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https://deposita.ibict.br/handle/deposita/701
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Histórias de vidas de estudantes pernambucanos sobre as experiências de mobilidade acadêmica internacional, do programa ganhe o mundo (2012-2022), da rede pública de ensino |
Título(s) alternativo(s): | Life stories of students from Pernambuco about the experiences of international academic mobility, ganhe o mundo program (2012-2022), public education |
Autor: | Martins, Charles Gomes |
Orientador: | Simões, José Luís |
Primeiro membro da banca: | Souza, Edilson Fernandes de |
Segundo membro da banca: | Honorato, Tony |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, Ernani Ribeiro |
Quarto membro da banca: | Silva, Marcos Aurélio Dornelas da |
Resumo: | A experiência de mobilidade acadêmica dos estudantes do Ensino Médio, do Programa Ganhe o Mundo em Pernambuco (2012-2022) é uma tese que apresenta aspectos distintos de outras pesquisas pelo ineditismo e pela inovação em seu desenvolvimento. O PGM enviou oito mil quatrocentos e noventa e sete estudantes para onze países: EUA, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Espanha, Alemanha e Inglaterra. Até o momento, existem lacunas sobre os possíveis resultados dessa experiência internacional na vida dos discentes. A nossa inquietação se inscreve não somente pelo fato de que não há estudos acadêmicos que analisem o impacto desse programa na vida dos estudantes pernambucanos, mas se propõe a analisar o processo de estabelecimento construído na relação dos estudantes intercambistas no país estrangeiro com a configuração familiar e escolar. O questionamento investigativo tem como foco as seguintes proposições: em que medida a experiência de intercâmbio contribuiu para o desenvolvimento de disposições dos estudantes e fomentou estratégias identitárias apreendidas? Será que visualizamos, na experiência de intercâmbio, indícios da relação de poder entre estabelecidos (residentes no país) e outsiders (alunos PGM) com implicações para o desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes? A pesquisa foi estruturada de acordo com o objetivo geral que consistiu em analisar o processo de estabelecimento construído na relação dos estudantes intercambistas no país estrangeiro com a configuração familiar e escolar. No intuito de aprofundar o estudo, elimitamos os seguintes objetivos específicos: compreender a trajetória de vida dos estudantes diante da experiência de mobilidade acadêmica; identificar as redes de interdependência estabelecidas entre os estudantes intercambistas e entender as táticas adotadas dos estudantes para se manter no intercâmbio consoante à relação estabelecidos-outsiders. A fundamentação teórica baseia-se nos pressupostos teóricos de Norbert Elias e Bernard Lahire, que são distantes no tempo histórico, contudo se aproximam em reflexões sociológicas. Como metodologia, adotamos a história oral de vida que resultou em dez retratos sociológicos dos estudantes pós intercambistas do PGM. Para aprofundamento, utilizamos a análise de redes para mapear a interdependência entre eles e demais atores envolvidos na história de suas vidas. Como resultado de nossa pesquisa, identificamos que a experiência de mobilidade promovida pelo PGM contribuiu de forma significativa para a vida dos estudantes, influenciando as diversas dimensões de seu desenvolvimento biopsicossocial, resultando em mudanças na forma de ver, sentir e agir, diante da vida. A descrição narrativa das trajetórias dos estudantes do nascimento até a experiência atual, sendo interceptados pela experiência de intercâmbio, possibilitou a construção de suas histórias de vida mediante memórias, com a verificação de redes interdependentes de suporte emocional e social que minimizaram as dificuldades da experiência e o choque cultural. As táticas adotadas pelos estudantes ao longo da experiência de intercâmbio foram as mais diversas e demonstraram a capacidade que os indivíduos têm de superação e ressignificação. A relação estabelecidos-outsiders, caracterizada pela maioria dos intercambistas, não impediu nenhuma ação de superação dos estudantes em todos os momentos de desconforto causados na mudança de vida. |
Abstract: | The experience of academic mobility of high school students, the Ganhe o Mundo Program in Pernambuco (2012-2022) is a thesis that presents distinct aspects of other research by ineditism and innovation in its development. The PGM sent eight thousand four hundred ninety-seven students to eleven countries: USA, Canada, New Zealand, Australia, Argentina, Chile, Colombia, Uruguay, Spain, Germany and England. So far, there are gaps about the possible results of this international experience in the life of students. Our concern is not only due to the fact that there are no academic studies that analyze the impact of this program on the lives of students from but it proposes to analyze the establishment process built in the relationship of students in a foreign country with family and school setting. The investigative questioning focuses on the following propositions: to what extent did the exchange experience contribute to the development of students' dispositions and fostered strategies of identity? Do we see, in the exchange experience, evidence of the power relationship between established (residents in the country) and outsiders (PGM students) with implications for the biopsychosocial development of students? The research was structured according to the general objective that consisted in analyzing the establishment process built on the relationship of exchange students in a foreign country with the family and school setting. In order to deepen the study, we delimit the following specific objectives: understand the life trajectory of students before the experience of academic mobility; identify the networks of interdependence established among exchange students and understand the tactics adopted by students to stay in exchange according to the relationship established-outsiders. The theoretical foundation is based on the theoretical assumptions of Norbert Elias and Bernard Lahire, who are distant in historical time, but approach in sociological reflections. As a methodology, we adopted the oral life history that resulted in ten sociological portraits of the students postexchange PGM. To deepen, we use the analysis of networks to map the interdependence between them and other actors involved in their life story. As a result of our research, we identified that the mobility experience promoted by PGM contributed significantly to the lives of students, influencing the various dimensions of their biopsychosocial development, resulting in changes in the way they see, feel and act, before life. The narrative description of the students' trajectories from birth to the current experience, being intercepted by the exchange experience, made it possible to construct their life stories through memories, with the verification of interdependent networks of emotional and social support that minimized the difficulties of the experience and the cultural shock. The tactics adopted by students throughout the exchange experience were the most diverse and demonstrated the capacity that individuals have to overcome and ressignification. The relationship establishedoutsiders, characterized by most intercambists, did not prevent any action of overcoming students in all moments of discomfort caused in the change of life. |
Palavras-chave: | Mobilidade acadêmica Histórias de vidas Sociologia figuracional Retrato sociológico Análise de redes |
Área(s) do conhecimento: | Educação Sociologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Pernambuco |
Departamento: | Universidade Federal de Pernambuco |
Programa: | Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE) |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/701 |
Data de publicação: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Nordeste |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TESE Charles Gomes Martins.pdf | HISTÓRIAS DE VIDAS DE ESTUDANTES PERNAMBUCANOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL, DO PROGRAMA GANHE O MUNDO (2012-2022), DA REDE PÚBLICA DE ENSINO | 8,41 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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