Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/510
Tipo do documento: | article |
Título: | Educação de jovens e adultos: uma reflexão a luz do pensamento de Paulo Freire |
Autor: | Ferreira, Josuel de Souza Barbosa, Fernando Campos |
Resumo: | Este texto aborda as contribuições de Paulo Freire (1921-1997) para a formação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) conforme a prática pedagógica ou metodológica ocorrida em sala de aula. Assim, o nosso objetivo geral é analisar a formação da Educação de Jovens e Adultos quanto a sua prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores ocorridas dentro do espaço escolar. Nesse requisito, formula-se a seguinte questão problema: qual a prática pedagógica ou metodológica utilizadas pelos educadores na formação dos indivíduos na EJA? A metodologia da EJA ganha a centralidade como categoria de análise e de como atividade formadora dos jovens e adultos. Foi escolhido como caminho para coleta de informações a pesquisa bibliográfica, por leituras de livros, artigos e revistas cientificas de autores renomados como: Cavalcante (2016), Paulo Freire (2020), Hannah Arendt (2021) e Dickmann e Dickmann (2019). A prática metodológica ou pedagógica precisa atingir sua plenitude precisa ser vista como algo eficiente e eficaz, atendendo as necessidades dos jovens e adultos. Neste diapasão, a formação dos jovens e adultos acaba-se tornando mais inclusiva e equitativa em uma sociedade capitalista na sociedade contemporânea. |
Abstract: | This text approaches the contributions of Paulo Freire (1921-1997) to the formation in the Education of Youths and Adults (EJA) according to the pedagogical or methodological practice that took place in the classroom. Thus, our general objective is to analyze the formation of Youth and Adult Education regarding its pedagogical or methodological practice used by educators that took place within the school space. In this requirement, the following problem question is formulated: what is the pedagogical or methodological practice used by educators in the training of individuals in EJA? The EJA methodology gains centrality as a category of analysis and as a training activity for young peopleand adults. Bibliographic research was chosen to collect information, by reading books, articlesand scientific journals by renowned authors such as: Cavalcante (2016), Paulo Freire (2020), Hannah Arendt (2021) and Dickmann and Dickmann (2019). The methodological or pedagogical practice needs to reach its fullness, it needs to be seen as something efficient and effective, meeting the needs of young people and adults. In this vein, the training of young people and adults ends up becoming more inclusive and equitable in a capitalist society in contemporary society. |
Palavras-chave: | Paulo Freire, Educação continuada, Educadores |
Área(s) do conhecimento: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | LOGOS University International (UNILOGOS) |
Tipo de acesso: | openAccess |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.38087/2595.8801.169 |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/510 |
Data de publicação: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Nordeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDUCACAO-DFREIRE (1).pdf | Artigo de Revisão | 353,65 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador