Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneira

Resumo

Este texto de tese apresenta um estudo investigativo sobre o processo formativo do Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira − Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de especificar e fundamentar aspectos de conhecimentos que embasem processos de formação continuada de professores, tensionando os limites do saber no que tange aos sentidos e significados atribuídos ao protagonismo e à coletividade dos sujeitos em formação, diante da constituição da própria identidade docente. A pesquisa tem natureza qualitativa e tomou como caminho metodológico o estudo de caso. Utilizou-se como fonte de pesquisa materiais empíricos produzidos no desenrolar do processo de Formação Continuada Macromissioneira, desde os movimentos prévios que lhe deram origem, até a publicação de um livro físico e um e-book, com textos produzidos pelos participantes. O processo de construção e análise dos dados foi inspirado em princípios e pressupostos da Análise Textual Discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2011), com foco na identificação de percepções expressas pelos participantes, sobre o protagonismo docente e a coletividade como categorias centrais que caracterizam a formação continuada constitutiva da docência. Para a categoria do protagonismo docente foram construídas duas subcategorias: (i) reflexão crítica e interativa entre pares e (ii) emancipação e identidade docente. Para a categoria da coletividade também foram construídas duas subcategorias: (i) interação sociocultural e (ii) singularidade da prática reflexiva em coletividade. Como resultado de pesquisa foram destacados aspectos e fundamentos que sinalizam a necessidade e importância do desenvolvimento de formação continuada de professores, assentada na permanente interação coletiva, intermediada por relatos reflexivos e críticos sobre a prática na escola, com progressivas transformações de teorias e práticas reconstitutivas da identidade docente.

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Citação

GASTALDO, Luis Fernando. Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneira. 2022. 198 f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2022. Orientadora: Profª. Drª. Lenir Basso Zanon. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12955090.

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