Navegando por Palavra-chave "Sociedade"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- LivroAbordagens em Saúde Pública: Dos tempos normais a Pandemia(Editora MultiAtual, 2021) Silveira, Jader Luís daTodo o sistema de saúde foi drasticamente impactado pela pandemia do novo coronavírus. Uma remodelagem rápida precisou ser feita para atender os diversos casos da doença que são descobertos a cada dia. A pandemia do suscitou medidas emergenciais dos países e, especificamente no Brasil, foram estabelecidos o fechamento indeterminado de escolas e universidades públicas, o distanciamento social e a permanência de todos em suas residências para evitar a disseminação do problema. Espera-se que a pandemia sirva de lição para gestores e demais envolvidos com o sistema de saúde brasileiro. A obra “Abordagens em Saúde Pública: Dos tempos normais a Pandemia” foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área. Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores. Este e-book conta com trabalhos científicos aliados às temáticas das práticas ligadas saúde pública e a pandemia do Covi-19, bem como os aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
- LivroA Ciência como Legitimadora do Racismo(Editora MultiAtual, 2021) Nascimento, Camila doA discriminação das pessoas em razão da cor da pele, pelos não pretos, foi disseminada pela cultura ocidental, detentora das formas de poder, e foi sustentada em supostos princípios religiosos científicos, como a eugenia. Os brasileiros discriminam as pessoas pela raça; o antecedente mais marcante, por sua violência, é a escravatura. Nesta obra se faz uma recuperação histórica das origens do racismo, se desvela a inexistência de base científica do tratamento discriminatório; analisam-se as suas consequências para o conjunto da sociedade e, a modo de estudo de caso, se examina como o racismo se introduz nas escolas.
- Artigo de RevistaExu diaspórico: um conceito decolonial forjado para compreender o princípio exúlico de comunicação e a pedagogia das encruzilhadas(Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), 2024) Pereira de Araújo, AlexEste trabalho trata do conceito Exu Diaspórico, o qual foi forjado para lidar com as pesquisas empíricas situadas dentro do quadro teórico da vaga decolonial. Sua concepção está ligada às tradições iorubanas diaspóricas nessa parte do Atlântico Sul onde emergiram outros sistemas, resultantes, quer seja de fragmentos e vestígios de narrativas em gestos de memória e resistência, quer seja da tradução realizada pelo outro, muitas vezes, por meio de um processo de carnavalização cultural, que, por sua vez, se deu pela convivência com os bantu, com os povos autóctones e com o colonizador europeu. Este conceito se articula com o conceito de língua-linguagem como encruzilhada apresentado por Araújo (2021a), mas pode ser tomado, ainda, de forma independente. Portanto, trata-se de uma discussão conceitual que visa contribuir com as reflexões e pesquisas decoloniais. O conceito também está a cargo de noções como negritude e Baianidade. Contudo, ele aparece para reunir todas as representações de Exu que resultaram da diáspora negra em meio a um processo de carnavalização das tradições iorubanas em contato com outras culturas e cosmologias.
- Artigo de RevistaHannah Arendt: a crise cultural, educacional, ambiental e política na contemporaneidade(LOGOS University International (UNILOGOS), 2022) Ferreira, Josuel de Souza; Yildirim, KemalEste artigo tem como objetivo discutir o seguinte tema: Hannah Arendt: A crise cultural, educacional, ambiental e política na contemporaneidade. Nessa perspectiva, a questão levantada nesta pesquisa foi a seguinte: Como analisar a crise da cultura social, educacional, ambiental e política na contemporaneidade sob a ótica de Hannah Arendt? Nesse sentido, a presente pesquisa justifica-se principalmente porque é hora de refletir criticamente sobre a crise da cultura social, ambiental e política. Assim, refletindo sobre esse tema a partir de Hannah Arendt, busca-se compreender sua importância, principalmente na sociedade atual, onde muitas pessoas buscam respostas sobre questões relevantes. Este tema é extremamente relevante aos olhos dos estudiosos da sociologia e principalmente de toda a comunidade acadêmica, que deseja compreender a crise cultural, educacional, ambiental e política em que vivem. Neste texto, que teve como objetivo geral analisar a crise cultural-social, educacional, ambiental e política na contemporaneidade sob o olhar de Hannah Arendt. Neste processo, o objetivo geral foi dividido em três objetivos específicos, que foram: fazer uma análise crítica e reflexiva da crise cultural-social, educacional, ambiental e política; identificar a cultura quanto à sua importância social para o mundo contemporâneo; e verificar a impotência da cultura para a política no mundo contemporâneo. Nessa perspectiva, utilizou-se a metodologia com pesquisa qualitativa e sistemática, onde o procedimento metodológico utilizado foi a análise de conteúdo à luz de Hannah Arendt. Por fim, os resultados encontrados nesta pesquisa nos levam a perceber que a crise cultural, educacional, ambiental e política faz com que cada um dos indivíduos reflita criticamente sobre a atual sociedade em que vive.
