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dc.contributor.authorALMEIDA, Thaisa-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4041346D8por
dc.contributor.advisorLUCENA, Márcia-
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790032H0por
dc.contributor.advisor-co1APUENA, Gomes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795465U4por
dc.contributor.referees1Valentim, Ricardo-
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744094D4por
dc.contributor.referees2Nóbrega, Giovani-
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214800D0por
dc.date.accessioned2016-03-17T18:58:10Z-
dc.date.issued2015por
dc.identifier.citationALMEIDA,T. LUCENA, M. J. N. R. GOMES. Identificação de Perfis e Padrões de Participação dos Estudantes de Cursos a Distância na UFRN por meio de Mineração de Dados. 2015.por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/16-
dc.description.resumoO interesse pelo tema mineração de dados educacionais surgiu da preocupação de ter informação sobre o desempenho do aluno durante a disciplina em cursos online. O Moodle possui vários tipos de relatórios, porém, não oferece dados precisos sobre as atividades e o perfil de desempenho do aluno para tomada de decisões por parte do professor. A pesquisa teve como objetivo aplicar a metodologia de mineração de dados para o levantamento dos perfis e padrão de participação de alunos em disciplina de curso superior a distância resultando na predição das chances de aprovação de cada aluno. Para tanto, desenvolveu um projeto de aplicação baseado em uma adaptação do KDD para mineração de dados educacionais. Os dados analisados foram extraídos de uma disciplina de curso superior a distância do banco de dados da SEDIS, com 497 (quatrocentos e noventa e sete) estudantes matriculados. O resultado obtido foi o agrupamento de 4 clusters que designam os perfis e tipos de participação dos estudantes, a saber: ativos, medianos, inconstantes e ausentes. O estudo é um contributo da área da computação para a educação, pois possibilita ao professor ter acesso aos dados de desempenho dos alunos no decorrer da disciplina podendo assim tomar medidas preventivas que evitem a reprovação ou trancamento da disciplina por parte dos alunos.por
dc.description.abstractThe Interest in data mining theme emerged from the concern of having information about the student's performance during the course in online learning. Moodle has several types of reports, however it provides no data about the students activities and profile of students performance for teachers decision-making. The research aimed to apply a data mining methodology to identify the profiles and participation patterns of students in distance education courses, resulting in predicting the chances of approval for each student. It was developed an applied project based on an adaptation of KDD for educational data mining in Moodle platform. The analyzed data was extracted from a subject of online courses from the SEDIS database with 497 enrolled students.The result was the formation of four clusters designating the profiles and variety of student participation, namely: active,median, inconsistent and absent students. This study is a contribution of computer area for education because it allows the teacher to have access to student performance profile during the subject and then take some preventive measures to avoid disapproval or locking of subject by the students.por
dc.description.provenanceSubmitted by Thaisa Almeida (thaisa.rms@gmail.com) on 2016-03-17T18:50:53Z No. of bitstreams: 1 MonografiaThaisa.pdf: 2985720 bytes, checksum: fbfd555db4b7add6f7a472e0293312fc (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciane Oliveira (francianeoliveira@ibict.br) on 2016-03-17T18:58:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MonografiaThaisa.pdf: 2985720 bytes, checksum: fbfd555db4b7add6f7a472e0293312fc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-17T18:58:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MonografiaThaisa.pdf: 2985720 bytes, checksum: fbfd555db4b7add6f7a472e0293312fc (MD5) Previous issue date: 2015eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://deposita.ibict.br/retrieve/116/MonografiaThaisa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)por
dc.publisher.departmentDepartamento de Informática e Matemática Aplicadapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.referencesBAKER, R. S. J. d; YACEF, K. The State of Educational Data Mining in 2009: A Review and Future Visions. Journal of Educational Data Mining, 1 (1), 3- 17, 2009. Disponivel em: <http://educationaldatamining.org/JEDM/index.php/JEDM/article/view/8 /2> BAKER, R. S. J. d.; ISOTANI, S.; CARVALHO, A. de. Mineração de dados educacionais: Oportunidades para o Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 2011. BARROS, M. G.; CARVALHO, A. B. G. As concepções de interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. Campina Grande: EDUEPB , 2011.. Disponivel em: <http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa- 9788578791247-09.pdf> BRASIL. MEC/INEP. Censo da educação superior 2012. Resumo técnico. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2014. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2012/resumo_tecni co_censo_educacao_superior_2012.pdf. Acesso em: 02 de junho de 2015. Brito, Marcelo. 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dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMineração de Dados Educacionaispor
dc.subjectKDDpor
dc.subjectPerfis e Padrões de Participaçãopor
dc.subjectK-Meanspor
dc.subjectMoodlepor
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopor
dc.titleIdentificação de Perfis e Padrões de Participação dos Estudantes de Cursos a Distância na UFRN por meio de Mineração de Dadospor
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopor
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