quesito inovação (CORNELL; INSEAD; WIPO, 2019), enquanto a Fundação e Conselho Nacional de Ciência dos EUA classifica a pesquisa e desenvolvimento (P&D) da universidade no Brasil na 12a posição em 2016 no quesito artigos de ciência e engenharia (NSF, 2018). O intuito do trabalho foi identificar e compreender as motivações envolvidas nas relações universidade-empresa. A partir das evidências teóricas, realizou-se uma pesquisa exploratória com alguns representantes de universidades e representantes de empresas do Rio Grande do Sul. Com vertente qualitativa, fez-se necessária a coleta de dados primários por meio de entrevistas em profundidade a trinta e uma pessoas, sendo elas dezoito dirigentes e pesquisadores da universidade e treze dirigentes empresariais e de P&D. Na observação de inexistência de relações, o estudo apontou para presença de alguns preconceitos, oriundos do desconhecimento da realidade do outro. Quando identificou-se a existência da relação universidade-empresa, foram evidenciadas dificuldades que impactam sua associação e resultam no baixo rendimento das interações, influenciando o desenvolvimento, a expansão e a continuidade dos projetos científico-tecnológicos e do potencial alcance de inovação. A partir dos relatos dos entrevistados, foram percebidos interesses atendidos e não atendidos para ambos os atores, havendo ou não a concretização da relação universidade-empresa. As situações referidas indicam ruídos de comunicação, seja no início ou durante o projeto, seja relações desenvolvidas de forma inadequada ou no distanciamento entre os atores universidade e empresa.