- LivroA literatura e suas (inter)faces com a Cultura, História e Sociedade(Editora MultiAtual, 2021) Silva, Rian Lucas da; Rodrigues, Golbery de Oliveira Chagas AguiarInúmeras fontes de saberes foram redimensionadas no pós-1960. Dentre elas, o saber literário ampliou seus horizontes e, notadamente, ficou maior do que si mesmo, porque investiu no consórcio de forças dialógicas, promovido pela lógica dos estudos culturais, que buscou convergências com a História e com a Sociedade. Daí verificou-se a interface cada vez mais profícua entre o espaço da literatura/poiesis e outros sistemas artísticos, como a música, o cinema, o teatro, dentre outros. A concepção de cultura – gestada pelos movimentos do pós-1960 – autorizou que cada espaço de saber sócio humano saísse “do seu quadrado” para intercambiar valores, expertises, trocas simbólicas mútuas, com a finalidade clara de um enriquecimento bilateral, em que o ganho resultante dessa troca seja visível/sensível. Se antes desse novo pensar cultural, histórico e social, cada espaço de saber tinha fronteiras fixas, bem definidas, com as novas diretrizes, percebemos “fronteiras móveis”, promovendo intersecções ininterruptas entre as técnicas de cada sistema. Essa perspectiva de interconexão, que coloca o eu e o outro, não apenas no terreno da diferença, mas também no espaço do diálogo, da troca e da interseção, exige do estudioso da cultura um novo olhar sobre o produto literário contemporâneo. A literatura, como outros campos de atuação humana, é filha de seu tempo, de suas condicionantes discursivas e o momento atual prevê perfis, olhares, posturas condizentes com esta lógica de revisitar o cânone literário posto, refletir sobre os atos que nos foram narrados e buscar fazer diferente, quando possível, nas produções contemporâneas, que fomentam em diversas áreas do conhecimento humano, a exemplo, da psicologia, da antropologia, da literatura, da semiótica, entre outras, um consórcio hermenêutico mútuo, na busca da promoção de mais inclusão e de convivência respeitosa entre tudo e todos. Nessa conjuntura, o presente e-book intitulado “A literatura e suas (inter)faces com a Cultura, História e Sociedade” objetiva promover um maior alcance de trabalhos, pesquisas e/ou estudos que tragam, em seu bojo, contribuições relevantes para o estudo da Literatura enquanto manifestação artística que se liga, ora diretamente ora indiretamente, com as diversas áreas do saber humano, a fim de promover um trabalho multifacetado, (inter)/(multi) e (trans)disciplinar.
- LivroTemáticas em Literatura: Cultura, História e Sociedade(Editora MultiAtual, 2021) Silva, Rian Lucas da; Rodrigues, Golbery de Oliveira Chagas AguiarDiante da urgente necessidade de manter ativa a presença da literatura em nosso meio, que o presente e-book intitulado “Temáticas em Literatura: Cultura, História e Sociedade” surge da necessidade de trazer discussões acerca das variadas formas de relações, contradições, possibilidades e limites, enfim, interfaces, com algum dos seguintes campos teóricos: Literatura, Cultura, História, Sociedade, Educação e temas afins, para que haja uma maior promoção – por meio de trabalhos científicos – à visibilidade de produções que se voltem à necessária temática aqui abordada. Espera-se, portanto, que os trabalhos contidos neste e-book apresentem reflexões teórico-práticas sobre temáticas e assuntos que, de alguma forma, relacionem-se com a literatura seja de forma direta ou indireta, com o propósito de abrir espaço para produções de pesquisadores que se debrucem sobre o vasto e amplo contexto do universo literário. (Os Organizadores).
- LivroTempos dos caminhos e descaminhos de uma cidade do interior paulista: Brotas 1830-1920(Brazil Publishing, 2019) OLIVEIRA, Flávia Arlanch Martins deAs questões abordadas nesse livro tratam a cidade de Brotas nos seus primeiros oitenta anos de existência, ou seja, da sua fundação até o final da década de 1910. A primeira data baliza o início do povoado e a segunda, a entrada de novas determinações históricas. Dentro do período proposto são abordados vários aspectos do desenvolvimento da cidade em um arco que engloba a política, a economia, a sociedade, a religião e a cultura dentro da dinâmica das transformações inerentes a segunda metade do século XIX e início do XX, período no qual o café regeu grande parte da vida das cidades paulistas.