Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alexandre da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7449876695340912por
dc.contributor.advisorGutmann, Juliana-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1713091767353588por
dc.date.accessioned2024-01-29T18:05:48Z-
dc.date.issued2022por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/488-
dc.description.resumoA dissertação analisa articulações entre performances afrofuturistas, negritudes e cultura pop em torno do “pantera negra” Chadwick Boseman, cujo falecimento em 2020 é aqui encarado como vetor midiático que nos faz ver, nas ambiências digitais, uma rede de reivindicações afrodiaspóricas configuradas e reconfiguradas pelo gesto Wakanda Forever. O vetor midiático é localizado a partir do tweet que confirmou o falecimento do ator norte-americano Chadwick Boseman, postado em 29 de agosto de 2020, na sua própria conta oficial no Twitter. A partir deste tweet, aqui encarado como um disparo midiático, foram mapeadas e analisadas expressões comunicacionais nessa plataforma e no Instagram, totalizando 21 posts, entre vídeos, imagens e depoimentos, através das tags #wakandaforever #chadwickboseman e #panteranegra, que evidenciam diversos corpos negros articulados em torno da saudação ao personagem/ator. O problema desta dissertação se debruça sobre como o filme Pantera Negra (2018), a partir da força de seu protagonista, é reverberado em diversos outros corpos negros protagonistas (seja no mainstream, seja na vida cotidiana) com a morte do ator Chadwick Boseman em 2020. Como esse disparo midiático revela, reitera e ressignifica uma rede de reinvindicações atravessada por narrativas afrofuturistas e experiências de negritudes articuladas a componentes especulativos. Isso nos permite compreender certas mutações culturais, trânsitos, transformações e éticas de possibilidades incorporadas, no âmbito da cultura pop global, pelo gesto Wakanda Forever, compreendido neste trabalho pela perspectiva da performance. A ideia de pop, nesta pesquisa, é compreendida pela perspectiva da nebulosa afetiva (JANOTTI JR.; SOARES, 2015) e as discussões sobre afrofutirismos, diáporas e negritudes se amparam em referências de autores e autoras negras, tais quais Stuart Hall (2013), Paul Gilroy (1993), Marimba Ani (1994), Aza Njeri (2015), Sueli Carneiro (2005), Achille Mbembe (2018), Fábio Kabral (2020), Kênia Freitas (2018), Michael Boyce Gillespie (2016), Molefi K. Asante (2009) e Kabengele Munanga (2012). O aporte teórico-metodológico engloba a noção de audiovisual em rede (GUTMANN, 2021), o conceito de performance enquanto comportamento restaurado (SCHECHNER, 2013) e enquanto incorporação, arquivo e repertório (TAYLOR, 2013) e o mapa das mutações culturais (MARTÍN-BARBERO, 2009).por
dc.description.abstractThe dissertation analyzes articulations between Afrofuturist performances, blackness and pop culture around the “black panther” Chadwick Boseman, whose death in 2020 is seen here as a media vector that makes us see, in digital environments, a network of aphrodiaspora claims configured and reconfigured by Wakanda Forever gesture. The media vector is located from the tweet that confirmed the death of American actor Chadwick Boseman, posted on August 29, 2020, in his own official Twitter account. From this tweet, seen here as a media trigger, communication expressions were mapped and analyzed on this platform and on Instagram, totaling 21 posts, including videos, images and testimonials, through the tags #wakandaforever #chadwickboseman and #panteranegra, which show various bodies black people articulated around the greeting to the character/actor. The problem of this dissertation focuses on how the film Black Panther (2018), from the strength of its protagonist, is reverberated in several other black bodies protagonists (whether in the mainstream or in everyday life) with the death of actor Chadwick Boseman, in 2020. As this media release reveals, reiterates and gives new meaning to a network of claims crossed by Afrofuturist narratives and experiences of blackness articulated with speculative components. This allows us to understand certain cultural mutations, transits, transformations and ethics of possibilities incorporated, within the scope of global pop culture, by the Wakanda Forever gesture, understood in this work from the perspective of performance. The idea of pop, in this research, is understood from the perspective of the affective nebula (JANOTTI JR E SOARES, 2015) and the discussions about Afrofutirisms, diaporas and blackness are supported by references from black authors and authors, such as Stuart Hall (2013), Paul Gilroy (1993), Marimba Ani (1994), Aza Njeri (2015), Sueli CARNEIRO (2005), Achille Mbembe (2018), Fábio Kabral (2020), Kênia Freitas (2018), Michael Boyce Gillespie (2016), Molefi K. Asante (2009) and Kabengele Munanga (2012). The theoretical- methodological approach encompasses the notion of networked audiovisual (GUTMANN, 2021), the concept of performance as restored behavior (SCHECHNER, 2013) and as incorporation, archive and repertoire (TAYLOR, 2013) and the map of cultural mutations (MARTÍN -BARBERO, 2009).eng
dc.description.provenanceSubmitted by ALEXANDRE DA SILVA (ale_souzasilva@hotmail.com) on 2023-12-21T06:17:03Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINALIZADA FICHA CATALOGRAFICA - ALEXANDRE SOUZA DA SILVA.docx: 14354708 bytes, checksum: e29686c8e15c383f363931254774fbc4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2024-01-29T18:05:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINALIZADA FICHA CATALOGRAFICA - ALEXANDRE SOUZA DA SILVA.docx: 14354708 bytes, checksum: e29686c8e15c383f363931254774fbc4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-29T18:05:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINALIZADA FICHA CATALOGRAFICA - ALEXANDRE SOUZA DA SILVA.docx: 14354708 bytes, checksum: e29686c8e15c383f363931254774fbc4 (MD5) Previous issue date: 2022eng
dc.description.sponsorshipCNPQpor
dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação da UFBApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectafrofuturismos, cultura pop, negritudes, pantera negra, Chadwick Bosemanpor
dc.subject.cnpqciências sociais aplicadaspor
dc.titleWakanda Forever: reinvindicações de afrofuturos em torno do Pantera Negra Chadwick Bosemanpor
dc.typemastherThesispor
Aparece nas coleções:Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINALIZADA FICHA CATALOGRAFICA - ALEXANDRE SOUZA DA SILVA.docxDocumento principal em pdf14,02 MBMicrosoft Word XMLBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador