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Navegando por Palavra-chave "Sala de Aula Invertida"

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    Dissertação
    A aprendizagem da probabilidade no 9º ano do ensino fundamental por meio da produção de mídias digitais
    (Universidade Luterana do Brasil, 2023) Jesus, Cleiton Ribeiro de; Homa, Agostinho Iaqchan Ryokiti; http://lattes.cnpq.br/3453255912252811; https://lattes.cnpq.br/6246744019151545; Figueiredo, Fabiane Fischer; http://lattes.cnpq.br/9811849246967453; Groenwald, Claudia Lisete Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8981045307087356; Andrade Neto, Agostinho Serrado de; http://lattes.cnpq.br/1253401330501170; Homa, Agostinho Iaqchan Ryokiti; http://lattes.cnpq.br/3453255912252811
    O processo de aprendizagem da probabilidade na Matemática ligado à produção de animações didáticas, histórias e cartoons digitais é uma abordagem metodológica diferenciada que é capaz de proporcionar uma situação didática de aprendizagem dos conceitos matemáticos relativos à Probabilidade, desenvolvendo as habilidades necessárias para os alunos serem protagonistas da própria construção do conhecimento. Esta dissertação teve por objetivo geral investigar as contribuições que a atividade de produção de animações didáticas, histórias e cartoons digitais, sob as características da metodologia ativa da sala de aula invertida, trazem para a aprendizagem da Probabilidade no 9º ano do Ensino Fundamental. A dissertação está vinculada à hipótese de que o aluno se torna protagonista de sua aprendizagem quando está ensinando, explicando, resumindo, estruturando, definindo, generalizando, elaborando e ilustrando, ou seja, aprende ao aplicar na prática os conceitos adquiridos para que aconteça uma aprendizagem mais significativa. Para serem protagonistas da sua aprendizagem, espera-se que os alunos aprofundem seus conhecimentos na temática voltada à Probabilidade e, por meio disso, passem a produzir animações didáticas, histórias e cartoons digitais que contribuam para o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, podendo ser trabalhado de diferentes formas na sala de aula. A metodologia utilizada para a pesquisa foi de cunho qualitativo do tipo estudo de caso. Essa metodologia enfatiza mais o processo de análise do que o produto final obtido, e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes, possibilitando um contato direto do pesquisador com os alunos. Os resultados apontam que a produção das animações didáticas, histórias e cartoons digitais é um meio para a Educação Matemática, contribuindo sob diversas formas, desde o despertar do interesse dos alunos, ao desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida em sociedade. Constatou-se, durante a aplicação, que os alunos pesquisaram e aprofundaram os conhecimentos no objeto de conhecimento de Probabilidade e obtiveram domínio tanto na criação das situações problemas e sua possível resolução, quanto na produção das mídias didáticas digitais. O resultado da pesquisa mostra que a atividade de produção das animações didáticas, histórias e cartoons digitais com a utilização da metodologia ativa da sala de aula invertida fez com que os alunos se tornassem protagonistas do seu próprio conhecimento, pois realizaram pesquisas de forma autônoma, utilizaram a criatividade, buscaram os diversos aplicativos, criaram as histórias problemas e os resolveram com a criação das mídias digitais, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem do objeto de conhecimento de Probabilidade.
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    Artigo de Revista
    A Aprendizagem de Probabilidade no 9º Ano do Ensino Fundamental por meio da Produção de Mídias Digitais
    (Universidade Luterana do Brasil, 2024) Jesus, Cleiton Ribeiro de; Homa, Agostinho Iaqchan Ryokiti
    São apresentadas a proposta e os resultados da pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, e o objetivo geral foi investigar as contribuições que a atividade de produção de animações didáticas, histórias e cartoons digitais, sob as características da metodologia ativa da sala de aula invertida, trazem para a aprendizagem da Probabilidade no 9º ano do Ensino Fundamental. Considerou-se que o processo de aprendizagem pela produção de animações didáticas, histórias em quadrinhos, denominados como cartoons digitais, seria uma abordagem metodológica capaz de proporcionar uma situação didática na qual os alunos seriam protagonistas da sua aprendizagem, pois eles necessitariam se apropriar dos conceitos da temática proposta, para produzirem uma narrativa que apresentasse um problema e sua solução na forma de uma mídia digital. Os resultados apontam que a produção das cartoons digitais é um recurso para a Educação Matemática, contribuindo com o despertar do interesse pelo estudo para o desenvolvimento da atividade. Constatou-se que os alunos pesquisaram e aprofundaram seus conhecimentos sobre Probabilidade ao estudarem para a criação dos seus cartoons digitais. Observou-se que a atividade proposta pode ser considerada como uma metodologia ativa se caracterizando como uma sala de aula invertida na qual os alunos se tornassem protagonistas da sua aprendizagem, pois pesquisaram a temática de forma autônoma, estudaram diversos problemas de contagem e probabilidade adaptando-os à sua linguagem. O professor atuou como mediador, validando os problemas propostos bem como a sua resolução. Os trabalhos apresentados pelos grupos foram discutidos em sala de aula trazendo uma diversidade de situações problema favorecendo o processo de aprendizagem do objeto de conhecimento de Probabilidade.
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