Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Phelipe Martins da-
dc.date.accessioned2025-06-02T14:58:38Z-
dc.date.issued2024por
dc.identifier.citationSILVA, Phelipe Martins da. (2024). Globalização e a isomorfia curricular na base nacional comum curricular: é possível resistir às mudanças. SouzaEAD: revista digital, Ipatinga-MG, n. 70, p. 2-22, fev. 2024.DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10671945. Disponível em: https://souzaeadrevistaacademica.com.br/. Acesso em: 2 jun. 2025.por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5281/zenodo.10671945por
dc.identifier.issn2595-5934por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/783-
dc.description.resumoO presente artigo versa sobre a atual política educacional brasileira direcionada à educação básica. Com o advento da reforma do ensino médio, instituída pela Lei Federal n. 13.415/2017, as unidades federativas precisaram se adequar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que contém as diretrizes para implementação dos currículos locais. Entretanto, este movimento político de reestruturação do currículo se dá num cenário, onde as tendências globais são tomadas como referência na construção de políticas nacionais e regionais. Neste sentido, o processo denominado de isomorfia ou imitação curricular acaba por enquadrar e restringir o desenvolvimento de políticas educacionais que deveriam atender as especificidades de um país como Brasil, diverso, multicultural, com dimensões continentais e repleto de desigualdades e assimetrias sociais que tendem a se agravar com imposição da BNCC. Dessarte, a resistência frente a esta política internacionalizada, marcada pela globalização, alinhada aos pressupostos do neoliberalismo, mostra-se como alternativa criativa frente às demandas nefastas do mercado.por
dc.description.abstractThis article deals with the current Brazilian educational policy aimed at basic education. With the advent of the high school reform, instituted by Federal Law No. 13.415/2017, the federative units needed to adapt to the National Common Curriculum Base (BNCC), a normative document that contains the guidelines for the implementation of local curricula. However, this political movement of restructuring the curriculum takes place in a scenario where global trends are taken as a reference in the construction of national and regional policies. In this sense, the process called isomorphy or curricular imitation ends up framing and restricting the development of educational policies that should meet the specificities of a country like Brazil, diverse, multicultural, with continental dimensions and full of inequalities and social asymmetries that tend to worsen with the imposition of the BNCC. Thus, the resistance to this internationalized policy, marked by globalization, aligned with the assumptions of neoliberalism, shows itself as a creative alternative to the nefarious demands of the market.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PHELIPE MARTINS DA SILVA (phelipemds@gmail.com) on 2025-05-23T21:55:31Z No. of bitstreams: 1 08-Phelipe Martins da Silva.pdf: 669827 bytes, checksum: 90d72a8874380da0c432335103d77d29 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2025-06-02T14:58:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 08-Phelipe Martins da Silva.pdf: 669827 bytes, checksum: 90d72a8874380da0c432335103d77d29 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-02T14:58:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 08-Phelipe Martins da Silva.pdf: 669827 bytes, checksum: 90d72a8874380da0c432335103d77d29 (MD5) Previous issue date: 2024eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade Integrada Instituto Souzapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.ispartofSouza EADpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectCommon National Curriculum Baseeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectGlobalizationpor
dc.subjectEducational Politicseng
dc.subjectResistanceeng
dc.subject.cnpqEducação. Currículo.por
dc.titleGlobalização e a isomorfia curricular na base nacional comum curricular: é possível resistir às mudanças?por
dc.typearticlepor
dc.citation.spage1por
dc.citation.epage22por
dc.citation.volume70por
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
08-Phelipe Martins da Silva.pdfArtigo654,13 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador