Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Glaidon Farias Sudário da-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2523162845371520por
dc.contributor.advisorFerreira, Danilo de Jesus-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8819444149610717por
dc.date.accessioned2025-02-14T13:55:00Z-
dc.date.issued2024por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/747-
dc.description.resumoAs cônicas, desde os estudos de Apolônio até as concepções analíticas contemporâneas, desempenham um papel crucial na compreensão de diversas áreas do conhecimento. Este trabalho visa fortalecer o processo de ensino-aprendizagem por meio de uma revisão bibliográfica dos conceitos e teorias relacionados às cônicas. Será destacada sua importância histórica, relevância na geometria analítica e a apresentação de teoremas fundamentais que aprofundam a compreensão dessas curvas. Além disso, será proposta uma sequência didática, ancorada nos pressupostos da pedagogia histórico crítica, buscando a eficácia e acessibilidade para estudantes e professores da educação básica. Serão discutidas as aplicações práticas das cônicas no cotidiano, visando promover uma aprendizagem significativa, incentivando a exploração dessas curvas por meio da experimentação e do raciocínio lógico. Espera-se que este estudo contribua para o desenvolvimento de estratégias palpáveis para o ensino das cônicas, capacitando os alunos com as ferramentas necessárias para compreender e aplicar esses conceitos de forma significativa em sua prática social.por
dc.description.abstractThe conics, since Apolônio’s study to the comtemporany analistic’s conceptions, perform a important perfil to the comprehension of a lot of areas of knowing. This work intend fortify the process of teaching-learning across a bibliography of concepts and a teory who relation the conics. Will be highlighted your history importance, analytical geometry relevance and the presentantion of fundamental theorems that deepen the understanding of these curves. Moreover, will be propoused a didactics sequence, based on the assumption from the history critic pedagogy, finding an efficiency and acessibility to the students and teachers from basic education. Will be discussion the pratic enforcement from the conics in the daily, finding promove a learning, encouraging a explore of this curves with experimentation and logical reasoning. Is expected the study help from the development of strategies for the conic’s teaching, enable the students with the necessary tools for comprehension and apliccation of this concepts with a significative way in the social pratics.por
dc.description.provenanceSubmitted by Glaidon Silva (glaidonfarias@yahoo.com.br) on 2025-02-10T13:35:08Z No. of bitstreams: 1 DOC-20240815-WA0076..pdf: 1875109 bytes, checksum: 03c7d4b0579dfb962160847d13d2628a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2025-02-14T13:54:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOC-20240815-WA0076..pdf: 1875109 bytes, checksum: 03c7d4b0579dfb962160847d13d2628a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-14T13:55:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOC-20240815-WA0076..pdf: 1875109 bytes, checksum: 03c7d4b0579dfb962160847d13d2628a (MD5) Previous issue date: 2024eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapor
dc.publisher.departmentUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCônicaspor
dc.subjectGeometria Analíticapor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectPedagogia Históricopor
dc.subjectCríticapor
dc.subjectConicseng
dc.subjectAnalytical geometryeng
dc.subjectDidatic sequenceeng
dc.subjectHistorical pedagogyeng
dc.subjectCriticaleng
dc.subject.cnpqAnálise Matemática.por
dc.titleAplicações cotidianas das cônicas: uma proposta de sequência didática sob a perspectiva da pedagogia histórico-críticapor
dc.typemastherThesispor
Aparece nas coleções:Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC-20240815-WA0076..pdfDissertação apresentada como requisito para obtenção do título de Mestre em Matemática, pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.1,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador