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Tipo do documento: Artigo
Título: "Nossa cidade, seu filme": Como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégias do city marketing?
Título(s) alternativo(s): "Nossa cidade, seu filme": Como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégias do city marketing?
Autor: Santo, João Victor Vasconcelos do Espírito
Resumo: Em um cenário de competição entre cidades pela atração de investimentos e visitantes, os gestores públicos passam a desenvolver mecanismos para posicionar os seus territórios nas vitrines de mercados nacionais e internacionais e assim, promovê-los para seus diversos públicos-alvo. Na perspectiva das singularidades territoriais, existe o audiovisual como uma forte ferramenta promocional da imagem dos territórios, seja através de filmes, séries, novelas, reality shows, entre outros. É notória a compressão da importância do audiovisual como uma indústria capaz de gerar empregos e potencializar a economia e as atividades culturais das cidades. Compreendendo essa importância, a cidade de São Paulo passou a investir fortemente na captação de produções audiovisuais, especialmente a partir da criação da São Paulo Film Commission. A promoção da imagem das cidades torna-se ainda mais potente através das sinergias entre os atores institucionais, principalmente envolvendo a Organização de Gestão de Destinos (OGD), responsável pela promoção dos destinos e interesse na atração de turistas e do desenvolvimento do turismo cinematográfico. Sendo assim, através de um tripé investigativo envolvendo film commission, OGD e poder público municipal, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como as produções têm sido utilizadas pelos agentes públicos da cidade de São Paulo enquanto estratégia city marketing para promover e difundir a imagem da cidade. Dessa forma, abordando um paradigma interpretativista, a pesquisa caracteriza-se por ser descritiva e desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo através de uma abordagem qualitativa por meio da análise de Bardin (2016) do tipo categorial. A pesquisa divide-se em duas etapas: a primeira, parte da lacuna teórica exposta por Hudson (2010) na ausência de estudos envolvendo a relação entre film commission e marketing territorial, optando-se então pela revisão sistemática integrativa da literatura como a trilha metodológica mais adequada para aprofundar a temática. A segunda etapa envolveu a pesquisa documental e pesquisa empírica, com a pesquisa de campo na cidade de São Paulo. O presente estudo compreende que há no território o desenvolvimento da política do city marketing juntamente com o city promotion e city branding, porém o poder de difusão das produções audiovisuais ainda não é utilizado em sua totalidade como uma ferramenta de promoção da cidade, mesmo havendo na cidade uma film commission atuante, sendo necessário, portanto, uma maior sinergia entre os atores institucionais e um planejamento estratégico a longo prazo.
Abstract: In a scenario of competition between cities to attract investments and visitors, public managers begin to develop mechanisms to position their territories in the windows of national and international markets and thus promote them to their various target audiences. From the perspective of territorial singularities, the audiovisual exists as a strong promotional tool for the image of territories, whether through films, series, soap operas, reality shows, among others. The compression of the importance of the audiovisual sector as an industry capable of generating jobs and enhancing the economy and cultural activities of cities is notorious. Understanding this importance, the city of São Paulo began to invest heavily in capturing audiovisual productions, especially after the creation of the São Paulo Film Commission. The promotion of the image of cities becomes even more powerful through synergies between institutional actors, mainly involving the Destination Management Organization (OGD), responsible for promoting destinations and interest in attracting tourists and developing film tourism. Therefore, through an investigative tripod involving film commission, OGD and municipal public authorities, this research aims to analyze how the productions have been used by public agents in the city of São Paulo as a city marketing strategy to promote and disseminate the image of the city of São Paulo. City. Thus, approaching an interpretivist paradigm, the research is characterized by being descriptive and developed from a bibliographic research, documentary and field through a qualitative approach through the analysis of Bardin (2016) of the categorical type. The research is divided into two stages: the first, part of the theoretical gap exposed by Hudson (2010) in the absence of studies involving the relationship between film commission and territorial marketing, opting for an integrative systematic review of the literature as the methodological path most suitable for delving deeper into the subject. The second stage involved documental research and empirical research, with field research in the city of São Paulo. The present study understands that there is in the territory the development of city marketing policy together with city promotion and city branding, but the power of diffusion of audiovisual productions is still not used in its entirety as a tool to promote the city
Palavras-chave: film commission
city marketing
audiovisual
turismo
turismo cinematográfico
Área(s) do conhecimento: Turismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Tipo de acesso: openAccess
Identificador do documento: 0000-0002-8426-1771
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/329
Data de publicação: 2022
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