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https://deposita.ibict.br/handle/deposita/748
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A escrita para piano de Liduino Pitombeira e suas potenciais fases (tendências) composicionais |
Título(s) alternativo(s): | Liduino Pitombeira's piano writing and its potential compositional phases (trends) |
Autor: | Mello, Felipe Aparecido |
Orientador: | Marun Filho, Nahim |
Primeiro coorientador: | Ferreira, Arthur Rinaldi |
Primeiro membro da banca: | Marun, Nahim |
Segundo membro da banca: | Benedetti, Danieli |
Terceiro membro da banca: | Pitombeira, Liduino |
Resumo: | Nesta pesquisa proponho investigar as peculiaridades contidas na escrita musical do compositor brasileiro Liduino José Pitombeira de Oliveira (Liduino Pitombeira), mediante a análise das estruturas composicionais de cinco obras para piano solo, a saber: Suíte Russana Op.11 (1992); Sertão Central Op.84 (2004); Suíte Brasileira Op.92 (2005); Trois Monuments Op.234 (2018) e Nocturne Op. 266 (2021). A escolha destas obras se deu por suas configurações e pelo fator cronológico, abrangendo um período composicional com cerca de 30 anos (juventude, maturidade e a fase atual de produção de Pitombeira). Desse modo, intenta-se investigar as sutilezas de sua escrita por intermédio da análise estrutural e textural, na condução de perspectivas que compreendam os afetos gerados por meio de seu colorido (espectro sonoro). Atenta-se para a importância da ordem cronológica das obras em destaque, corroborando a hipótese acerca de uma possível síntese que se compõe por três fases distintas de sua produção musical. Nesse sentido, faz-se necessário considerar o emprego de paralelos com suas obras de cunho sinfônico e música de câmara, bem como outras obras tradicionais do repertório ocidental. Para tal fim, propõe-se utilizar abordagens diversas de análise musical para extrair informações que possam embasar tais particularidades, compreendendo duas frentes metodológicas principais: (1) por meio da análise tradicional (forma e estrutura) e motívica, envolvendo abordagens contidas em Schoenberg (1996, 2001, 2014), Persichetti (1961), Réti (1951), Berry (1987), Caplin (1998), Rink (2002, 2007), Almada (2010), Straus (2005) e Richard Cohn (2012) a fim de tipificar indícios que pontuem as possíveis transformações de sua escrita ao longo do tempo, além de fomentar subsídios teóricos que possam ser aplicados como ferramentas para as práticas interpretativas; (2) por meio de conceitos que envolvam a semiologia – embasada nos escritos de Jean-Jacques Nattiez (1990) –, no intuito de depurar noções que contribuam para corroborar as potenciais características indutivas (afetos) contidas no repertório para piano em foco. |
Abstract: | In this research, I propose to investigate the peculiarities present in the musical writing of the Brazilian composer Liduino José Pitombeira de Oliveira (Liduino Pitombeira), through the analysis of the compositional structures of five works for solo piano, namely: Suíte Russana (1992) Op.11; Sertão Central (2004) Op.84; Suíte Brasileira Op.92 (2005); Trois Monuments Op.234 (2018) and Nocturne Op. 266 (2021). The selection of these works was made based on their configurations and chronological factors, covering a compositional period of about 30 years (youth, maturity, and the current phase of Pitombeira's production). Thus, the aim is to investigate the subtleties of his writing through structural and textural analysis, leading to perspectives that encompass the affects generated through his colorful (sound spectrum). Attention is given to the importance of the chronological order of the highlighted works, supporting the hypothesis of a possible synthesis comprising three distinct phases of his musical production. In this sense, it is necessary to consider parallels with his symphonic and chamber music works, as well as other traditional works from the Western repertoire. To this end, it is proposed to use various approaches to musical analysis to extract information that can substantiate these particularities, understanding two main methodological fronts: (1) through traditional (form and structure) and motivic analysis, involving approaches contained in Schoenberg (1996, 2001, 2014), Persichetti (1961), Réti (1951), Berry (1987), Caplin (1998), Rink (2002, 2007), Almada (2010), Straus (2005) and Richard Cohn (2012) in order to typify indications that point out the possible transformations of his writing over time, in addition to fostering theoretical subsidies that can be applied as tools for interpretative practices; (2) through concepts involving semiology – based on the writings of Jean-Jacques Nattiez (1990) – with the aim of refining notions that contribute to corroborate the potential inductive characteristics (affects) present in the piano repertoire in focus. |
Palavras-chave: | Musical analysis Musical interpretation Liduino Pitombeira Análise musical Interpretação musical Cognição musical Music cognition |
Área(s) do conhecimento: | Instrumentação Musical |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual Paulista |
Departamento: | Instituto de Artes da Unesp |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Música |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/748 |
Data de publicação: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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mello_fa_do_ia.pdf | Documento principal | 18,54 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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