Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/281
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T17:42:38Z | - |
dc.date.issued | 2021 | por |
dc.identifier.citation | O LIVRO da psicologia. Tradução: Clara M. Hermeto, Ana Luísa Martins. 2. ed. São Paulo: Globo Livros, 2016. 352 p. BARBOSA, K. X. R.; MELO, D. M. B. Probabilidade: as relações entre conceitos e contextos a partir de um recurso didático. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 3065–3086, 2021. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/776. Acesso em: 16 nov. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC/SEF, 2018. BOCK, A. M. B. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. 368 p. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998. GARDNER, H. The Theory of Multiple Intelligences. Harvard University, Cambridge, 2012. Disponível em: https://howardgardner01.files.wordpress.com/2012/06/443-davis-christodoulou-seider-mi-article.pdf. Acesso em 2 de mai. de 2021. GARDNER, H. Multiple Intelligences after Twenty Years. American Educational Research Association. Chicago, Illinois: 21 de abr. de 2003. Disponível em: https://ocw.metu.edu.tr/pluginfile.php/9274/mod_resource/content/1/Gardner_multiple_intelligent.pdf. Acesso em 2 de mai. de 2021. KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeiras e a educação. 4ª Ed. São Paulo, Editora Cortez: 2000. MACIEL, M. R.; MARTINS, K. P. H.; PASCUAL, J. G.; MAIA FILHO, O. N. A infância em Piaget e o infantil em Freud: temporalidades e moralidades em questão. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 329-337, maio 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v20n2/2175-3539-pee-20-02-00329.pdf. Acesso em 01 de mai. de 2020. PRATES, E. A. R.; JOLY, M. C. R. A. Motivação e aprendizagem autorregulada: Motivation and self-regulated learning. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 3384–3396, 2021. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/805. Acesso em: 16 nov. 2021. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação (Cabral, A.; Oiticica, C.M., Trad.). 2a Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975; Brasília: INL. 370 p. PIAGET, J. Les sciences sociales avec et après Jean Piaget. In Cahiers Vilfredo Pareto. Droz, 1976. PIAGET, J. El pensamiento simbólico y el pensamiento del niño. In: DELAHANTY, G. P. (comp.). Piaget y el psicoanálisis. México: Universidad Autónoma Metropolitana, 1994 [1923]. p. 117-160. PIAGET, J. El psicoanálisis y sus relaciones con la psicología del niño. In: DELAHANTY, G. P. (comp.). Piaget y el psicoanálisis. México: Universidad Autónoma Metropolitana, 1994 [1920]. p. 181-290. PIAGET, J. Inconsciente afetivo e inconsciente cognitivo. In: Problemas de Psicologia genética. Rio de Janeiro, Forense, 1973. Cap.2, p.33-47. PIAGET, J. Inteligencia y afectividad. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005. 120 p. RENZULLI, J. Modelo de enriquecimento para toda a escola: um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação. Revista Educação Especial, 27(50), 539-562, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14676/pdf. Acesso em 2 de abr. de 2021. RODRIGUES, F. A. O discurso sem palavra Uma outra dimensão da linguagem. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 393–409, 2021. Disponível em: https://latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/119. Acesso em: 16 nov. 2021. SKLAR, S.; BOHADANA, E. Piaget e Freud: facetas psicanalíticas da cognição. : facetas psicanalíticas da cognição. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 157, n. 1, p. 90-98, jun. 2014. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/download/22680/13137. Acesso em 2 de abr. de 2021. | por |
dc.identifier.issn | 674-9297 | por |
dc.identifier.uri | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/281 | - |
dc.description.resumo | A afetividade na transmissão de conhecimento serve como ferramenta base quando na apresentação, principalmente, de conteúdos de ordem abstrata como os apresentados na matemática. A fim de favorecer o ensino aprendizado, tem-se como foco central a relação dos processos cognitivos, para isso foram analisados trabalhos onde havia a presença da neurociência, uma vez que o processo acontece no cérebro. Visto isso, há uma explanação acerca dos entendimentos do desenvolvimento humano e importância da afetividade na percepção de Sigmund Freud e Jean Piaget. A seguir, é apresentado um panorama das teorias, inicialmente dedicadas a superdotação, que podem levar o indivíduo a desenvolver a inteligência lógica-matemática por meio dos processos de enriquecimento escolar que favorecem a cognição e a assimilação de informações. Por fim, as atividades propostas ajudam ao professor desenvolver as habilidades relacionadas ao pensamento crítico e raciocínio lógico inerentes a essa inteligência. | por |
