Navegando por Palavra-chave "Saúde Mental"
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- LivroContribuições da neurociência para educação(Brazil Publishing, 2019) CARDOSO GOMES, EvaldoEste livro aborda as correlações entre as descobertas em neurociências e as diferentes didáticas de ensino. Sincroniza os avanços da evolução humana e as características que permitem o aprendizado com significado seguindo parâmetros indicados pelo próprio desenvolvimento cerebral. Informa ainda sobre mudanças na adolescência e sua importância para o ato de estudar. Promove conexões com as recentes descobertas das neurociências e princípios que norteiam a produção de materiais didáticos para sala de aula. Finaliza evidenciando as relações entre ciências do aprendizado, descobertas das neurociências e a teoria de aprendizagem de Vygotsky. Um livro essencial para biblioteca dos profissionais de ensino e de uso cotidiano nas diversas instituições de ensino.
- LivroEducação em Ciências, Saúde e Extensão universitária(Brazil Publishing, 2019) JOSÉ FIGUEIREDO COELHO, Francisco; TAMIASSO MARTINHON, Priscila; SOUSA, CéliaPesquisa, Docência e Extensão: os três pilares que estruturam as Universidades públicas de nosso país. Em meio a conquistas e desafios, seja nos cursos de licenciatura ou bacharelado, a formação superior encontra frequentes impasses. Por que os Projetos de extensão são tão importantes para uma ciência justa e democrática? Em que medida as ações de Extensão corroboram para o bem-estar intelectual e para a qualidade de vida dos agentes envolvidos? Quais suas potencialidades e desafios diante das dificuldades que a Universidade e a Pesquisa brasileira enfrentam? Essa e outras indagações certamente surgirão em sua mente com a leitura da Obra. Esperamos que, ao final dela, você tenha uma nova visão acerca das atividades extensionistas e sobre seus benefícios sociais a curto e longo prazos. Esperamos que as experiências de extensão relatadas e discutidas nesse livro agregue novos olhares acerca da extensão e sensibilize a todos para as múltiplas possibilidades de aproximar a Pesquisa e o conhecimento científico do público não acadêmico.
- DissertaçãoEfeito de uma intervenção interdisciplinar no estado nutricional, na capacidade físico-funcional e nos fatores psicológicos e emocionais de idosas(UniCesumar, 2022) Oliveira, Fabiano de; Bennemann, Rose Mari; Branco, Bráulio Henrique Magnani; http://lattes.cnpq.br/9666687242230391; http://lattes.cnpq.br/4837831466510598; http://lattes.cnpq.br/6360296025190227; Milani, Rute Grossi; http://lattes.cnpq.br/8844448878404124; Nardo Junior, Nelson; http://lattes.cnpq.br/0191378671965616Introdução: o estado nutricional e a capacidade funcional estão diretamente relacionados a qualidade de vida do idoso. Da mesma forma, a autoestima, ansiedade e depressão podem impactar a saúde dessa população. Objetivo: avaliar o efeito do exercício físico sobre o estado nutricional, capacidade físico-funcional, auto estima, ansiedade e depressão em idosas com excesso de peso e obesidade após intervenção interdisciplinar. Métodos: o estudo é um ensaio clinico, com mulheres idosas (idade ≥60 anos). Foi realizado 12 semanas de intervenções de interdisciplinar de educação física (3 vezes por semana) e psicologia (1 vez por semana) ambas intervenções com duração de 60 minutos cada. O estado nutricional foi avaliado pelo índice de massa corporal (IMC). A capacidade físico-funcional pela avaliação da força dos membros inferiores e superiores, da flexibilidade, do risco de quedas, da força dos músculos da mão e do antebraço e da capacidade funcional e aeróbica. A autoestima, pela escala de autoestima de Rosenberg (EAR). A ansiedade pela escala de Hamilton de Ansiedade (HAM-A), e sintomas depressivos pelo Patient Health Questionnaire–9. A análise estatística foi realizada pelo teste t student de medidas pareadas para comparar os momentos pré e pós-intervenção. Foi estabelecido o nível de significância de 5%. Além disso, foi calculado o tamanho do efeito pelo d Cohen. Resultados: foram avaliadas 23 idosas. Em relação ao estado nutricional, diferença estatisticamente significativa (p<0,05) foi verificada na massa corporal, IMC, massa livre de gordura e massa musculoesquelética. Por outro lado, não foi observado diferença estatisticamente significativa na massa magra, no percentual de gordura corporal, na gordura visceral e na taxa metabólica basal (p>0,05). Nas variáveis da capacidade físico-funcional (força isométrica máxima de preensão manual direita, força isométrica máxima de preensão manual esquerda, flexão de cotovelos, timed up and go, sentar e levantar, teste de caminhada de seis minutos e VO2pico, foi observado diferença estatisticamente significativa. Diferentemente, para a flexibilidade não foi verificado diferença estatisticamente significativa. Em relação a autoestima, ansiedade e depressão foi observado diferença estatisticamente significativa apenas em relação a ansiedade (p<0,05). Conclusão: conclui-se que intervenções de educação física e a psicoterapia são benéficas para promoção de saúde de pessoas idosas.
- Capítulo de livroEmergências psiquiátricas na fase infantojuvenil: uma revisão de literatura(Universidade Federal de Pernambuco, 2022) Castro, Magna da Silva de; Diniz, Samara Dantas de Medeiros; Galvão, Natallie Cecília dos Santos; Pontifícia, Ludmilla Rafaela Marinho da Silva; Portugal, Rafaela de Jesus; Souza, Francisco Lucas Leandro de; Souza, Zildenilson da Silva; Oliveira, Sirlene Aparecida de; Santos, William França dos; Andrade, Kevin da Costa; Oliveira, Gustavo de; Silva, Heloiza Talita adriano daEste capítulo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre emergências psiquiátricas em crianças e adolescentes, destacando o aumento significativo desses casos nos serviços de saúde. A fase infantojuvenil é marcada por intensas transformações físicas e emocionais, tornando os jovens mais vulneráveis a transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtornos obsessivos-compulsivos, psicóticos e tentativas de suicídio. A pesquisa foi realizada com base em artigos publicados entre 2016 e 2021, selecionados a partir de bases como BDENF, BVS, LILACS e SciELO. Dos 87 artigos inicialmente encontrados, apenas 4 atenderam aos critérios de inclusão. Os dados analisados revelam que fatores como desilusões amorosas, conflitos familiares, violência doméstica e sensação de impotência são gatilhos frequentes para as crises psiquiátricas. O estudo também aponta maior incidência desses transtornos no gênero feminino, relacionado a situações de violência emocional e física. Além disso, o trabalho evidencia o despreparo de muitos profissionais de saúde para lidar com emergências psiquiátricas, reforçando a necessidade de capacitações específicas e ações de promoção da saúde mental nas escolas. A conclusão enfatiza a importância de políticas públicas que garantam assistência psicológica gratuita e contínua, bem como a necessidade de novos estudos que acompanhem as transformações sociais e emocionais da juventude contemporânea.