Navegando por Palavra-chave "Saúde Escolar"
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- DissertaçãoFormação para o ensino da saúde na escola: o curso de educação física da Universidade Estadual Vale do Acaraú(Universidade Estadual do Ceará- UECE, 2017) Soares, Stela Lopes; Ferreira, Heraldo Simões; http://lattes.cnpq.br/4687823647729315; http://lattes.cnpq.br/6884284520373325; Lourinho, Lídia Andrade; http://lattes.cnpq.br/6662326867963958; Pequeno, Alice Maria Correia; http://lattes.cnpq.br/5606455282408274No atual cenário da educação brasileira, tratar sobre o ensino de saúde na escola deve ser uma preocupação pertinente do professor de Educação Física, já que este profissional é um dos responsáveis pelo assunto no âmbito escolar. Dessa forma, entende-se saúde na atualidade para além da prática regular de atividade física considerando os determinantes sociais como fator decisivo na aquisição da saúde. Percebe-se ainda, uma lacuna na matriz curricular em grande parte de cursos de Licenciatura em Educação Física no que se refere às disciplinas voltadas para o ensino da saúde na escola. Este estudo possui como objetivo de analisar a formação oferecida no curso de Licenciatura em Educação Física da UVA, para o ensino da saúde em ambientes escolares, no município de Sobral, Ceará. Para tanto, utilizou-se como pergunta investigativa: como ocorre a formação, no curso de Licenciatura em Educação Física da UVA, para o ensino da saúde em ambientes escolares? Assim, participaram da pesquisa 17 docentes membros do colegiado do curso de Educação Física da referida instituição. A coleta de dados foi realizada em duas fases: na primeira, foi feita uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso; e, na segunda, foram realizadas entrevistas com os docentes. Os principais resultados apontam que não há na matriz curricular do curso disciplinas direcionadas para o ensino da saúde e/ou para a saúde na escola, e que, o entendimento da maioria dos participantes da pesquisa sobre saúde é limitado. Conclui-se que a formação em Educação Física da IES pesquisada para o ensino da saúde na escola é frágil, permitindo um conhecimento apenas parcial da saúde, pois tal entendimento é mais amplo e passa pela aquisição de diversos fatores tais como: moradia, lazer, cultura, educação e emprego.