Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAÚJO, Ana Rafaela Sales depor
dc.date.accessioned2023-06-07T14:47:08Z-
dc.date.issued2013por
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Rafaela Sales de. Repositório de Objetos Educacionais Digitais: análise do uso do BIOE na perspectiva da organização e recuperação da informação. Orientadora: Virginia Bentes Pinto. 2013. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia ) - Departamento de Ciências da Informação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/344-
dc.description.resumoExpõe os resultados da pesquisa referente ao Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e o tratamento da informação no contexto digital (catalogação, classificação e indexação), buscando responder aos seguintes questionamentos: de que modo os objetos educacionais são tratados sob o ponto de vista informacional no repositório BIOE? Que critérios os usuários utilizam para acessar os objetos educacionais nesse repositório? Objetiva avaliar o modo como os objetos educacionais são tratados sob o ponto de vista informacional no repositório BIOE, bem como as estratégias de busca e recuperação da informação, por parte dos usuários desse repositório. Utiliza como metodologia a pesquisa exploratória e o método de abordagem funcionalista com intuito de analisar a atuação do BIOE, o desempenho de sua função como repositório educacional digital. Adota como instrumento de coleta de dados, dois questionários, aplicados via e-mail e google docs, com dois grupos formados por: (15) catalogadores e (15) usuários do BIOE. Apresenta como resultado da aplicação da pesquisa que, tanto os catalogadores com formação em biblioteconomia quanto os que possuem formação em outras áreas, demonstram conhecer o modo como os objetos educacionais são tratados e organizados no BIOE; constata que o repositório possui política de acesso e que há a necessidade de melhorar a rapidez em seu acesso; afirma que a maioria dos usuários não utiliza nenhuma estratégia de busca booleana durante a pesquisa; explicita que a busca por meio dos itens conhecidos e/ou assuntos permitem o acesso aos Objetos Educacionais (OEs) e aponta falhas no processo de organização, busca e recuperação da informação vistas pela maioria dos catalogadores e dos usuários.por
dc.description.abstractIt presents the results from research done at International Database of Educational Objects (BIOE) about treatment of information in a digital context (cataloguing, classification, indexing), intending to respond to the following questions: How educational objects are treated under informational point of view at BIOE? What criteria users apply to access the objects at BIOE's repository? It aims to evaluate how educational objects are treated under informational point of view at BIOE, as well as the strategies for users' research and information retrieval. Uses as methodology exploratory research and functionalist approach to analyze BIOE's performance as a digital educational repository. Two questionnaires were used as a research tool to collect data, applied by e-mail and google docs to two groups: (15) cataloguers and (15) BIOE's users. Presents as result of the research that cataloguers with librarian science major, as well as the ones with different majors, show knowledge of treatment and organization of educational objects at BIOE; applies that the repository has access politics and have the need to improve access velocity. Points that most users don`t use any boolean search strategies during research; explicits that search from known items and/or subjects allow access to Educational Objects (OEs) and shows flaws inside organization, search and information retrieval processes, noticed by most of cataloguers and users.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Rafaela Sales de Araújo (rafaela@ufc.br) on 2022-12-11T15:29:39Z No. of bitstreams: 1 TCC_Ana Rafaela Sales de Araujo_Biblioteconomia_UFC_2013.pdf: 359790 bytes, checksum: 48e608f2a161e3f5b750a66bab0e1cb9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Juliana s (julianasousa@ibict.br) on 2023-06-07T14:47:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Ana Rafaela Sales de Araujo_Biblioteconomia_UFC_2013.pdf: 359790 bytes, checksum: 48e608f2a161e3f5b750a66bab0e1cb9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-07T14:47:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Ana Rafaela Sales de Araujo_Biblioteconomia_UFC_2013.pdf: 359790 bytes, checksum: 48e608f2a161e3f5b750a66bab0e1cb9 (MD5)eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRepositório educacional digitalpor
dc.subjectObjetos Educacionaispor
dc.subjectTratamento da Informaçãopor
dc.subjectBanco Internacional de Objetos Educacionaispor
dc.subjectDigital educational repositoryeng
dc.subjectEducational Objectseng
dc.subjectInternational Bank of Educational Objectseng
dc.subjectInformation treatmenteng
dc.subject.cnpqCiência da Informaçãopor
dc.subject.cnpqBiblioteconomiapor
dc.titleRepositório de Objetos Educacionais Digitais: análise do uso do BIOE na perspectiva da organização e recuperação da informaçãopor
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopor
Aparece nas coleções:Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ana Rafaela Sales de Araujo_Biblioteconomia_UFC_2013.pdfDocumento principal351,36 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador