Submissões recentes
- TeseFormação ética em cursos superiores da Computação: uma perspectiva para a promoção de agentes morais responsáveis(Universidade Estácio de Sá, 2024) Silva, Roberto Cardoso Freire da; Carvalho, Jaciara de Sá; http://lattes.cnpq.br/3247538196614621; 08077301738; http://lattes.cnpq.br/5554122156574905; Carvalho, Jaciara de Sá; http://lattes.cnpq.br/3247538196614621; Saldanha, Luis Cláudio Dallier; http://lattes.cnpq.br/6177663314282321; Saul, Alexandre; http://lattes.cnpq.br/6664628457125646; Ferro, Mariza; http://lattes.cnpq.br/5895202268828302; Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida, Maria Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/7485134644744641A popularização da Internet e as inovações no campo da Computação dos últimos anos, mais especificamente no que se relaciona ao Big Data e à Inteligência Artificial (IA), apresentam problemáticas para a Educação. Parte de nossas vidas e interações em meios digitais vem sendo desenvolvida em ambientes controlados e gerenciados por algoritmos que se reconfiguram a partir de nossas ações, limitando nossas escolhas, influenciando nossas visões de mundo e a forma como somos socialmente representados, dentro e fora dos ambientes virtuais. Um desafio a ser enfrentado é a formação ética-moral de graduandos que atuam diretamente na produção dessas tecnologias orientadas por dados. Ainda que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da Computação recomendem, como parte integrante e fundamental ao longo do processo formativo, o desenvolvimento de "questões éticas, sociais, legais e econômicas", a formação desses agentes morais responsáveis tem sido pouco objeto de estudo na área. Esta tese apresenta uma perspectiva para a formação ética desses profissionais após uma investigação empírica e documental que envolveu cinco cursos superiores da Computação, públicas e particulares, de quatro regiões do Brasil, além de uma universidade norte-americana referência em inovação. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas com coordenadores dos cursos e do estudo de seus Projetos Pedagógicos. A pesquisa foi desenvolvida sob abordagem qualitativa orientada pelo paradigma crítico-transformador e recorrendo a análise de conteúdo. O referencial reúne autores alinhados a uma perspectiva problematizadora de educação, como Freire, Arendt, Goergen, e que discutem ética e formação moral sob uma perspectiva histórica não prescritiva, como Goergen, Vázquez, Oliveira e Cortella. Nossa análise aponta a inadequação das abordagens tradicionais para a formação ética na área da Computação, caracterizadas pela oferta ocasional de temas em disciplinas isoladas e pela transmissão de “valores universais” de forma superficial e descontextualizada. Essa abordagem contribuiria pouco para a formação de agentes morais criticamente conscientes das implicações de suas práticas. De fato, estes profissionais são frequentemente submetidos a processos formativos que priorizam valores mercadológicos que distorcem os princípios éticos em prol de interesses econômicos. Para enfrentar esse desafio, é urgente revisitar e reestruturar políticas, pressupostos e práticas educacionais na área da Computação. Este trabalho aponta a necessidade de ajustes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que favoreça uma reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) que contemple uma transdisciplinaridade dialógica, representativa dos diferentes sujeitos em seus campos do conhecimento, buscando assegurar que os valores sociais representativos da coletividade permeiem e orientem todo o processo formativo. Enquanto mecanismos normativos representantes do interesse público, as DCN devem criar condições para que os espaços formativos não sejam cooptados por interesses mercadológicos ou de grupos específicos, contrários a uma formação cidadã.
- TeseA formação continuada de professores no município de São Gonçalo (RJ): percepções sobre as ações formativas locais(Universidade Estácio de Sá, 2024) Martins, Filipe Ferreira; Santos, Sonia Regina Mendes dos; http://lattes.cnpq.br/6858518428711558; http://lattes.cnpq.br/0073708497002311; Santos, Sonia Regina Mendes dos; http://lattes.cnpq.br/6858518428711558; Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/6986927279922334; Ferreira, Diego Jorge; http://lattes.cnpq.br/2873290682177349; Corrêa, Cintia Chung Marques; http://lattes.cnpq.br/4691196404656135; Ferreira, Giselle Martins dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8992700249707040Esta pesquisa, de cunho qualitativo, trata das percepções de diretores escolares e de orientadores pedagógicos acerca da formação continuada de professores que atuam na Rede Pública Municipal de Ensino do município de São Gonçalo, localizado na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro Municipal de Referência em Formação Continuada "Prefeito Hairson Monteiro dos Santos" (CREFCON-SG). Há muito se tem associado a qualidade da formação que os professores recebem à qualidade do ensino que é oferecida aos alunos, no contexto das escolas nas quais atuam e, por consequência, com efeitos no sucesso ou êxito escolar desses alunos. Partindo-se dessa compreensão, ações formativas oferecidas aos professores após a formação inicial e realizadas ao longo do exercício profissional, adquirem importância ímpar no cenário educacional brasileiro. A tese sustenta-se na literatura relacionada à formação continuada de professores e ao desenvolvimento profissional docente na atualidade. O principal objetivo dessa pesquisa é compreender quais as percepções de diretores escolares e de orientadores pedagógicos que atuam em escolas dos 5 distritos de São Gonçalo (RJ), a respeito das ações de formação continuada disponibilizadas pela instituição investigada. A pesquisa traz em seu cerne, cinco questionamentos principais, quais sejam: [a] identificar quais foram as principais ações de formação continuada oferecidas aos profissionais da educação vinculados à Rede Municipal de Educação de São Gonçalo (RJ), no contexto do CREFCON-SG, nos últimos três anos, [b] conhecer quais as percepções dos participantes da pesquisa a respeito tanto da instituição quanto das ações de formação continuada oferecidas pelo CREFCON-SG, [c] verificar se as necessidades e os anseios dos participantes da pesquisa quanto as ações de formação continuada oferecidas pelo CREFCON-SG estavam sendo atendidos, [d] identificar se houve a participação efetiva dos profissionais que atuam nas escolas no que se refere ao planejamento e a construção dessas respectivas ações formativas ofertadas pela instituição, e [e] compreender quais foram os principais desafios enfrentados pelos participantes da pesquisa no que tange à formação continuada durante a pandemia de COVID-19. Para isso, foram utilizadas entrevistas contendo questões semiestruturadas como instrumentos voltados à geração de dados. As entrevistas foram transcritas e os dados foram categorizados e analisados sob a luz da Análise de Conteúdo. Os dados apresentados permitem concluir que apesar de as ações formativas coordenadas e oferecidas por essa secretaria de educação serem compostas, em sua maioria, por ações pontuais e conteudistas, corporificadas em palestras e cursos de curta duração, alinhadas à uma perspectiva tradicional e individualista de formação continuada, os profissionais da educação entrevistados têm uma visão positiva a respeito do trabalho realizado pelo centro de formação continuada investigado e pelas ações formativas por ele oferecidas. No entanto, por afirmarem não se sentirem plenamente atendidos, nos termos dos seus estatutos e regulamentos, quanto à garantia do seu direito à participação nessas (e em outras) ações formativas, torna-se urgente a incorporação de medidas, de parte do poder público, que favoreçam a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos profissionais que atuam nas escolas da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo (RJ).
