Navegando por Palavra-chave "Tecnologias Digitais na Religião"
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- TeseAntropologia da inclusão religiosa judaica: conversão ao judaísmo online: a incorporação dos rituais religiosos judaicos em ambiências virtuais(Logos University International - UNILOGOS, 2023) Lima, Alan Freire de; Fofonca, Eduardo; Fofonca, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/4161477566095685; https://unilogos.edu.eu/repositorio/; Fofonca, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/4161477566095685; Leite, Maria Alzira; http://lattes.cnpq.br/1288740630738555; Hardagh, Claudia Coelho; http://lattes.cnpq.br/4855101093806729; Schütz, Jenerton Arlan; http://lattes.cnpq.br/6075418179655079; Silva, Rita de Cássia Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/8104655070142689A presente tese descreveu e discutiu a abrangência que as ambiências virtuais foram incorporadas na cultura judaica e nos rituais religiosos judaicos. A problematização da pesquisa foi verificar se as tecnologias digitais estão presentes e de que forma modificaram os rituais judaicos e se cumpre um papel inclusivo no judaísmo. A metodologia aplicada foi mista, incluindo a revisão bibliográfica, tendo uma abordagem exploratória e etnográfica descritiva da antropologia. A fundamentação teórica abrangeu em um primeiro momento aspectos da ciência da informação, ciberespaço, cibercultura e ciber-religiosidade, posteriormente trabalhamos as concepções de cultura, povos originários e identidade judaica dentro do arcabouço teórico da antropologia e de teorias judaicas especializadas, por conseguinte sobre exclusão e inclusão religiosa no judaísmo, e uma discussão sobre a descrição sobre conversão ao judaísmo online, ordenação rabínica online e sobre rituais religosos judaicos pela internet. A revisão bibliográfica abarcou o impacto das novas tecnologias digitais na sociedade abordadas por Bembem (2013), Lévy (1999), Miklos (2010) dentre outros; e sobre os aspectos da filosofia e da antropologia propostas por Geertz (2014), Lévy-Strauss (2017), Malinoswi (2013), Franz Boas (2011), Franz Boas (2023), Scocuglia (2002), Muhl (2020), Dilthey (1989), Silva (2015), como também da história e da cultura judaica e criptojudaica com Cukierkorn (1994), Novinsky (2015), Donin (1983) dentre outros, e por fim teorias sobre inclusão e pluralismo com os autores Freire (2008), Cézar (2012), Nadell (2021), Arendt (2007), Arendt (1979), Winckler (2004), Dolsten (2017) e demais autores. O primeiro capítulo abordou tecnologias digitais, ciberespaço, cibercultura, ciber-religiosidade e ciber-religião nas ambiências virtuais e dos seus impactos sociais; o capítulo segundo se debruçou sobre a gênese dos processos culturais humanos, povos indígenas e originários, povos nativos, povos ancestrais; o terceiro capítulo inclina-se a reflexões sobre pluralismo, inclusão e inclusão religiosa judaica; o quarto capítulo foi a aplicação da descrição de websites judaicos sobre estudos judaicos para conversão ao judaísmo e para formação rabínica online e mostrou a existência tanto de websites como das redes sociais virtuais, e as possibilidades que as ambiências virtuais possibilitaram para as variadas manifestações culturais, cultos e rituais religiosos judaicos na modalidade online. Durante a presente tese, confirmou-se que já é uma realidade os rabinatos e rabinos que fazem conversões ao judaísmo oficial pela internet e que os websites judaicos e a imprensa judaica divulgaram que há pessoas que já procuraram a conversão ao judaísmo oficial pela internet por diversos fatores, seja por distância geográfica, segregacionismo judaico de comunidades judaicas físicas locais, bairrismo, elitismo e oligarquismo, arbitrariedades políticas e religiosas como barreiras à conversão ao judaísmo oficial dentre outras variáveis.