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https://deposita.ibict.br/handle/deposita/744
Tipo do documento: | Capítulo de livro |
Título: | O Porto de Santos como elemento audiovisual no documentário brasileiro: algumas representações |
Autor: | Corrêa, Paulo Vitor Luz |
Resumo: | O desenvolvimento da cidade de Santos atrela-se historicamente ao desenvolvimento do seu porto, estabelecendo-se como uma estrutura de fluxo econômico, social e cultural. Ao longo do século XX, já com a presença dos aparatos audiovisuais, Santos e seu porto passam a ser retratados na esfera da imagem em movimento. O objetivo deste texto é analisar como o porto santista situou-se no cenário documentário brasileiro através de três obras: Companhia Docas de Santos (diretor desconhecido, 1926-1929), O Porto de Santos (Aloysio Raulino, 1978) e Nau Insensata (Cristiano Sidoti, 2018). Espera-se perceber e apontar como o porto é apresentado na imagem e no áudio, como o porto aparece na narrativa e como essas obras se situam no documentário brasileiro, tentando assim perceber e apontar semelhanças e diferenças técnicas/conceituais de cinematografia entre os filmes, a partir do porto como elemento fílmico. |
Abstract: | The development of the brazilian city of Santos is attached historically to its port development, associated with a structure of economic, social and cultural flow. Throughout the 20th century, with the presence of audiovisual devices, Santos and its port are now portrayed in the sphere of the moving image. The objective of this text is to analyze how the port of Santos was situated in the brazilian documentary scene, through three films: Companhia Docas de Santos (unknown director, 1926-1929), O Porto de Santos (Aloysio Raulino, 1978) and Nau Insensata (Cristiano Sidoti, 2018). It is expected to perceive and point out how the port is shown under its image and audio, how the port appears in the narrative and how these works are located in the Brazilian documentary, thus trying to perceive and point out similarities and technical / conceptual differences in cinematography between the films, from the port as a filmic element. |
Palavras-chave: | Porto de Santos Documentário Representações audiovisuais |
Área(s) do conhecimento: | Cinema Comunicação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Anhembi Morumbi |
Citação: | CORRÊA, Paulo Vitor Luz. O Porto de Santos como elemento audiovisual no documentário brasileiro: algumas representações. In: LOURENÇO, Keyme Gomes; CUNHA JUNIOR, Ezequias Cardozo da (orgs). Variações em Sessões: Cinema e Interdisciplinaridades I. Uberlândia, MG: Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e Diretoria de Cultura (DICULT) da Universidade Federal de Uberlândia, 2022. p. 153-184. |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/744 |
Data de publicação: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CORRÊA, Paulo Vitor Luz. _Porto_de_Santos_documentario_representacoes_livro_variacoes.pdf | CORRÊA, Paulo Vitor Luz. _Porto_de_Santos_documentario_representacoes_livro_variacoes | 1,73 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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