- TeseO IV livro do De Gestis Mendi de Saa do Pe. José de Anchieta, S.I.: a latinização do Brasil quinhentista(Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009) Kaltner, Leonardo Ferreira; Tannus, Carlos Antônio KalilEste trabalho consiste no estudo do corpus novilatino anchietano, especificamente, no estabelecimento de texto, tradução e comentários do IV Livro do poema épico De Gestis Mendi de Saa de José de Anchieta, S. I, a partir da divisão em quatro livros do Pe. Armando Cardoso, S. I. Para tanto, utilizou-se a editio de 1563 do poema, intitulada Excellentissimo, singularisque fidei ac pietatis Viro Mendo de Saa, australis, seu Brasillicae Indiae Praesidi praestantissimo. Conimbricae. Apud Ioannem Aluarum Typographum regium. MDLXIII. Para contextualização histórica, utilizou-se, igualmente, entre outras, a obra de Jean de Léry: Historia nauigationis in Brasiliam, quae et America dicitur. Qua describitur auctoris nauigatio, quaeque in mari uidit memoriae prodenda: Villagagnonis in America gesta: Brasiliensium uictus et mores, a nostris admodum alieni, cum eorum linguae dialogo: animalia etiam, arbores, atque herbae, reliquaque singularia et nobis penitus incognita. A Ioanne Lerio Burgundo. Gallice scripta. Nunc uero primum Latinitate donata, et uariis figuris illustrata. Excudebat Eustathius Vignon, anno MDLXXXVI.
- TeseA escrita para piano de Liduino Pitombeira e suas potenciais fases (tendências) composicionais(Universidade Estadual Paulista, 2024) Mello, Felipe Aparecido; Marun Filho, Nahim; Ferreira, Arthur Rinaldi; http://lattes.cnpq.br/4206218655787669; http://lattes.cnpq.br/8522763315330639; http://lattes.cnpq.br/6419372757963416; Marun, Nahim; http://lattes.cnpq.br/8522763315330639; Benedetti, Danieli; http://lattes.cnpq.br/1008125993470346; Pitombeira, Liduino; http://lattes.cnpq.br/2580064972508587Nesta pesquisa proponho investigar as peculiaridades contidas na escrita musical do compositor brasileiro Liduino José Pitombeira de Oliveira (Liduino Pitombeira), mediante a análise das estruturas composicionais de cinco obras para piano solo, a saber: Suíte Russana Op.11 (1992); Sertão Central Op.84 (2004); Suíte Brasileira Op.92 (2005); Trois Monuments Op.234 (2018) e Nocturne Op. 266 (2021). A escolha destas obras se deu por suas configurações e pelo fator cronológico, abrangendo um período composicional com cerca de 30 anos (juventude, maturidade e a fase atual de produção de Pitombeira). Desse modo, intenta-se investigar as sutilezas de sua escrita por intermédio da análise estrutural e textural, na condução de perspectivas que compreendam os afetos gerados por meio de seu colorido (espectro sonoro). Atenta-se para a importância da ordem cronológica das obras em destaque, corroborando a hipótese acerca de uma possível síntese que se compõe por três fases distintas de sua produção musical. Nesse sentido, faz-se necessário considerar o emprego de paralelos com suas obras de cunho sinfônico e música de câmara, bem como outras obras tradicionais do repertório ocidental. Para tal fim, propõe-se utilizar abordagens diversas de análise musical para extrair informações que possam embasar tais particularidades, compreendendo duas frentes metodológicas principais: (1) por meio da análise tradicional (forma e estrutura) e motívica, envolvendo abordagens contidas em Schoenberg (1996, 2001, 2014), Persichetti (1961), Réti (1951), Berry (1987), Caplin (1998), Rink (2002, 2007), Almada (2010), Straus (2005) e Richard Cohn (2012) a fim de tipificar indícios que pontuem as possíveis transformações de sua escrita ao longo do tempo, além de fomentar subsídios teóricos que possam ser aplicados como ferramentas para as práticas interpretativas; (2) por meio de conceitos que envolvam a semiologia – embasada nos escritos de Jean-Jacques Nattiez (1990) –, no intuito de depurar noções que contribuam para corroborar as potenciais características indutivas (afetos) contidas no repertório para piano em foco.
- TeseTraditio Sphaerae: o marco cosmológico esférico e o conhecimento científico nos processos de figuração celestial em imagens e textos(Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2024) Mendes, Jefferson de Albuquerque; Lemos, Maya Suemi; Berbara, Maria Cristina Louro; http://lattes.cnpq.br/0220141208589293; http://lattes.cnpq.br/2542978720031770; http://lattes.cnpq.br/9826678598283483; Fernandes, Cássio da Silva; http://lattes.cnpq.br/6029273355119643; Haddad, Thomás Augusto Santoro; http://lattes.cnpq.br/5136608144431040; Baumgarten, Jens Michael; http://lattes.cnpq.br/1801238997224040; Ragazzi, Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7324327996376435Esta tese situa a Traditio Sphaerae no quadro de um mais vasto encadeamento artístico, filosófico e histórico, o qual não pode, evidentemente, ser esvaziado plenamente, mas apenas esboçado em suas linhas gerais. O movimento que se propõe aqui descrever, longe de estar concentrado e fechado sobre si mesmo, encontra-se, muito pelo contrário, ligado por múltiplos vínculos tanto no futuro quando ao passado. Ela constitui apenas um ato, uma fase singular do imenso movimento que possibilitou o indivíduo o pensamento de si mesmo. O sentimento específico de si mesmo e a sua autoconsciência específica. A presente tese procura considerar a história da Traditio Sphaerae sob uma luz que não tem por única finalidade estabelecer e descrever os resultados, mas, ademais, revelar as forças criadoras por meio das quais esses resultados são intimamente elaborados. Portanto, este trabalho está alicerçado em algumas ideias-teses que corroborarão as proposições aqui apresentadas: 1) a fundamentação da esfera celeste em textos e imagens na antiguidade clássica; 2) sobrevivência da Traditio Sphaerae; 3) o paradigma figurativo da esfera. Desse modo, pretende-se cotejar as interpretações cosmológicas anteriores com o momento de figuração das esferas celestes, com o momento de ruptura entre astrologia e astronomia, do pensamento mágico-imagético a o racional- matemático, da arte à ciência, buscando entender em que termos essas imagens corroboraram o processo de desenvolvimento e emancipação das imagens
- TeseReflexão sobre a matemática e seu processo de ensino-aprendizagem: implicações na (re)elaboração de concepções e práticas dos professores(Universidade Federal da Paraíba, 2009) Silva, Adelmo Carvalho; Rego, Rogéria Gaudencio; http://lattes.cnpq.br/9761986149148049Este estudo busca aprofundar a compreensão da importância da reflexão para o desenvolvimento da prática docente. As investigações produzidas no âmbito dessa perspectiva a epistemologia da prática têm constatado que o exercício da reflexão/prática reflexiva desempenha um papel fundamental na formação inicial e continuada e na compreensão da ação educativa. No entanto, há pouca informação no que se refere ao papel da reflexão no desenvolvimento de concepções sobre a Matemática e seu ensino. O objetivo desta pesquisa foi investigar o pensamento reflexivo dos professores sobre a Matemática e seu processo de ensino-aprendizagem e sua importância na (re)elaboração de suas concepções. A investigação teve como propósito responder às seguintes questões: Qual a importância da reflexão para o desenvolvimento do pensamento e da ação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Que modelo(s) de reflexão deve(m) configurar a prática desse professor? Que prática reflexiva contribui para a (re)elaboração das concepções do professor sobre a Matemática e seu ensino? A prática do registro sobre a aprendizagem matemática do aluno contribui para a aquisição e compreensão de novos saberes e conhecimentos pedagógicos? Para tanto, norteia-se, inicialmente, no conceito de reflexão apresentado pelo filósofo John Dewey (1959), em sua obra Como pensamos, e nos desdobramentos do termo apontados por Schön (1983, 2000), Shulman (1987), Moraes (1997) e Chardin (2006). Expande a compreensão do termo na vertente da reflexão críticoemancipatória defendida por Car (1996), Kar e Kemmis (1998), Giroux (1986; 1992; 1997), Zeichner (1993a, 1993b) e Contreras (2002). Parte da premissa de que a reflexão/prática reflexiva é possibilitadora da (re)elaboração de concepções sobre a Matemática e seu processo de ensino-aprendizagem e, desse modo, possibilita novas maneiras de entendimento sobre o que e como ensinar essa disciplina. Utiliza as abordagens da pesquisa qualitativa e do método interpretativo para analisar o conteúdo da reflexão de seis professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acerca da Matemática e seu processo de ensino-aprendizagem. Os instrumentos utilizados na análise foram a observação, entrevistas e análise de documentos registros de aulas e fichas de avaliação. Aponta os seguintes resultados: os professores utilizam as concepções adquiridas no momento da formação básica e inicial para orientar a prática educativa. A (re)elaboração de concepções sobre a Matemática e seu ensino é desencadeada através de um movimento cíclico, iniciando-se com a reflexão sobre a ação e dando continuidade nos momentos da formação continuada, através da reflexão coletiva sobre o processo de ensino-aprendizagem desta disciplina. Conclui que a reflexão coletiva age como impulsionadora de mudanças nas concepções dos professores sobre a Matemática e seu ensino. Nesse sentido, a investigação constitui-se como um caminho interessante para discussões relacionadas ao pensamento do professor sobre a Matemática e seu ensino, o desenvolvimento e a compreensão da prática, dos conhecimentos e dos saberes e da formação de professores.
- TeseBiosoja versus Gensoja: Eine Studie über Technik und Familienlandwirtschaft im nordwestlichen Grenzgebiet des Bundeslandes Rio Grande do Sul/Brasilien(Universität Osnabrueck, 2006) Andrioli, Antônio Inácio; Széll, György; Frantz, Walter; 7587866174322323; 7753336775135703; Czada, Roland; Széll, György; Frantz, Walter; Massarrat, Mohssen; Ehlert, WikingDer Einsatz der Gentechnik in der brasilianischen Sojaproduktion intensiviert die Freisetzung von Destruktivkräften, die sich zugleich auf Natur und die auf dem Lande arbeitenden und lebenden Menschen auswirken. Die Privatisierung von natürlichen Ressourcen und von Wissen zugunsten multinationaler Agrarkonzerne und der Großgrundbesitzer vertieft die soziale Ungleichheit in der brasilianischen Gesellschaft und die Chancen des Widerstands durch die individuellen Kleinproduzenten und Verbraucher werden erheblich eingeschränkt. Gerade weil die in der Landwirtschaft zusammenhängenden ökonomischen, ökologischen und sozialen Probleme die materielle Existenz der Kleinbauern bedrohen, könnten kollektive Ansätze eine Chance eröffnen. Die Selbstorganisation der von der kapitalistischen Modernisierung der Landwirtschaft betroffenen Menschen würde einen gemeinsamen Lern-, Politisierungs- und sozialen Mobilisierungsprozess erlauben, der die Voraussetzung für eine andere Entwicklungsdynamik wäre.
- TeseHistórias de vidas de estudantes pernambucanos sobre as experiências de mobilidade acadêmica internacional, do programa ganhe o mundo (2012-2022), da rede pública de ensino(Universidade Federal de Pernambuco, 2024) Martins, Charles Gomes; Simões, José Luís; https://lattes.cnpq.br/7105220916583555; Souza, Edilson Fernandes de; Honorato, Tony; Ribeiro, Ernani Ribeiro; Silva; Silva, Marcos Aurélio Dornelas daA experiência de mobilidade acadêmica dos estudantes do Ensino Médio, do Programa Ganhe o Mundo em Pernambuco (2012-2022) é uma tese que apresenta aspectos distintos de outras pesquisas pelo ineditismo e pela inovação em seu desenvolvimento. O PGM enviou oito mil quatrocentos e noventa e sete estudantes para onze países: EUA, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Espanha, Alemanha e Inglaterra. Até o momento, existem lacunas sobre os possíveis resultados dessa experiência internacional na vida dos discentes. A nossa inquietação se inscreve não somente pelo fato de que não há estudos acadêmicos que analisem o impacto desse programa na vida dos estudantes pernambucanos, mas se propõe a analisar o processo de estabelecimento construído na relação dos estudantes intercambistas no país estrangeiro com a configuração familiar e escolar. O questionamento investigativo tem como foco as seguintes proposições: em que medida a experiência de intercâmbio contribuiu para o desenvolvimento de disposições dos estudantes e fomentou estratégias identitárias apreendidas? Será que visualizamos, na experiência de intercâmbio, indícios da relação de poder entre estabelecidos (residentes no país) e outsiders (alunos PGM) com implicações para o desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes? A pesquisa foi estruturada de acordo com o objetivo geral que consistiu em analisar o processo de estabelecimento construído na relação dos estudantes intercambistas no país estrangeiro com a configuração familiar e escolar. No intuito de aprofundar o estudo, elimitamos os seguintes objetivos específicos: compreender a trajetória de vida dos estudantes diante da experiência de mobilidade acadêmica; identificar as redes de interdependência estabelecidas entre os estudantes intercambistas e entender as táticas adotadas dos estudantes para se manter no intercâmbio consoante à relação estabelecidos-outsiders. A fundamentação teórica baseia-se nos pressupostos teóricos de Norbert Elias e Bernard Lahire, que são distantes no tempo histórico, contudo se aproximam em reflexões sociológicas. Como metodologia, adotamos a história oral de vida que resultou em dez retratos sociológicos dos estudantes pós intercambistas do PGM. Para aprofundamento, utilizamos a análise de redes para mapear a interdependência entre eles e demais atores envolvidos na história de suas vidas. Como resultado de nossa pesquisa, identificamos que a experiência de mobilidade promovida pelo PGM contribuiu de forma significativa para a vida dos estudantes, influenciando as diversas dimensões de seu desenvolvimento biopsicossocial, resultando em mudanças na forma de ver, sentir e agir, diante da vida. A descrição narrativa das trajetórias dos estudantes do nascimento até a experiência atual, sendo interceptados pela experiência de intercâmbio, possibilitou a construção de suas histórias de vida mediante memórias, com a verificação de redes interdependentes de suporte emocional e social que minimizaram as dificuldades da experiência e o choque cultural. As táticas adotadas pelos estudantes ao longo da experiência de intercâmbio foram as mais diversas e demonstraram a capacidade que os indivíduos têm de superação e ressignificação. A relação estabelecidos-outsiders, caracterizada pela maioria dos intercambistas, não impediu nenhuma ação de superação dos estudantes em todos os momentos de desconforto causados na mudança de vida.