dc.description.abstract | Affection in the transmission of knowledge serves as a basic tool when presenting, mainly, abstract order contents such as those presented in mathematics. In order to favor teaching and learning, the relationship of cognitive processes has been the central focus. For this, works where neuroscience was present were analyzed, since the process takes place in the brain. Having said that, there is an explanation about the understanding of human development and the importance of affectivity in the perception of Sigmund Freud and Jean Piaget. Next, an overview of theories, initially dedicated to giftedness, that can lead the individual to develop logical-mathematical intelligence through school enrichment processes that favor cognition and the assimilation of information is presented. Finally, the proposed activities help the teacher to develop skills related to critical thinking and logical reasoning inherent to this intelligence. | eng |
dc.description.abstract | La afectividad en la transmisión de conocimientos sirve como herramienta básica a la hora de presentar, principalmente, contenidos abstractos como los que se presentan en matemáticas. Para favorecer la enseñanza y el aprendizaje, el enfoque central es la relación de los procesos cognitivos, para ello se analizaron trabajos donde hubo presencia de la neurociencia, ya que el proceso tiene lugar en el cerebro. Ante esto, se da una explicación sobre las comprensiones del desarrollo humano y la importancia de la afectividad en la percepción de Sigmund Freud y Jean Piaget. A continuación, se presenta un panorama de las teorías, inicialmente dedicadas a la superdotación, que pueden llevar al individuo a desarrollar la inteligencia lógico-matemática a través de procesos de enriquecimiento escolar que favorezcan la cognición y la asimilación de información. Finalmente, las actividades propuestas ayudan al docente a desarrollar las habilidades relacionadas con el pensamiento crítico y el razonamiento lógico inherentes a esta inteligencia. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues (michele.profmatematica@gmail.com) on 2022-01-26T14:01:29Z No. of bitstreams: 1 A contribuição da afetividade no desenvolvimento da inteligência lógico-matemática.pdf: 438625 bytes, checksum: 77f1933004d2e6bc52bd3c172ded2def (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Juliana s (julianasousa@ibict.br) on 2023-04-19T17:42:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A contribuição da afetividade no desenvolvimento da inteligência lógico-matemática.pdf: 438625 bytes, checksum: 77f1933004d2e6bc52bd3c172ded2def (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-19T17:42:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A contribuição da afetividade no desenvolvimento da inteligência lógico-matemática.pdf: 438625 bytes, checksum: 77f1933004d2e6bc52bd3c172ded2def (MD5) Previous issue date: 2021 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidad de Flores | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.relation.ispartof | Latin American Journal of Development | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Afetividade, Inteligência lógico-matemática, Neurociência, Matemática. | por |
dc.subject | Affectivity, Logical-Mathematical Intelligence, Neuroscience, Mathematics. | eng |
dc.subject | Afectividad, Inteligencia Lógico-Matemática, Neurociencias, Matemáticas. | spa |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.subject.cnpq | Psicologia Educacional | por |
dc.title | A contribuição da afetividade no desenvolvimento da inteligência lógico-matemática | por |
dc.title.alternative | The contribution of affectivity in the development of logical-mathematical intelligence | eng |
dc.title.alternative | La contribución de la afectividad en el desarrollo de la inteligencia lógico-matemática | spa |
dc.type | Artigo | por |
dc.citation.spage | 3677 | por |
dc.citation.epage | 3692 | por |
dc.citation.issue | 6 | por |
dc.citation.volume | 3 | por |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A contribuição da afetividade no desenvolvimento da inteligência lógico-matemática.pdf | Artigo | 428,34 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador