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- Artigo de RevistaConsiderações sobre o Real, O Simbólico E O Imaginário Social Acerca Da Loucura Na Sociedade(ufba, 2023) Santos, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dosO objetivo desta contribuição é uma profunda reflexão a respeito da naturalização da loucura e do lugar que ela ocupa no imaginário social. A partir de falas analisadoras e de uma revisão bibliográfica que remonta a história da loucura, busca-se compreende os dispositivos que levam a patologização da diferença e, sobretudo, de que lugar e com qual propósito o saber sobre a loucura é construído. A investigação aponta que a loucura obteve sua qualificação através de uma construção social que defende valores impostos por uma autoritária classe dominante. Ainda reduzida a uma dimensão biológica, a loucura, nessa sociedade que execra a expressão da diferença e da criatividade, continua sendo álibi para o controle e a adequação social, para a promoção de violências sobre os corpos e para a medicalização da vida. Palavras-chave:Loucura, naturalização, normatividade; Imaginário social.
- LivroContribuições da neurociência para educação(Brazil Publishing, 2019) CARDOSO GOMES, EvaldoEste livro aborda as correlações entre as descobertas em neurociências e as diferentes didáticas de ensino. Sincroniza os avanços da evolução humana e as características que permitem o aprendizado com significado seguindo parâmetros indicados pelo próprio desenvolvimento cerebral. Informa ainda sobre mudanças na adolescência e sua importância para o ato de estudar. Promove conexões com as recentes descobertas das neurociências e princípios que norteiam a produção de materiais didáticos para sala de aula. Finaliza evidenciando as relações entre ciências do aprendizado, descobertas das neurociências e a teoria de aprendizagem de Vygotsky. Um livro essencial para biblioteca dos profissionais de ensino e de uso cotidiano nas diversas instituições de ensino.
- LivroEducação em Ciências, Saúde e Extensão universitária(Brazil Publishing, 2019) JOSÉ FIGUEIREDO COELHO, Francisco; TAMIASSO MARTINHON, Priscila; SOUSA, CéliaPesquisa, Docência e Extensão: os três pilares que estruturam as Universidades públicas de nosso país. Em meio a conquistas e desafios, seja nos cursos de licenciatura ou bacharelado, a formação superior encontra frequentes impasses. Por que os Projetos de extensão são tão importantes para uma ciência justa e democrática? Em que medida as ações de Extensão corroboram para o bem-estar intelectual e para a qualidade de vida dos agentes envolvidos? Quais suas potencialidades e desafios diante das dificuldades que a Universidade e a Pesquisa brasileira enfrentam? Essa e outras indagações certamente surgirão em sua mente com a leitura da Obra. Esperamos que, ao final dela, você tenha uma nova visão acerca das atividades extensionistas e sobre seus benefícios sociais a curto e longo prazos. Esperamos que as experiências de extensão relatadas e discutidas nesse livro agregue novos olhares acerca da extensão e sensibilize a todos para as múltiplas possibilidades de aproximar a Pesquisa e o conhecimento científico do público não acadêmico.
- LivroEnsino, assistência e avaliação de tecnologias na saúde (E-book)(Brazil Publishing, 2019) MARQUES LOPES, Flavio; SILVA SANTOS, Rodrigo daO objetivo deste livro foi descrever a evolução do ensino farmacêutico voltado às práticas clínicas e apresentar as novas diretrizes responsáveis por instituí-las no Brasil. O método utilizado consistiu em buscas realizadas na Internet em três bases de dados e sítios eletrônicos relacionados à educação e os serviços clínicos providos por farmacêuticos no Brasil. Divididos em três momentos distintos, observados em seu processo educacional e profissional, o farmacêutico inicia suas atividades nas boticas, voltando-se posteriormente para as indústrias e análises clínicas, e se reaproxima dos cuidados prestados ao paciente com a institucionalização dos serviços clínicos providos por farmacêuticos. A integração das diversas áreas dos conhecimentos farmacêuticos, frente à aquisição de competências clínicas, será fundamental para o seu reconhecimento como profissional prestador de serviços de saúde.
- LivroProtagonismo discente na geração de conhecimentos em saúde: Trilhas de aprendizagem(Rfb Editora, 2020) Júnior, Sivaldo; Baia, Karem; Salvador, Jamille; Valente, KeuryA obra “Protagonismo Discente na Geração de Conhecimentos em Saúde: Trilhas de Aprendizagem” faz parte do volume 2 do livro: Indicadores e Informações do Processo Saúde Doença. Trata-se de um trabalho dedicado ao valor dos estudos científicos e sua influência na resolução das diversas problemáticas relacionadas à saúde, essa edição tem como foco o protagonismo dos discentes em enfermagem durante sua trilha de aprendizagem em saúde no século XXI. A educação científica vem passando por modificações ao longo dos anos e na cultura atual “a ciência ocupa um lugar privilegiado” e cada vez mais as inovações tecnológicas, ligadas a ela, estão presentes na vida das pessoas. As instituições de ensino, de modo geral, enfrentam problemas no que se refere a maior aproximação com os serviços de saúde de forma mais ampla e articulada, persistindo uma distância entre o que se ensina na Universidade e o que demandam as políticas públicas do setor público. O protagonismo da enfermagem por meio dos discentes possibilita o desenvolvimento da autonomia cadêmico/profissional no âmbito da saúde, na qual favorece no progresso dos atuais e futuros enfermeiros, além de promover a formação de uma classe de sujeitos críticos e inovadores. Ademais, entende-se que o ensino, a pesquisa e a extensão deve fazer parte do cotidiano dos enfermeiros e discentes gerando bons frutos para a formação profissional dos acadêmicos, favorecendo o ensino-aprendizagem entre as partes envolvidas, além de fomentar a produção cientifica. É valido ressaltar que desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) (Lei nº 8.080 / 1990), ele está ordenado em cima desse tripé quanto a formação profissional, visto que, em 2003 houve a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), na qual tem como objetivo promover a integração e o avanço entre os setores da saúde e educação. Em virtude disso, os artigos reunidos nesta coletânea (volume 2) contém 09 capítulos que representam ações de saúde, desafios e dificuldades dos recém-graduando, tendo como foco, a Enfermagem. Relatos de experiência e revisões bibliográficas da literatura, fundamentadas nos resultados práticos obtidos pelos diversos autores, e vivenciados pelos discentes integrantes da Liga Acadêmica de Saúde Púbica (LASP). Portanto, espera-se que esta obra literária possa contribuir com a construção de novos conhecimentos acerca dos problemas apresentados, subsidiando uma reflexão sobre o processo de formação acadêmica/profissional e a consolidação do SUS.
- Trabalho de conclusão de cursoReflexões sociológicas sobre as práticas de prevenção e cura do câncer de mama pelas pacientes da unidade básica de saúde Santa Maria da CODIPI(Universidade Estadual do Piauí, 2019) Santana, Bruno Leonardo Pires Silva de; Oliveira, Antônio Glauber Alves; Oliveira, Antônio Glauber Alves; Pereira, Marcelo Reges; Oliveira, Márcia Adriana Lima deA presente investigação teve como meta analisar sociologicamente as práticas na prevenção e tratamentos do câncer de mama pelos pacientes da Unidade Básica de Saúde Santa Maria Da Codipi, moradoras do Bairro. Como as pacientes mulheres, que nunca tiveram, que têm ou já tiveram o câncer de mama e que usam o Sistema Único De Saúde (SUS), através desse Posto De Saúde percebem os tratamentos científicos, não científicos, relação doença - religiosidade e qual a ideia que as mesmas têm sobre a representação da doença.