Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/783
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Phelipe Martins da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T14:58:38Z | - |
dc.date.issued | 2024 | por |
dc.identifier.citation | SILVA, Phelipe Martins da. (2024). Globalização e a isomorfia curricular na base nacional comum curricular: é possível resistir às mudanças. SouzaEAD: revista digital, Ipatinga-MG, n. 70, p. 2-22, fev. 2024.DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10671945. Disponível em: https://souzaeadrevistaacademica.com.br/. Acesso em: 2 jun. 2025. | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5281/zenodo.10671945 | por |
dc.identifier.issn | 2595-5934 | por |
dc.identifier.uri | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/783 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo versa sobre a atual política educacional brasileira direcionada à educação básica. Com o advento da reforma do ensino médio, instituída pela Lei Federal n. 13.415/2017, as unidades federativas precisaram se adequar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que contém as diretrizes para implementação dos currículos locais. Entretanto, este movimento político de reestruturação do currículo se dá num cenário, onde as tendências globais são tomadas como referência na construção de políticas nacionais e regionais. Neste sentido, o processo denominado de isomorfia ou imitação curricular acaba por enquadrar e restringir o desenvolvimento de políticas educacionais que deveriam atender as especificidades de um país como Brasil, diverso, multicultural, com dimensões continentais e repleto de desigualdades e assimetrias sociais que tendem a se agravar com imposição da BNCC. Dessarte, a resistência frente a esta política internacionalizada, marcada pela globalização, alinhada aos pressupostos do neoliberalismo, mostra-se como alternativa criativa frente às demandas nefastas do mercado. | por |
dc.description.abstract | This article deals with the current Brazilian educational policy aimed at basic education. With the advent of the high school reform, instituted by Federal Law No. 13.415/2017, the federative units needed to adapt to the National Common Curriculum Base (BNCC), a normative document that contains the guidelines for the implementation of local curricula. However, this political movement of restructuring the curriculum takes place in a scenario where global trends are taken as a reference in the construction of national and regional policies. In this sense, the process called isomorphy or curricular imitation ends up framing and restricting the development of educational policies that should meet the specificities of a country like Brazil, diverse, multicultural, with continental dimensions and full of inequalities and social asymmetries that tend to worsen with the imposition of the BNCC. Thus, the resistance to this internationalized policy, marked by globalization, aligned with the assumptions of neoliberalism, shows itself as a creative alternative to the nefarious demands of the market. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by PHELIPE MARTINS DA SILVA (phelipemds@gmail.com) on 2025-05-23T21:55:31Z No. of bitstreams: 1 08-Phelipe Martins da Silva.pdf: 669827 bytes, checksum: 90d72a8874380da0c432335103d77d29 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2025-06-02T14:58:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 08-Phelipe Martins da Silva.pdf: 669827 bytes, checksum: 90d72a8874380da0c432335103d77d29 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-02T14:58:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 08-Phelipe Martins da Silva.pdf: 669827 bytes, checksum: 90d72a8874380da0c432335103d77d29 (MD5) Previous issue date: 2024 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdade Integrada Instituto Souza | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.relation.ispartof | Souza EAD | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Globalização | por |
dc.subject | Política Educacional | por |
dc.subject | Resistência | por |
dc.subject | Common National Curriculum Base | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Globalization | por |
dc.subject | Educational Politics | eng |
dc.subject | Resistance | eng |
dc.subject.cnpq | Educação. Currículo. | por |
dc.title | Globalização e a isomorfia curricular na base nacional comum curricular: é possível resistir às mudanças? | por |
dc.type | article | por |
dc.citation.spage | 1 | por |
dc.citation.epage | 22 | por |
dc.citation.volume | 70 | por |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
08-Phelipe Martins da Silva.pdf | Artigo | 654,13 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador