A consciência em Freud e o modelo 4D das dimensões da consciência no transtorno do estresse pós-traumático (TEPT): um diálogo entre neurociência e psicanálise

Carregando...
Imagem de Miniatura
Ano de publicação
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Instituição
Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais
Resumo
Propõe-se com este artigo de reflexão permitir uma ampliação da possibilidade de analisar compreensivamente a experiência subjetiva da vivência traumática. Para tanto, visamos articular, a partir do estudo bibliográfico da literatura, o que concerne tanto ao percurso da psicanálise freudiana ao que se refere ao estudo da consciência, tanto quanto, aos trabalhos e investigações que evidenciam os construtos teóricos referentes ao modelo 4D das dimensões da consciência (Frewen e Lanius, 2015) no Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), sendo este último interpretado pelas lentes da neurociência. O TEPT pode ser entendido como um transtorno psicopatológico e o modelo quadridimensional ('4-D') tem sido proposto como um referencial teórico para compreender e delinear experiências dissociativas relacionadas ao trauma.
Descrição
TEPT, Consciência em Freud, Modelo 4D, Subjetivação
Citação
de Paula, G. G., Fernandes, D. A., & Moreira , J. d. (ago de 2023). A CONSCIÊNCIA EM FREUD E O MODELO 4D DAS DIMENSÕES DA CONSCIÊNCIA NO TRANSTORNO DO ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT): UM DIÁLOGO ENTRE NEUROCIÊNCIA E PSICANÁLISE. BIUS -Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, pp. 01-32.
URI