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https://deposita.ibict.br/handle/deposita/660
Tipo do documento: | mastherThesis |
Título: | A aprendizagem baseada em projetos no ensino de geometria do 5 ano: Maquetes Digitais com o Tinkercad |
Autor: | Cruz, Antoniel Neves |
Orientador: | Silva, Flaviana dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Andrade, Jerry Adriane Pinto de |
Segundo membro da banca: | Neves, Liliane Xavier |
Resumo: | A Geometria está cada vez mais presente nos livros didáticos de estudantes que cursam os anos iniciais do ensino fundamental, devido à relevância dessa unidade temática para a representação e localização espacial, além da resolução de problemas da vida cotidiana. No entanto, o ensino de Geometria ainda acontece de maneira descontextualizada e distante da realidade dos estudantes. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar de que forma a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), associada à construção de maquetes com a integração do software Tinkercad, contribui com a aprendizagem de Geometria de estudantes do 5o ano do ensino fundamental. Em vista disso, o aporte teórico partiu da Tomada de Consciência na Epistemologia e Psicologia Genética de Piaget, associado à Espiral da Aprendizagem, na perspectiva de Valente, na ABP descrita por Moran e no ensino de Geometria descrito por Santos e Nacarato. Dentro dessa lógica, a metodologia usada foi a abordagem qualitativa, dos tipos interventiva e experimental na pesquisa, em que participaram estudantes do 5o ano do ensino fundamental e o professor de matemática da turma. Os dados foram coletados a partir de instrumentos diagnósticos, entrevistas semiestruturadas, elaboração de diário de campo e uso de roteiro de observação. Por conseguinte, a análise de dados aconteceu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), que propõe a divisão dos dados em categorias e subcategorias. Por tudo isso, os resultados evidenciaram que a intervenção contribuiu para o desenvolvimento de competências relacionadas ao uso de tecnologias digitais para resolver problemas e interagir com os pares, trabalhando coletivamente nas aulas de matemática. Além disso, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à associação de figuras com as planificações, ao reconhecimento e à nomeação de formas geométricas. No entanto, ainda há desafios para serem superados, como a dificuldade de acesso a dispositivos digitais e a falta de formação docente para o uso desses recursos tecnológicos nas aulas de matemática. |
Abstract: | Geometry is increasingly present in textbooks for students in the early years of elementary school, due to the relevance of this thematic unit for spatial representation and location, in addition to solving everyday life problems. However, Geometry teaching still takes place in a decontextualized manner and distant from the students' realities. In this sense, the objective of this research is to analyze how Project-Based Learning associated with the construction of models with the integration of Tinkercad software can contribute to the learning of Geometry of students in the 5th grade of elementary school. In view of this, the theoretical contribution starts from Piaget's Awareness in Epistemology and Genetic Psychology, associated with the Learning Spiral, from Valente's perspective, Project-Based Learning described by Moran and the Teaching of Geometry described by Santos and Nacarato. Within this logic, the methodology used is a qualitative approach, of the interventional and experimental type, in which students in the 5th grade of elementary school and the class's mathematics teacher participated in the research. Data were collected using diagnostic instruments, semi-structured interviews, field diary preparation and observation script. Consequently, data analysis was performed using Discursive Textual Analysis, which proposes dividing data into categories and subcategories. For all these reasons, the results show that the intervention contributed to the development of skills related to the use of digital technologies to solve problems and interact with peers, working collectively in mathematics classes. In addition, it also contributed to the development of skills related to the association of figures with plans, and the recognition and naming of geometric shapes. However, there are still challenges to be overcome, such as the difficulty of accessing digital devices and the lack of teacher training for the use of these technological resources in mathematics classes |
Palavras-chave: | Cooperação Ensino de Geometria Espiral da Aprendizagem Maquetes Tomada de Consciência Cooperation Geometry Teaching Learning Spiral Models Awareness Raising |
Área(s) do conhecimento: | Ensino e Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Santa Cruz |
Departamento: | Departamento de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática (PPGECM) |
Citação: | CRUZ, Antoniel Neves. Aprendizagem baseada em projetos no ensino de geometria do 5o ano: maquetes digitais com o Tinkercad. 2024. 153fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática (PPGECM), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Ilhéus, 2024. |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/660 |
Data de publicação: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Nordeste |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Antoniel_dissertacao.pdf | Dissertação completa | 4,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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