Identificação de Perfis e Padrões de Participação dos Estudantes de Cursos a Distância na UFRN por meio de Mineração de Dados
Carregando...
Arquivos
Ano de publicação
2015
Autor (es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Resumo
O interesse pelo tema mineração de dados educacionais surgiu da preocupação de ter informação sobre o desempenho do aluno durante a disciplina em cursos online. O Moodle possui vários tipos de relatórios, porém, não oferece dados precisos sobre as atividades e o perfil de desempenho do aluno para tomada de decisões por parte do professor. A pesquisa teve como objetivo aplicar a metodologia de mineração de dados para o levantamento dos perfis e padrão de participação de alunos em disciplina de curso superior a distância resultando na predição das chances de aprovação de cada aluno. Para tanto, desenvolveu um projeto de aplicação baseado em uma adaptação do KDD para mineração de dados educacionais. Os dados analisados foram extraídos de uma disciplina de curso superior a distância do banco de dados da SEDIS, com 497 (quatrocentos e noventa e sete) estudantes matriculados. O resultado obtido foi o agrupamento de 4 clusters que designam os perfis e tipos de participação dos estudantes, a saber: ativos, medianos, inconstantes e ausentes. O estudo é um contributo da área da computação para a educação, pois possibilita ao professor ter acesso aos dados de desempenho dos alunos no decorrer da disciplina podendo assim tomar medidas preventivas que evitem a reprovação ou trancamento da disciplina por parte dos alunos.
Descrição
Citação
ALMEIDA,T. LUCENA, M. J. N. R. GOMES. Identificação de Perfis e Padrões de Participação dos Estudantes de Cursos a Distância na UFRN por meio de Mineração de Dados. 2015.