Navegando por Palavra-chave "Revisão textual"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Trabalho de conclusão de cursoUma experiência didática de revisão de legendas no 1º ano do ensino fundamental(Instituto Superior de Educação Vera Cruz, 2021) Cardone, Janete Rodrigues; Pelissari, Cristiane; http://lattes.cnpq.br/0556680302349232; http://lattes.cnpq.br/0686447717263078A revisão textual realizada em turmas de 1º ano, consiste no processo pelo qual a criança adquire o conhecimento sobre a linguagem enquanto a utiliza, relendo e comparando sua produção a outros textos, escritos ou não por ela. É considerado um momento reflexivo que as crianças desenvolvem paralelamente ao domínio do sistema de escrita alfabético. O objetivo desta pesquisa é analisar e refletir sobre como crianças do 1º ano revisam seus escritos e os dos colegas; entender quais estratégias utilizam nas situações de revisão em sala e como as justificam. Para a coleta de dados, planejou-se uma situação didática com etapas articuladas entre si e progressiva em sua complexidade, criando um contexto de produção que envolveu toda a turma em um propósito comunicativo no qual ler e escrever faziam sentido. A fundamentação abarcou as concepções de linguagem, sujeito e aprendizagem, além de outros aspectos considerados importantes para a temática da pesquisa. Os dados colhidos foram analisados e organizados em quatro categorias, refletindo sobre as respostas dadas pelas crianças nos momentos de revisão e suas escolhas linguísticas.