- TeseInterseccionalidade de gênero, raça e classe na formação médica: desafios de inclusão e cuidados a grupos vulneráveis(Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2024) Oliveira, Márcia Farsura de; Chacham, Alessandra Sampaio; 3,62136E+15; http://lattes.cnpq.br/3621357902131010; 3615755958552213; http://lattes.cnpq.br/3615755958552213; Gomes, Andréia Patrícia; Jayme, Juliana Gonzaga; Medeiros, Regina de Paula; Batista, Rodrigo SiqueiraO presente estudo tem por objetivo analisar como fatores socioeconômicos e culturais influenciam a formação da identidade profissional de estudantes de Medicina durante a graduação, bem como sua compreensão em relação ao papel profissional e na qualidade do atendimento a pacientes de grupos minoritários ou vulneráveis. Buscou-se descrever o processo de construção de identidade profissional do estudante de Medicina ao longo da graduação. Para tanto, a pesquisa realizada classifica-se como exploratória e transversal, em que foram coletados dados primários, com metodologia quanti-qualitativa. Na primeira fase, foi aplicado questionário survey para 41 graduandos da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (Fadip) e para 63 acadêmicos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na segunda etapa, realizou-se entrevista em profundidade com quinze discentes da Fadip e treze graduandos da UFV, recorrendo-se à amostragem snowball. O survey indicou que a ocupação da mãe influencia a escolha de especialidades médicas, enquanto a ocupação do pai e a raça dos estudantes não. Filhos de mães "donas de casa" preferiram especialidades de alto status. Homens brancos com capital econômico médio tiveram leve vantagem em relação à correspondência entre suas expectativas de mercado e a realidade, embora sem significância estatística. A pesquisa identificou que estudantes de Medicina com maior capital cultural, especialmente influenciados por suas mães, tendem a valorizar a escolha pela carreira médica. Filhos de mães na área da saúde preferem competências sócio-humanistas, enquanto o inverso ocorre com filhos de mães fora desse campo. A pesquisa verificou ainda que estudantes pertencentes a grupos minoritários enfrentam desafios específicos, como barreiras acadêmicas e emocionais. Desse modo, podemos observar como a intersecção de raça, gênero e classe influencia na formação e na escolha de especialidades médicas. Estudantes com maior capital econômico buscam especialidades de alto status, enquanto os outros preferem áreas de menor status. Identificou-se, dessa forma, a importância de uma formação médica que adote uma abordagem interseccional e humanizada, promovendo um cuidado inclusivo na saúde e na educação.
- TeseSíntese e caracterização de perovskitas quádruplas multiferróicas(Universidade Federal do Maranhão, 2015) Silva, Ariel Nonato Almeida de Abreu; Paschoal, Carlos William de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6743076324274892; http://lattes.cnpq.br/0249458249168659; Paschoal, Carlos William de Araújo; Menezes, Alan Silva de; Santos, Clenilton Costa; Araújo, Eudes Borges deMateriais que apresentam polarização elétrica induzida por ordem magnética têm despertado atenção devido a suas propriedades físicas peculiares e respectivas aplicações em dispositivos, tais como: memórias, sensores e atuadores. Contudo, o entendimento da origem da polarização elétrica induzida nesses materiais tem se mostrado um grande desafio. Neste trabalho nós realizamos a síntese e caracterização (estrutural, dielétrica, magnética e vibracional) das perovskitas quádruplas multiferróicas CaMn7O12 (CMO) pura, dopada com Sr2+ e dopada com Co3+, a fim de avançar na compreensão dos mecanismos que induzem a ferroeletricidade no CMO. Na amostra CMO pura, nós investigamos o espectro Raman em função da temperatura desde a temperatura ambiente até 10 K. Os modos Raman em função da temperatura revelam proeminentes anomalias em ambas as transições: antiferromagnética e incomensurada, que este composto sofre a baixas temperaturas. As anomalias observadas neste material, na temperatura de ordenamento magnético, indicam um acoplamento spin fônon na transição magnética mais alta e efeito de magnetostrição na transição magnética mais baixa. No estudo do CMO dopado com Sr2+, nós observamos que a polarização elétrica induzida é drasticamente reduzida pela dopagem com íon Sr2+ no sítio A. Nossos resultados preliminares sugerem que a redução da polarização elétrica induzida no CMO é devida ao aumento do ângulo entre os íons Mn4+ - O - Mn3+. No que concerne ao estudo do CMO dopado com Co3+, através do uso da técnica de difração de raios X e análise magnética, nós mostramos que a introdução do íon Co3+ nos sítios octaedrais do CMO induz uma desordem de carga entre os íons Mn3+ e Mn4+ no sítio B e, como consequência, a hélice magnética no CMO é destruída.
