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Dissertação
Tecnologia do hidrogênio: carvões de biomassas como suportes de nanopartículas de Pd aplicados em eletrocatálise
(Universidade Federal do Rio Grande, 2024-03-22) Pereira Junior, Idelso Cândido; Trombetta, Fernanda; Rosa, Gilber Ricardo; http://lattes.cnpq.br/5878668448271895; http://lattes.cnpq.br/1960379520161493; http://lattes.cnpq.br/8103399601362580; Lima, Demétrius William; Ticianelli, Edson Antonio; Kessler, Felipe; http://lattes.cnpq.br/4477356283516698; http://lattes.cnpq.br/0706356412303657; http://lattes.cnpq.br/1017044993612885
Nesta dissertação, buscou-se avaliar o potencial da utilização de carvões derivados de resíduos de bagaço (CB) e casca de cana-de-açúcar (CC), casca de pinhão (CP) e casca de pequi (CPE), como suporte para nanopartículas de paládio (Pd) na eletrocatálise da reação de evolução do hidrogênio (HER) e da reação de redução do oxigênio (ORR), em solução de H2SO4 0,5 mol L-1. O desempenho como suporte foi comparado ao do carbono Vulcan XC-72R (CV), utilizado como referência. Os eletrocatalisadores Pd/CX foram sintetizados usando um método de redução com borohidreto, e a caracterização dos materiais foi realizada por meio de técnicas como espectroscopia Raman, análise elementar CHN, análise de área superficial BET, difração de raios X (DRX), microscopia eletrônica de varredura e de transmissão (MEV e MET, respectivamente) e espectroscopia de energia dispersiva de raios-X (EDX). Para avaliar as propriedades eletrocatalíticas desses materiais, performou-se medidas de voltametria cíclica (VC), voltametria linear (VL), espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) e cronopotenciometria (CP) para a HER; e voltametria hidrodinâmica para a ORR. Os resultados obtidos indicam que a HER segue o mecanismo de Volmer-Heyrovsky para todos os catalisadores, e atividades semelhantes entre Pd/CV e Pd/CB, com densidades de corrente de troca (j0) calculadas em 1,97 mA cm-2 para Pd/CV e 1,03 mA cm-2 para Pd/CB. Além disso, ambos os eletrodos, Pd/CV e Pd/CB, exibiram excelente estabilidade e altas eficiências faradaicas para a HER, aproximadamente 94,7% para Pd/CV e 93,4% para Pd/CB. Esses resultados destacam o potencial de CB como um material promissor para suportar nanopartículas de Pd na promoção e eletrocatálise da HER em condições ácidas, comparável ao desempenho de CV. Já para a ORR, os resultados obtidos indicam que a cinética eletroquímica de Pd/CPE, Pd/CB e Pd/CC são comparáveis ou até superiores a Pd/CV, mas por apresentarem a rota de redução via 2 elétrons como predominante, o que sugere a formação de H2O2, o uso destes como eletrocatalisadores eficientes no cátodo de células a combustível se torna limitado, o que é confirmado posteriormente por meio da sua aplicação em uma célula a combustível com membrana de troca de prótons (PEMFC) unitária. Em síntese, destaca-se, a partir dos dados obtidos, a potencialidade da aplicação dos materiais derivados de resíduos de biomassa, obtidos sob condições brandas, nas aplicações eletroquímicas da tecnologia do hidrogênio.
Artigo de evento
O Xadrez Diplomático da América Latina Frente aos Conflitos Internacionais
(Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson - UNAR, 2025-07-15) Ceregatte Rosario, João Vitor; https://orcid.org/0009-0006-3761-2096; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=39152D51760DFD9F0B478969E6EC6521#
O artigo aborda os desafios enfrentados pela América Latina no século XXI, destacando a complexidade dos conflitos inter-regionais e a influência de atores externos, como os Estados Unidos. Com um passado marcado por instabilidade política, desigualdade social e violência, a região busca integração e autonomia por meio de instituições. Contudo, as divergências internas, a crise migratória, a ascensão do crime organizado e as tensões geopolíticas dificultam construir um futuro estável e próspero. A liderança do Brasil e a colaboração entre as regiões são considerados fatores fundamentais para enfrentar os obstáculos e impulsionar o crescimento sustentável.
Tese
O cuidado em saúde mental infantojuvenil em municípios interioranos e sem Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij): desafios, experiências e caminhos para a atenção psicossocial infantojuvenil brasileira
(Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 2025-03-27) Leitão, Iagor Brum, Iagor; Avellar, Luziane Zacché, Luziane; https://orcid.org/0000-0003-3125-2174; http://lattes.cnpq.br/8948015493681619; https://orcid.org/0000-0002-6174-253X; https://lattes.cnpq.br/4896916670807832; Couto, Maria Cristina Ventura, Maria; Delfini, Patricia Santos de Souza, Patrícia; Reis, Luciana Bicalho, Luciana; Taño, Bruna Lídia, Bruna; https://orcid.org/0000-0003-0926-8823; https://orcid.org/0000-0003-2380-5736; http://lattes.cnpq.br/0192418247836786; https://orcid.org/0000-0002-0101-4100; http://lattes.cnpq.br/5565972316187362; http://lattes.cnpq.br/2957882598574681; http://lattes.cnpq.br/1123204627616911; http://lattes.cnpq.br/0192418247836786
A tese teve como objetivo analisar criticamente a atenção psicossocial infantojuvenil no Brasil, com destaque para o cuidado em saúde mental infantojuvenil (SMIJ) vivenciado por municípios de interior, de pequeno ou médio porte, e desprovidos de Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij). Contém cinco artigos, sendo três revisões de literatura (narrativa, integrativa e de escopo) e dois estudos de campo qualitativos. A combinação de revisões e estudos de campo teve o intuito de proporcionar uma análise que transita do contexto mais geral (realidades no plural) ao específico (um município em particular). O primeiro artigo mostra que os desafios brasileiros, como o vazio assistencial, as disparidades regionais, o baixo investimento público e práticas medicalizantes que divergem de marcos regulatórios e diretrizes norteadoras, são compartilhados por outros países da América Latina e Caribe. Os serviços de SMIJ são escassos ou inexistentes em muitos países da região, especialmente em municípios do interior, forçando famílias a buscarem cuidado em centros urbanos. O Brasil se destacou como o único país analisado a possuir um serviço estratégico para a SMIJ, o CAPSij, uma política pública pioneira e sem equivalentes. No entanto, apesar de sua relevância, sua implantação ainda é limitada. O segundo artigo revelou que, em municípios desprovidos de CAPSij, o cuidado tende a ocorrer por meio da “pessoalização do cuidado”, quando um único profissional assume a maior parte das demandas, atuando de forma sobrecarregada e solitária. As principais dificuldades no cuidado incluem alta rotatividade de profissionais, abordagens centradas na dinâmica queixa-conduta e falta de intersetorialidade e regionalização efetiva. O terceiro artigo investigou o cuidado em SMIJ no município de São Mateus, de médio porte, localizado no interior e desprovido de CAPSij. Descobriu uma pactuação local que estabeleceu uma “Equipe Multiprofissional em Saúde Mental” como serviço-referência para demandas de SMIJ. Contudo, tem operado de forma ambulatorial e precarizada, sem desempenhar papel de articulador na rede de cuidados. Apesar do município contar com 28 Unidades Básicas de Saúde em funcionamento, não houve menção significativa de ações voltadas à SMIJ nessas unidades. A alta rotatividade de profissionais e a fragilidade dos vínculos trabalhistas também emergiram como barreiras principais. O quarto artigo evidenciou que os itinerários terapêuticos de crianças e adolescentes com necessidades em saúde mental são fragmentados, com o CAPSij sendo considerado pelos usuários e família como o serviço mais confiável entre os demais da Rede de Atenção à Saúde e Psicossocial. Barreiras como a falta de recursos humanos, o excesso de encaminhamentos e abordagens desumanizadas nos sistemas de urgência e hospitalar foram destacadas. A revisão também evidenciou a ausência de estudos sobre itinerários em SMIJ em cidades sem CAPSij. Essa lacuna é relevante, dado que mais de 60% dos municípios brasileiros com critério populacional para esse serviço ainda não o possuem. O quinto artigo analisou os itinerários terapêuticos de crianças e adolescentes atendidos pela “Equipe Multiprofissional em Saúde Mental” no mesmo município abordado pelo terceiro artigo. Constatou a escola como principal ponto de detecção inicial de demandas em SMIJ. Corroborou que a “Equipe Multiprofissional em Saúde Mental” operou como principal recurso local, mas com limitações relacionadas à rotatividade de profissionais e atuação majoritariamente ambulatorial. Além disso, a Atenção Básica mostrou participação limitada nos itinerários investigados, com as Unidades Básicas de Saúde utilizadas principalmente como ponto para encaminhamentos. A tese enfatiza que o paradigma psicossocial, embora normativo na política de SMIJ, ainda enfrenta desafios em sua implementação, e isso pode ser ainda mais acentuado em municípios que não possuem o principal dispositivo estratégico da atenção psicossocial infantojuvenil. Defende que a efetividade da rede de SMIJ em municípios sem CAPSij requer um dispositivo local com mandato público claro, que vá além da absorção de casos para si. A história da SMIJ no Brasil é marcada por avanços não lineares, frequentemente interrompidos. Sem agentes que articulem essa pauta, a agenda perde força. Assim, é essencial que esse mandato seja caracterizado por impulsionar ações em rede, especialmente na Atenção Básica ou em sinergia com ela, superando a lógica ambulatorial e promovendo práticas alinhadas à clínica ampliada e à atenção psicossocial infantojuvenil.
Dissertação
Governança e Eficiência nas Compras Públicas: O Poder de Compra Estatal como Instrumento de Desenvolvimento Regional Sustentável
(Universidade de Marília (Unimar), 2025-04-28) Pessoa, Sebastião Felipe Lucena Pessoa; Bernardi, Renato; https://orcid.org/0000-0002-5938-5545; http://lattes.cnpq.br/1770829313370872; https://orcid.org/0009-0005-1305-8169; http://lattes.cnpq.br/6539156583392373; Oliveira, Emerson Ademir Borges de; Brito, Clara Kelliany Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0001-7876-6530; https://orcid.org/0000-0001-5845-5380; http://lattes.cnpq.br/7891371445211973; http://lattes.cnpq.br/6395956349800702
O poder de compra do Estado representa um importante instrumento de política pública capaz de induzir o desenvolvimento regional, promover a inclusão econômica e contribuir para a redução das desigualdades sociais. Nesse sentido, busca-se, nesta dissertação, analisar de que modo as compras públicas, especialmente à luz da Lei n.º 14.133/2021, podem favorecer a participação de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) nos processos licitatórios e, consequentemente, impulsionar melhorias em indicadores sociais e econômicos nos territórios mais vulneráveis do Brasil. Considerou-se o método dedutivo, com uma abordagem mista: no campo quantitativo, coletaram e analisaram-se dados de mais de 9 milhões de itens licitados, empenhos públicos, indicadores do IDHM, da PNAD Contínua e da taxa de extrema pobreza, entre os anos de 2010 e 2024; no campo qualitativo, realizaram-se estudo de caso, revisão sistemática de literatura, entrevistas semiestruturadas com gestores públicos e observação de sessões públicas de pregão eletrônico. Os resultados apontam que há relação positiva entre o crescimento da participação das MPEs nas contratações públicas e a elevação do desenvolvimento humano municipal, além da redução da extrema pobreza. Conclui-se que as compras públicas constituem uma ferramenta relevante de promoção do desenvolvimento sustentável, desde que acompanhadas por boas práticas de governança, marcos jurídicos eficazes, políticas intersetoriais articuladas e instrumentos de monitoramento. São propostas recomendações institucionais que visam aperfeiçoar os mecanismos de inclusão regional, fortalecer a atuação dos entes subnacionais e ampliar a efetividade das políticas públicas por meio das contratações governamentais.