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Trabalho de conclusão de curso
Fisiologia da maternidade tardia: síntese de estudos e evidências científicas
(Universidade São Judas Tadeu, 2025) Silva, Gabriel Vinicius Magella e; Carvalho, Jamilly Danielly Costa; Mourão, Luciana Regina Mangeti Barreto; http://lattes.cnpq.br/9322859433770873; https://orcid.org/0009-0003-0073-2519; http://lattes.cnpq.br/0670529095550137; Moreira, Débora; Dastoli, Alessandra Finardi; https://orcid.org/0000-0001-9216-7446; http://lattes.cnpq.br/0014227468099084; http://lattes.cnpq.br/2688044797612752
O adiamento da maternidade tornou-se uma tendência crescente em diversos países, sendo influenciado por fatores sociais, econômicos, profissionais e pelo aumento da expectativa de vida. Este estudo, de natureza qualitativa e descritiva, tem como objetivo refletir sobre os aspectos fisiológicos e bioéticos que envolvem a gestação tardia, especialmente em mulheres com 35 anos ou mais. Por meio de uma revisão bibliográfica narrativa, foram analisadas evidências científicas que apontam tanto os riscos clínicos relacionados à idade avançada da gestante quanto os avanços que possibilitam maior segurança no processo gestacional. Também se discute a importância do planejamento reprodutivo consciente e do acompanhamento pré-natal adequado como ferramentas para minimizar os riscos associados. A maternidade tardia, embora desafiadora do ponto de vista fisiológico, pode ser viável e segura quando aliada ao conhecimento, ao suporte médico e ao respeito às decisões reprodutivas femininas, sob uma perspectiva ética.
Livro
Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais Brasileiros com indicadores da Lei Paulo Gustavo e PNAB - Edição 2024
(Universidade Anhembi Morumbi, 2025-03-10) Corrêa, Paulo Vitor Luz; 0000-0002-1570-1120; 4470867992728892
O Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais Brasileiros é um mapeamento anual de festivais e mostras audiovisuais brasileiros que abram inscrições para recebimento de obras. O objetivo é traçar um perfil desses eventos e suas características, criando um histórico de acompanhamento da realização dos festivais brasileiros ao longo dos anos e servindo como base para outras pesquisas e construção de políticas públicas. A Lei Complementar 195/2022, Lei Paulo Gustavo (LPG), representou o repasse de quase 4 bilhões de reais à cultura do país, o maior investimento direto no setor até então. Dentre os tipos de projetos audiovisuais autorizados para fomento, estão os festivais. Paralelamente, a Lei 14.399 de 08 de julho de 2022 institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que vem com o objetivo de ser um plano de fomento à cultura institucionalizado. Até 2027 a União se predispõe a repassar a estados e municípios o equivalente a 3 bilhões de reais anuais para fomento de projetos culturais, através de editais e chamadas públicas. Dentre os projetos possíveis de serem contemplados, novamente os festivais. É nesse cenário que surge o Panorama-24. Pela primeira vez desde seu início, o estudo registra o acontecimento de mais de 500 eventos realizados em 2024, com participação direta dos recursos via Lei Paulo Gustavo: quase 50% do circuito teve fomento da LPG. Em 2024 também presenciamos os primeiros eventos ocorrendo com auxílio da PNAB, iniciando uma movimentação que pode ser constante nos próximos circuitos. Os festivais/mostras audiovisuais brasileiros aumentaram de quantidade de forma isolada ou contínua para os próximos anos, em virtude da aproximação com a LPG e a PNAB? Haverá mudanças substanciais na preferência de exibição e realização destes eventos? Haverá um aumento de cidades impactadas com o acontecimento destes eventos? A principal novidade é a seção exclusiva de estudo dos festivais/mostras contemplados pela LPG e PNAB, visando extrair de forma mais aprofundada a relação do setor com estes mecanismos de fomento. Alguns dados: - 563 festivais e mostras realizados; - 269 festivais/mostras (48%) realizados com auxílio da LPG; - Surgem os primeiros eventos realizados com recursos da PNAB; - Aumento da quantidade de eventos realizados nos estados e Regiões brasileiras; - Mais de 590 municípios receberam sessões audiovisuais de algum festival/mostra; - 11% do territorio brasileiro coberto por alguma exibição presencial de festival/mostra; - Mais de 150 eventos estreantes; - Curta-metragem com inserção em 99% do circuito; Longa-metragem em 34%; - 65 temáticas diferentes catalogadas; - Temática regional como a principal segmentação do circuito; -10 Temáticas catalogadas com mais de 10 festivais/mostras : Regional; Universitário; Socioambiental; LGBTQIAPN+; Obras dirigidas por realizadoras mulheres; Cinema Fantástico; Estudantil; Infantojuvenil; Obras dirigidas por realizadores negros e animação; - Pico de realização no segundo semestre, mais alongado; - Majoritária presença das exibições presenciais no circuito; - Exibições presenciais por Região: Sudeste (40%), Nordeste (26%), Sul (14%), Centro-Oeste (9%), Norte (5%) e Interestaduais (2%).