- TeseAvaliação da posição e forma do disco das articulações temporomandibulares por meio da ressonância magnética em crianças e pré adolescentes tratados com expansão rápida da maxila e protração maxilar(Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, 2024) Tagawa, Daniella Torres; Carrete Junior, Henrique; Aidar, Luís Antônio de Arruda Aidar; http://lattes.cnpq.br/8772375085452805; http://lattes.cnpq.br/5188994792346007; http://lattes.cnpq.br/1709742036593224; Aihara, André Yui; http://lattes.cnpq.br/2850700195093078; Shigueoka, David Carlos; http://lattes.cnpq.br/1047430444405235; Zanatta, Emilio Carlos; http://lattes.cnpq.br/9720664006742397; Gomes, Regina Lúcia Elia; http://lattes.cnpq.br/7233697179319108Objetivo: O objetivo desse estudo clínico prospectivo foi avaliar, por meio de imagens por ressonância magnética, as possíveis alterações na posição e forma do disco das articulações temporomandibulares em crianças e pré adolescentes tratados com dois protocolos distintos de expansão rápida da maxila e máscara facial. Métodos: A amostra de conveniência foi composta por 88 pacientes, de ambos os gêneros, má oclusão Classe III ou Classe III Subdivisão, com idades entre 6 e 13 anos, selecionados no Departamento de Ortodontia da Universidade Santa Cecília e divididos em 3 grupos. O grupo 1 foi composto por 34 pacientes, sendo 8 meninos e 26 meninas tratados com expansão rápida da maxila, seguido de terapia com máscara facial (11,41±3,13 meses). O grupo 2 foi composto por 34 pacientes, sendo 18 meninos e 16 meninas, tratados com expansão rápida da maxila conforme o protocolo alternativo modificado de expansão e constrição rápida da maxila seguido de terapia com máscara facial (13,26±2,77 meses). Esses grupos tratados foram distribuídos aleatoriamente com uma taxa de alocação de 1:1 de acordo com os dois protocolos de tratamentos. Os outros 20 pacientes do grupo 3 Grupo Controle não tratados, 9 meninos e 11 meninas, com média de idade 7,83±1,39 anos foram acompanhados(11,35±2,98 meses). As imagens das articulações temporomandibulares por ressonância magnética foram obtidas no momento (M1) antes e (M2) após o final do tratamento ou período de acompanhamento. Foram realizados teste de McNemar, teste exato de Fisher e concordância intra e interobservador (K) (p ≤ 0,05). Resultados: Não houve diferença estatisticamente significante nas variáveis cefalométricas basais em M1 entre os grupos. Houve diferença estatisticamente significante entre os grupos (p< 0,001) em relação à forma do disco em M1, sendo que G1 apresentou maior ocorrência de forma alterada em comparação ao G2. Em todos os grupos estudados foram observadas diferenças não significantes entre M1xM2 quanto à posição e forma do disco. Conclusão: Pode se concluir que durante o período de estudo os protocolos de tratamento empregados não resultaram em alterações significativas na posição e forma do disco das articulações temporomandibulares avaliados por meio de RM em crianças e préadolescentes com má oclusão de Classe III ou Classe III Subdivisão. Registro: Registro brasileiro de ensaios clínicos (RBR4ysjz3b)
- TeseA relação entre funções executivas e comportamento social em crianças em idade escolar sob a ótica da Psicanálise(Logos University International, 2024) Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira; Lopes, Gabriel César Dias; http://lattes.cnpq.br/5261828712554239; http://lattes.cnpq.br/4339738876228880; Harrisson, William A.; Holmes, Amanda Lee; Samuel, Bensson V.Introdução: O sucesso acadêmico e o bem-estar psicossocial na infância são influenciados pelo desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Nesse contexto, as funções executivas, atuam na autorregulação emocional e comportamental, requisitos essenciais para interações sociais satisfatórias. A Psicanálise, pela ênfase nos processos inconscientes e nas relações interpessoais precoces, oferece um arcabouço teórico para a análise da intrincada relação entre funções executivas e comportamento social em crianças. Objetivo: Este estudo tem como objetivo examinar a intersecção entre funções executivas e comportamento social em crianças em idade escolar sob a ótica da Psicanálise, buscando elucidar as contribuições dessa abordagem teórica para a compreensão da complexa dinâmica entre esses construtos. Método: A presente pesquisa consiste em uma revisão integrativa da literatura, utilizando como base de dados eletrônicas PubMed, PsycINFO e SciELO. A busca abrangeu artigos científicos publicados nos últimos 10 anos, utilizando como palavras-chave "funções executivas", "comportamento social", "crianças", "psicanálise" e "desenvolvimento infantil". Resultados: Revelou-se que a Psicanálise postula que, a qualidade das relações objetais primárias, a vivência de eventos traumáticos, a utilização de mecanismos de defesa e a dinâmica familiar influenciam diretamente o desenvolvimento das funções executivas e, consequentemente, a capacidade da criança de estabelecer vínculos saudáveis e interagir de forma prossocial. A internalização de padrões de interação, a segurança do apego e a presença de figuras parentais responsivas emergiram como fatores determinantes para a estruturação de funções executivas robustas e para a aquisição de habilidades sociais adaptativas. Conclusões: A Psicanálise fornece um modelo explicativo para a relação entre funções executivas e comportamento social em crianças, integrando fatores intrapsíquicos, interpessoais e contextuais. Essa perspectiva teórica oferece subsídios relevantes para a prática clínica e educacional, reforçando a importância de intervenções que visem à promoção da saúde mental, ao desenvolvimento emocional e à qualidade das relações interpessoais no contexto escolar.
- TeseEnfrentamento e defesa na pandemia de COVID-19 no turismo brasileiro: a perspectiva dos problemas perversos sob a ótica das metáforas(Universidade Estadual do Ceara, 2022) Farias, Fabíola Gomes; Pinto, Francisco Roberto; Camara, Samuel Facanha; http://lattes.cnpq.br/1866170681539702; http://lattes.cnpq.br/5506255880175452; http://lattes.cnpq.br/7851724032376890; Pinto, Franscisco Roberto; http://lattes.cnpq.br/5506255880175452; Silva, Joelma da; http://lattes.cnpq.br/4977147588093114; Mota, Marcio; http://lattes.cnpq.br/2596752882467667; Alves Junior, Nilo; http://lattes.cnpq.br/3725726427612437; Camara, Samuel; http://lattes.cnpq.br/1866170681539702Essa tese aborda o enfrentamento e a defesa do turismo brasileiro em relação ao fenômeno da pandemia de COVID-19, enquanto um problema perverso e sob a ótica das metáforas. Em várias economias, o setor de turismo é a principal fonte de captação de recursos, produzindo riqueza, gerando empregos e reconfigurando a realidade onde se desenvolve, porém, com a pandemia, o setor vem travando uma batalha em diversas frentes. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar que estratégias de enfrentamento e mecanismos de defesa foram utilizados pelos agentes da cadeia produtiva do turismo brasileiro para reagir às consequências da pandemia de COVID-19. Para isso, foi conduzida uma pesquisa de cunho qualitativo com aplicação de dez entrevistas em profundidade em agentes do setor, entre guias turísticos, proprietários de hotéis e agências de viagem, um instrutor de kitesurf e uma consultora nacional de hotelaria. Os dados foram analisados triangularmente, combinando Análise de Conteúdo, Análise Léxica no software Iramuteq® e Análise de Unidades de Sentido no software Atlas.Ti®. Os resultados apontam que foram as capacidades dinâmicas de sensing e seizing, o uso de estratégias colaborativas e o desenvolvimento de resiliência como mecanismo de defesa, que ajudaram os agentes a reagir às consequências da pandemia de COVID-19, classificada como um problema perverso, por sua complexidade, geração de caos e soluções falhas. Metaforicamente, na visão dos agentes, houve variações no enfrentamento ao problema perverso: para autoridades, governos e políticos, a pandemia era perceptível, porém, foi ignorada (Rinoceronte Cinza) ou minimizada (Elefante Negro); já para os profissionais do setor, ela chegou como algo raro, inesperado e, até o momento, inexplicável (Cisne Negro). A intersecção do tripé da pesquisa – problemas perversos, enfrentamento e defesa e metáforas – deu origem ao Prisma do Fenômeno, um polígono formado por dez faces, classificadas de acordo com sua intensidade e força, que permite uma visão holística sobre o que foi a pandemia dentro da realidade vivida pelo turismo no Brasil, onde o maior dos impactos relatados para o setor foi a maneira abrupta e rápida com que as atividades foram paralisadas, o que gerou rapidamente a perda de receitas e muito prejuízo, Em resumo, conclui-se que o setor sofreu diretamente os impactos de um fenômeno raro e desconhecido, em diferentes intensidades, reagindo a ele dentro de suas possibilidades e considerando as particularidades de cada área de atuação. Como principais implicações gerenciais, conclui-se que os impactos de um problema perverso – por sua complexidade, geração de caos, soluções falhas e uso de informações conflitantes e confusas – podem ser atenuados por autoridades públicas e privadas, com o fortalecimento da cadeia produtiva nos momentos de crise, principalmente, no que diz respeito à adaptação de pessoas e organizações às mudanças, sendo necessário o desenvolvimento constante de capacidades dinâmicas internas e externas e o uso de práticas de estratégias genéricas, principalmente, as de cunho colaborativo.
- TeseProcessamento de Leite Flavorizado com alto teor proteico por aquecimento ôhmico(Universidade Federal Fluminense, 2023) Rocha, Ramonda Silva; Cruz, Adriano Gomes da; Esmerino, Erick Almeida; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=AF3E7EF3639030B1E65EB6D13CBBC81A#; Cruz, Adriano Gomes da; Freitas, Mônica Queiroz de; Sant'Ana, Anderson de Souza; Guimarães, Jonas; Silva, RamonA utilização do Aquecimento Ôhmico (AO) (5.22V/cm, OH6; 6.96V/cm, OH8; 8.70V/cm, OH10; e 10.43V/ cm, OH12, 60Hz) no processamento de leite flavorizado sabor baunilha com alto teor proteico foi investigado. O processamento por OH liberou importantes compostos voláteis como acetaldeído e α-felandreno. A aplicação de forças intermediárias de campo elétrico (8.70V/cm) resultou na formação de um peptídeo β-caseína com atividade inibitória da ECA e compostos voláteis importantes (ácido acético, 2-pentanona e 3-metil 1-butanol), enquanto mantendo a concentração de ácido butírico e ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados ácidos (MUFA e PUFA) em níveis mais semelhantes a amostra controle. Além disso, todas as amostras apresentaram teores de proteína superiores a 12 g/100 mL, consistindo em produtos com alto teor de proteína. AO gerou menor gasto energético e inativação microbiana mais significativa de bolores e leveduras, mesófilos totais e psicotrópicos. Além disso, AO em forças de campo elétrico mais baixas, principalmente 6.96V/cm, melhorou atividades antidiabéticas, antioxidantes e anti-hipertensivas e propriedades reológicas, e resultou em menores conteúdos de hidroximetilfurfural e maior índice de nitrogênio de proteína de soro de leite. Com relação avaliação sensorial pelo método Free Comment, a amostra controle foi ligeiramente a moderadamente associado negativamente com “sabor ácido”, “sabor de leite fresco”, “suavidade”, “sabor doce”, “sabor de baunilha”, “aroma de baunilha”, “viscoso” e “cor branca”. Por outro lado, o processamento de OH com campos elétricos mais intensos (8.70V/cm e 10.43V/ cm) produziu bebidas lácteas aromatizadas fortemente associadas aos descritores de leite “in natura” (“aroma de leite fresco” e “sabor de leite fresco”). Além disso, os produtos foram caracterizados pelos descritores “homogêneo”, “aroma doce”, “sabor doce”, “aroma de baunilha”, “cor branca”, “sabor de baunilha” e “suavidade”. Paralelamente, campos elétricos menos intensos (5.22V/cm e 6.96V/cm) produziram amostras mais associadas ao sabor amargo, viscosidade e presença de grumos. O sabor doce e o sabor do leite fresco foram os impulsionadores do gosto. De maneira geral, o AO é uma tecnologia promissora para o processamento de leite flavorizado com alto teor proteico.
- TeseGestão sustentável de empresa familiar: um estudo de caso focalizando o ecoturismo indígena a ser gerenciado pelo povo Paiter Suruí, na região de Cacoal, Estado de Rondônia(Universidad Autónoma de Asunción, 2009) São Pedro Filho, Flávio de; Escher, Mónica; https://lattes.cnpq.br/9627466972854043; Godoy, César; Duarte, Sergio; Fogel, Ramón; Penay, BrunoA integração indígena à civilização brasileira continua um paradoxo crítico, com soluções adiadas, enquanto as vítimas continuam sendo os excluídos. Reduzido a condição de incapaz, o indígena brasileiro está subjugado ao Estatuto de Índio, um instrumento normativo gerado na época da ditadura militar que assolou o Brasil. Esta norma de controle sobre os indivíduos há muito deveria estar banida do país, pois a retenção de populações em espaços denominados de Reserva Indígena, além de remeter aos conceitos de campos de concentração nazifascistas, depõe contra a essência dos Direitos Humanos, senão considere a miséria a que está reduzido o índio. Este quadro enseja a busca pela realidade do povo Paiter Suruí, como referência, em uma investigação voltada para a inclusão por meio do ecoturismo. Esta comunidade dos excluídos também perde a capilaridade da riqueza presente, pois o seu território se degrada pelas queimadas ou pela química da agricultura vizinha. E a Ciência da Gestão de Empresa poderá oferecer subsídios para reverter o absurdo, enquanto focaliza benefícios substantivos. É considerada a multidisciplinaridade envolvendo o etnodesenvolvimento e a Teoria do Ecodesenvolvimento, aplicando o Método do Estudo de Caso. A perspectiva é subsidiar um cenário para a exploração do ecoturismo indígena na Reserva Sete de Setembro, através de uma Empresa Familiar Indígena, gerenciada pelas lideranças tradicionais. O empreendimento terá como produto o patrimônio imaterial indígena e a beleza cênica de suas terras, associados às técnicas de gestão. O talento guerreiro dos Paiterey o fará ressurgir, diante da sociedade que os marginaliza na Amazônia Ocidental. Se forem decididos pela praticidade, os efeitos substantívos previstos ensejarão a promoção socioeconômica, com geração de renda própria e integração sustentável em uma modelagem inédita no Brasil.
- TeseIntervenção física e comportamental para tratamento da incontinência urinária em idosas: elaboração e validação de um protocolo(Universidade de São Paulo, 2024) Cruz, Samantha Silva; Kusumota, Luciana; http://lattes.cnpq.br/6541228840967312; http://lattes.cnpq.br/7344347668516604; Kusumota, Luciana; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani; Agnollitto, Maria Izaura Sedoguti Scudeler; Santos, Kamyla Félix OliveiraA incontinência urinária pode ser definida como qualquer perda involuntária de urina, sendo mais prevalente em idosas. Para o tratamento não farmacológico, um protocolo pode auxiliar na implementação de um conjunto de recomendações sistemáticas para o tratamento da incontinência urinária nessa população. Este estudo teve por objetivo elaborar e validar com especialistas um protocolo de intervenção física e comportamental para tratamento da incontinência urinária em mulheres idosas. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem qualitativa, no qual foi estruturado e elaborado o protocolo com base na literatura, bem como submetido à validação de conteúdo por especialistas, por meio de participação em grupo focal para análise consensual de revisão, modificação de itens e delineamento das definições do protocolo. O processo de elaboração do protocolo se fundamentou em referencial teórico e incluiu ampla revisão da literatura científica e técnica. Para a avaliação e elaboração do protocolo, seguiram-se critérios, como: origem; objetivo; grupo de desenvolvimento; conflito de interesse; evidências; revisão; fluxograma; indicador de resultado; validação por profissionais técnicos; limitações; e plano de implementação. Está composto pelos tópicos: 1) Educação acerca da incontinência urinária; 2) Avaliação de comportamento por meio do diário miccional; 3) Identificação da perda urinária utilizando o teste do absorvente (pad-test); 4) Propriocepção; 5) Avaliação de força dos músculos do assoalho pélvico; 6) Exercícios perineais. O procedimento operacional do protocolo indica que o mesmo deve ocorrer em quatro etapas durante 12 semanas de intervenção. Na primeira etapa as idosas devem ser caracterizadas com ou sem incontinência urinária por meio do International Consultation on Incontinence Questionnaire – Short Form. Na segunda etapa, as idosas com incontinência urinária, com desempenho funcional preservado, avaliado pelo teste “levante e ande cronometrado” e com contato telefônico disponível participam de uma palestra sobre incontinência urinária e iniciam a etapa três que inclui a avaliação inicial da idosa, a realização de consultas e exercícios para os músculos do assoalho pélvico distribuídos em 12 semanas de intervenção e separados entre: “Mês 1”, “Mês 2” e “Mês 3”. A quarta etapa inclui a reavaliação e comparação com as medidas iniciais da força dos músculos do assoalho pélvico, bem como da qualidade de vida relacionada à saúde da idosa. No processo de validação do protocolo participaram cinco especialistas, com idade média de 45,2 anos, sendo quatro do sexo feminino e quatro casados. Sobre a formação acadêmica, três eram fisioterapeutas, um enfermeiro e um médico. A maioria possuía mais de 10 anos de formação acadêmica, todos tinham formação e experiência profissional específica na área relacionada à incontinência urinária. Embora a maioria dos itens tivesse recebido concordância e/ou sido considerados relevantes pela maioria dos especialistas, em todos os critérios avaliados, as pesquisadoras priorizaram por atender a maior parte das modificações sugeridas. O protocolo foi reformulado, com incorporação das considerações consensuais dos especialistas e, assim, puderam-se considerar o conteúdo e a apresentação do protocolo como válidos para a implementação da intervenção física e comportamental no tratamento da incontinência urinária em mulheres idosas. Desta forma, tal protocolo deve, numa próxima etapa, ser submetido à validação clínica com idosas da atenção básica em saúde.
- TeseAntropologia da inclusão religiosa judaica: conversão ao judaísmo online: a incorporação dos rituais religiosos judaicos em ambiências virtuais(Logos University International - UNILOGOS, 2023) Lima, Alan Freire de; Fofonca, Eduardo; Fofonca, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/4161477566095685; https://unilogos.edu.eu/repositorio/; Fofonca, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/4161477566095685; Leite, Maria Alzira; http://lattes.cnpq.br/1288740630738555; Hardagh, Claudia Coelho; http://lattes.cnpq.br/4855101093806729; Schütz, Jenerton Arlan; http://lattes.cnpq.br/6075418179655079; Silva, Rita de Cássia Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/8104655070142689A presente tese descreveu e discutiu a abrangência que as ambiências virtuais foram incorporadas na cultura judaica e nos rituais religiosos judaicos. A problematização da pesquisa foi verificar se as tecnologias digitais estão presentes e de que forma modificaram os rituais judaicos e se cumpre um papel inclusivo no judaísmo. A metodologia aplicada foi mista, incluindo a revisão bibliográfica, tendo uma abordagem exploratória e etnográfica descritiva da antropologia. A fundamentação teórica abrangeu em um primeiro momento aspectos da ciência da informação, ciberespaço, cibercultura e ciber-religiosidade, posteriormente trabalhamos as concepções de cultura, povos originários e identidade judaica dentro do arcabouço teórico da antropologia e de teorias judaicas especializadas, por conseguinte sobre exclusão e inclusão religiosa no judaísmo, e uma discussão sobre a descrição sobre conversão ao judaísmo online, ordenação rabínica online e sobre rituais religosos judaicos pela internet. A revisão bibliográfica abarcou o impacto das novas tecnologias digitais na sociedade abordadas por Bembem (2013), Lévy (1999), Miklos (2010) dentre outros; e sobre os aspectos da filosofia e da antropologia propostas por Geertz (2014), Lévy-Strauss (2017), Malinoswi (2013), Franz Boas (2011), Franz Boas (2023), Scocuglia (2002), Muhl (2020), Dilthey (1989), Silva (2015), como também da história e da cultura judaica e criptojudaica com Cukierkorn (1994), Novinsky (2015), Donin (1983) dentre outros, e por fim teorias sobre inclusão e pluralismo com os autores Freire (2008), Cézar (2012), Nadell (2021), Arendt (2007), Arendt (1979), Winckler (2004), Dolsten (2017) e demais autores. O primeiro capítulo abordou tecnologias digitais, ciberespaço, cibercultura, ciber-religiosidade e ciber-religião nas ambiências virtuais e dos seus impactos sociais; o capítulo segundo se debruçou sobre a gênese dos processos culturais humanos, povos indígenas e originários, povos nativos, povos ancestrais; o terceiro capítulo inclina-se a reflexões sobre pluralismo, inclusão e inclusão religiosa judaica; o quarto capítulo foi a aplicação da descrição de websites judaicos sobre estudos judaicos para conversão ao judaísmo e para formação rabínica online e mostrou a existência tanto de websites como das redes sociais virtuais, e as possibilidades que as ambiências virtuais possibilitaram para as variadas manifestações culturais, cultos e rituais religiosos judaicos na modalidade online. Durante a presente tese, confirmou-se que já é uma realidade os rabinatos e rabinos que fazem conversões ao judaísmo oficial pela internet e que os websites judaicos e a imprensa judaica divulgaram que há pessoas que já procuraram a conversão ao judaísmo oficial pela internet por diversos fatores, seja por distância geográfica, segregacionismo judaico de comunidades judaicas físicas locais, bairrismo, elitismo e oligarquismo, arbitrariedades políticas e religiosas como barreiras à conversão ao judaísmo oficial dentre outras variáveis.
- TeseEncarnando a europeia: Biografias corporais, (i)mobilidades e subjetividades de trabalhadoras do sexo trans e travestis em Lisboa(Universidade de Lisboa, 2020) Pessoa, Emerson R. de A.; Ferreira, VItor S. C.; http://lattes.cnpq.br/6864711476117100; http://lattes.cnpq.br/5972496686101538; Bento, Berenice; http://lattes.cnpq.br/9597756345795906; Lopes, João Miguel Vaz Teixeira; Almeida, Miguel Vale de; Cerejo, Sara Dalila Aguiar; Pusseti, ChiaraEsta tese busca compreender a construção de biografias corporais e de patrimônios de disposições de trabalhadoras do sexo trans e travestis brasileiras em mobilidade para Portugal e/ou no continente europeu. Por meio de entrevistas compreensivas e teoricamente orientado por uma Sociologia à escala individual e do corpo, analiso as disposições para a modificação do corpo e de produção do Eu produzidas no decorrer de trajetórias de vida que transitam por contextos sociais, geográficos e históricos distintos. A excorporação da identidade de gênero feminina visibiliza, desde cedo, no percurso de vida destas pessoas, os dispositivos de normatização da cisheteronormatividade e as representações de abjeção associadas às corporalidades e subjetividades das interlocutoras. Neste sentido, começo por apreender como a assunção social de marcadores corporais de feminilidade se entrelaça com as desigualdades de classe e suporte familiar, de racialização e etárias/geracionais que impactam na construção das biografias corporais e nos processos de subjetivação. A mobilidade para Europa é percebida como um dos pontos de viragem mais marcantes dos percursos de vida destas pessoas, ao propiciar distintas experiências de sociabilidade na vida pública e nos campos prostitucionais. A mobilidade transnacional altera também os patrimónios de disposições que orientam os projetos de corpo subjacentes a diferentes expressões de gênero e de distintas práticas sexuais. A circulação pelo continente europeu colabora na elaboração de estratégias do trabalho do sexo que possibilitam a acumulação de capital econômico e a obtenção de uma posição de poder nos territórios do trabalho sexual. Os trânsitos corporais e geográficos evidenciam, portanto, processos de acumulação e conversão de capitais vários – de mobilidade, corporal, cultural, social e econômico - que viabilizam a aquisição de agência e autonomia nos percursos de vida e no trabalho sexual. Assim, diferentes biografias corporais correspondem a diferentes tipos de (i)mobilidade para/pela Europa que, por sua vez, dão visibilidade a diferentes formas de desigualdade presentes no continente europeu. A acumulação de capital econômico que as diferentes experiências de (i)mobilidade proporciona, vai dar acesso a diferentes biotecnologias de transformação do corpo convertíveis em formas desiguais de capital corporal, todas elas, contudo, convergindo no ideal da encarnação da europeia. As dificuldades do país de origem relacionadas às desigualdades de classe e/ou à transfobia estrutural e representações de abjeção sobre o corpo são, assim, ressignificadas ao longo das vivências na Europa, resultando na obtenção de capital simbólico cujo reconhecimento passa, em larga medida, pela encarnação de recursos e símbolos conotados com as representações de glamour e luxo atribuídas à experiência europeia.
- TeseCogitamus na sala de aula: desvios, traduções e híbridos na mediação tecnológica da Física Moderna no Ensino Fundamental(Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023) Zanatta, Ronnie Petter Pereira; Saavedra Filho, Nestor Cortez; http://lattes.cnpq.br/1046967561370777; http://lattes.cnpq.br/6284679637990620Com as mudanças promovidas no âmbito educacional pelo desenvolvimento científico e tecnológico fomentado pelas estruturas sociopolíticas contemporâneas, novas e complexas relações são estabelecidas entre os sujeitos e os objetos no processo ensino-aprendizagem. Na Educação Científica, diferentes artefatos digitais são apropriados pelos professores como recursos na mediação pedagógica de conceitos construídos pela comunidade científica. Buscando aprofundar e melhor caracterizar a articulação entre os diferentes atores em sala de aula, discutimos nesta pesquisa como a mediação digital no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Física Moderna e Contemporânea de estudantes do 9º ano do ensino fundamental estabelece a produção de mecanismos híbridos de cognição entre humanos e não humanos, à luz da simetria generalizada de Bruno Latour. Para tanto, escolhemos como conteúdo de conhecimento o fenômeno da fusão nuclear, previsto como objeto de conhecimento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Ciências da Natureza. Diante disso, adotamos a articulação de três referenciais teóricos, a Teoria da Mediação Cognitiva em Rede (TMC), responsável por discutir os mecanismos de mediação como processamento externamente ao cérebro humano e suas implicações na estrutura cognitiva dos estudantes, a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird que classifica e categoriza os tipos de representações mentais e a concepção da não modernidade latouriana que fornece uma visão sistêmica, reticular e não dicotomizada da construção da realidade. Os resultados iniciais foram obtidos após as análises realizadas dos questionários e das linguagens verbal e gestual dos estudantes. Posteriormente, realizamos a interpretação dos resultados de acordo com os conceitos de hibridação, desvios e traduções da antropologia simétrica latouriana. Constatamos que a mediação digital nesse contexto influencia nos mecanismos cognitivos utilizados pelos estudantes e na sofisticação das representações mentais construídas por eles. Por fim, reconhecemos que, tanto o processo de ensino-aprendizagem quanto a construção de representações mentais a partir da mediação digital, constituem-se em híbridos latourianos, pois os atores envolvidos passam a compartilhar competências humanas e não humanas.
- TeseEvolução estrutural no processamento termomecânico para reversão de um aço inoxidável austenítico ASTM 201LN com efeito TRIP(Instituto Militar de Engenharia, 2022) Cordeiro, Leandra; Paula, Andersan; http://lattes.cnpq.br/8915679278888857; https://lattes.cnpq.br/7763815765960688Os aços inoxidáveis austeníticos (ASS’s) são conhecidos por possuírem propriedades como boa resistência mecânica, ductilidade e resistência à corrosão. Entre os ASS’s mais utilizados se encontra os da série 300. No entanto, os aços desta série apresentam um custo mais elevado devido ao alto teor de Ni que este possuem. Diante disso, os ASS’s da série 200 ganham destaque, uma vez que este possuem um teor de Ni inferior apresentando um custo menor. Outra vantagem destes materiais é que eles são passíveis de exibir o efeito TRIP (Transformation Induced Plasticity), no qual a austenita metaestável é transformada em martensita durante o processo de deformação a frio. Esse fenômeno contribui no aumento da capacidade de endurecimento pelo aumento da resistência mecânica em detrimento da ductilidade do material. Outra forma de promover incremento na resistência mecânica, mas com manutenção da ductilidade, destes aços é através do refinamento de grão que é obtido por meio de um processamento termomecânico, que consiste em submeter o material a deformação a frio e, posteriormente, a um tratamento térmico de recozimento para reversão martensítica. Diante disso, esta tese de doutorado teve como objetivo realizar um estudo da evolução estrutural do aço ASTM 201LN ao longo o processamento termomecânico composto por laminação a frio, em que se obteve uma redução da espessura superior a 60%, seguido de um tratamento térmico de recozimento a 900 °C entre 15 e 180 segundos. Os resultados obtidos mostraram que a laminação a frio foi promissora em promover o efeito TRIP neste material, em que foi obtido um percentual em torno de 40% de martensita para uma redução da espessura de 66%. Também foi verificado que as condições adotadas no recozimento foram suficientes para promover uma reversão quase completa da martensita induzida na laminação a frio em austenita. Foi observado na amostra com redução da espessura de 66% recozida a 180 segundos um percentual de martensita residual inferior a 2%. Os resultados obtidos na caracterização microestrutural mostraram que a as amostras mais deformadas apresentaram uma martensita bastante fragmentada promovendo mais sítios para a nucleação da austenita revertida, o que proporcionou a final do tratamento de recozimento, com processo de reversão da martensita em conjunto com a recristalização da austenita encruada, a obtenção de uma microestrutura austenítica mais refinada que contribuiu para um significativo incremento da resistência mecânica, em comparação a condição como recebida.