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https://deposita.ibict.br/handle/deposita/783
Tipo do documento: | article |
Título: | Globalização e a isomorfia curricular na base nacional comum curricular: é possível resistir às mudanças? |
Autor: | Silva, Phelipe Martins da |
Resumo: | O presente artigo versa sobre a atual política educacional brasileira direcionada à educação básica. Com o advento da reforma do ensino médio, instituída pela Lei Federal n. 13.415/2017, as unidades federativas precisaram se adequar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que contém as diretrizes para implementação dos currículos locais. Entretanto, este movimento político de reestruturação do currículo se dá num cenário, onde as tendências globais são tomadas como referência na construção de políticas nacionais e regionais. Neste sentido, o processo denominado de isomorfia ou imitação curricular acaba por enquadrar e restringir o desenvolvimento de políticas educacionais que deveriam atender as especificidades de um país como Brasil, diverso, multicultural, com dimensões continentais e repleto de desigualdades e assimetrias sociais que tendem a se agravar com imposição da BNCC. Dessarte, a resistência frente a esta política internacionalizada, marcada pela globalização, alinhada aos pressupostos do neoliberalismo, mostra-se como alternativa criativa frente às demandas nefastas do mercado. |
Abstract: | This article deals with the current Brazilian educational policy aimed at basic education. With the advent of the high school reform, instituted by Federal Law No. 13.415/2017, the federative units needed to adapt to the National Common Curriculum Base (BNCC), a normative document that contains the guidelines for the implementation of local curricula. However, this political movement of restructuring the curriculum takes place in a scenario where global trends are taken as a reference in the construction of national and regional policies. In this sense, the process called isomorphy or curricular imitation ends up framing and restricting the development of educational policies that should meet the specificities of a country like Brazil, diverse, multicultural, with continental dimensions and full of inequalities and social asymmetries that tend to worsen with the imposition of the BNCC. Thus, the resistance to this internationalized policy, marked by globalization, aligned with the assumptions of neoliberalism, shows itself as a creative alternative to the nefarious demands of the market. |
Palavras-chave: | Base Nacional Comum Curricular Currículo Globalização Política Educacional Resistência Common National Curriculum Base Curriculum Globalization Educational Politics Resistance |
Área(s) do conhecimento: | Educação. Currículo. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Faculdade Integrada Instituto Souza |
Citação: | SILVA, Phelipe Martins da. (2024). Globalização e a isomorfia curricular na base nacional comum curricular: é possível resistir às mudanças. SouzaEAD: revista digital, Ipatinga-MG, n. 70, p. 2-22, fev. 2024.DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10671945. Disponível em: https://souzaeadrevistaacademica.com.br/. Acesso em: 2 jun. 2025. |
Tipo de acesso: | openAccess |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.5281/zenodo.10671945 |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/783 |
Data de publicação: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
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