Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire
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Ano de publicação
2022
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Instituição
LOGOS University International (UNILOGOS)
Resumo
Este texto aborda as contribuições de Paulo Freire (1921-1997) para a formação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) conforme a prática pedagógica ou metodológica ocorrida em sala de aula. Assim, o nosso objetivo geral é analisar a formação da Educação de Jovens e Adultos quanto a sua prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores ocorridas dentro do espaço escolar. Nesse requisito, formula-se a seguinte questão problema: qual a prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores na formação dos indivíduos na EJA? A metodologia da EJA ganha a centralidade como categoria de análise e de como atividade formadora dos jovens e adultos. Foi escolhido como caminho para coleta de informações a pesquisa bibliográfica, por leituras de livros, artigos e revistas cientificas de autores renomados como: Cavalcante (2016), Paulo Freire (2020), Hannah Arendt (2021) e Dickmann e Dickmann (2019). A prática metodológica ou pedagógica precisa atingir sua plenitude precisa ser vista como algo eficiente e eficaz, atendendo as necessidades dos jovens e adultos. Neste diapasão, a formação dos jovens e adultos acaba-se tornando mais inclusiva e equitativa em uma sociedade capitalista na sociedade contemporânea.