Livro
Festivais de Cinema e a Internet: uma breve análise das inscrições de filmes em festivais/mostras audiovisuais
(Centro Universitário São Judas - Campus Unimonte, 2017-02-10) Corrêa, Paulo Vitor Luz; 0000-0002-1570-1120; 4470867992728892
O Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais Brasileiros é um mapeamento anual de festivais e mostras audiovisuais brasileiros que abram inscrições para recebimento de obras. O objetivo é traçar um perfil desses eventos e suas características, criando um histórico de acompanhamento da realização dos festivais brasileiros ao longo dos anos e servindo como base para outras pesquisas e construção de políticas públicas. Alguns dados compilados são: Quantidade de festivais/mostras realizados no ano; Onde os festivais acontecem; Como essas exibições acontecem: presencial, online, híbrida; Temáticas dos festivais; Metragens de obras aceitas para inscrição de obras; Perfil do fesitval (nacional ou internacional); Em 2016, foi divulgada a primeira edição do anuário. O estudo inicial apontava uma relação de associação majoritária entre as inscrições de obras audiovisuais de forma online a um processo de virtualização de parte do acontecimento dos festivais, desembocando na suas realizações presenciais. Ou seja, os festivais para acontecerem presencialmente, aderiam a um certo acontecimento remoto. Esta ideia se mantém ao longo dos próximos anuários , mas de forma mais discreta, focando mais em um panorama do próprio setor. Alguns dados: - 323 festivais e mostras acontecendo ao longo do ano, com abertura de inscrição; - Concentração de eventos por Região: Sudeste (46%), Nordeste (23%), Sul (14%), Centro-Oeste (9%), Norte (4%), Interestaduais (3%) e eventos de realização online (1%)- 11 eventos interestaduais (3%), que acontecem em mais de um estado brasileiro; - Apenas 3 eventos online (1%) - Estados de São Paulo e Rio de Janeiro com a maior quantidade de festivais e mostras; - 51 temáticas diferentes catalogadas; - 5 Temáticas catalogadas com mais de 10 festivais/mostras: Universitário; Regional; Estudantil; Ambiental; festivais com foco em obras dirigidas por realizadoras mulheres; - Eventos generalistas representando maior parte dos festivais/mostras, dado que se repetirá em todos os anuários seguintes; - Festivais universitários são os eventos temáticos de maior quantidade.
Dissertação
Programa Inova Educação: o caso da Escola Estadual Leopoldo Leme Verneck
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-05-30) Munhoz, Felipe Reis, Felipe; Pinheiro, Jair, Jair; http://lattes.cnpq.br/5422275610517023; https://orcid.org/0009-0003-5908-4720; https://lattes.cnpq.br/8381839171704268; Totti, Marcelo Augusto, Marcelo; Goulart, Débora Cristina, Débora; http://lattes.cnpq.br/7520642772477338; http://lattes.cnpq.br/6842243295765937
Esta pesquisa procurou analisar os efeitos da implementação do Programa Inova Educação (PIE) nas Escolas Estaduais de Tempo Regular de São Paulo (EETR/SP), tomando a Escola Estadual Leopoldo Leme Verneck como Estudo de Caso. O PIE universaliza os Componentes Curriculares Diversificados (CCD) — Tecnologia e Inovação, Eletiva e Projeto de Vida — nas EETR/SP, inserindo-os nos anos Finais do Ensino Fundamental, sob a justificativa de reproduzir as “boas práticas do Programa de Ensino Integral (PEI)”. O principal objetivo deste trabalho foi compreender as mudanças pedagógico-curriculares geradas pelo PIE, destacando seus impactos na precarização e na perda da autoridade curricular do docente. A metodologia qualitativa seguiu técnicas de entrevistas padronizadas com docentes e análise de conteúdo, essencialmente ancoradas no referencial teórico de Marx (2007, 2013), Gramsci (2022), Althusser (2008) e seus intérpretes contemporâneos para discutir a escola pública. Os resultados confirmaram três hipóteses principais: precarização do trabalho docente, já que os professores foram coagidos a aceitarem lecionar os CCD para completar jornada de trabalho, sob risco de redução salarial ou desemprego; a substituição de disciplinas tradicionais pelas diversificadas fragilizou a autoridade curricular docente e reforçou um modelo empresarial baseado no empreendedorismo meritocrático; houve um afastamento do PIE com a gestão estadual paulista pós-2023, levando à retirada da disciplina Eletiva. Concluímos que o PIE, embora apresentado como inovação, aprofundou retrocessos na educação paulista: deslegitimou o conhecimento crítico, ampliou o desemprego docente, naturalizou práticas pedagógicas-curriculares alinhadas aos interesses do neoliberalismo e facilitou as articulações ideológicas do governo atual.