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Dissertação
Síndrome de burnout e ofício pastoral: a psicossomatização do estresse em pastores da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil em São Paulo-SP
(Universidade Ibirapuera (UNIB), 2019-11) Santos, Marcos Wagner Rodrigues dos; Costa, Beethoven Hortencio Rodrigues da; https://orcid.org/0000-0002-3045-9838; http://lattes.cnpq.br/3279847748119323; https://orcid.org/0009-0005-7655-5912; http://lattes.cnpq.br/4813745350788775; Costa, Beethoven Hortencio Rodrigues da Costa; Macêdo, Cibele Mariano Vaz de; Schwantes, Rosileny Alves dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-3045-9838; https://orcid.org/0000-0002-4130-2115; http://lattes.cnpq.br/3279847748119323; http://lattes.cnpq.br/8939332422165784; http://lattes.cnpq.br/5056746827443982
A presente pesquisa investigou se o ambiente de trabalho e o escopo da função de pastor na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB) em São Paulo/SP são considerados um meio para a manifestação de Burnout em seus ministros. A psicossomatização do estresse em decorrência de condição organizacional e ambiental bem como das tarefas pertinentes às diversas profissões ligadas ao cuidado e ao ensino tem sido objeto de estudos de pesquisas. Para determinar esta condição na IPIB, caracterizou-se a denominação enquanto organização religiosa e detalhou-se o escopo da função pastoral, desde a formação do ministro até suas atribuições, a fim de se compreender a psicodinâmica do trabalho pastoral e de se identificar os estressores potenciais para o adoecimento laboral. Fez-se um recorte histórico sobre a Síndrome de Burnout, uma revisão bibliográfica e optou-se, como referencial teórico, pelas abordagens psicossocial e da psicodinâmica do trabalho. Aplicou-se um questionário sociodemográfico ampliado e a versão adaptada do Inventário de Burnout de Maslach (MBI) com as três dimensões que caracterizam a Síndrome de Burnout (SB): exaustação Emocional (EE), Despersonalização (DP) e Baixa Realização Profissional (BR), a fim de verificar a situação dos 51 pastores participantes. Realizou-se a análise descritiva dos dados, caracterização da amostra, demonstração de ocorrência, intensidade e correlação de fatores sociodemográficos com as três dimensões da SB preconizadas pelo MBI. Foram realizadas articulações entre os principais dados, o referencial teórico apresentado e outros autores seguindo uma unidade epistemológica, destacando-se como principais resultados: a) uma condição leve para moderado em relação ao nível de Burnout; b) o escopo da função pastoral, por suas atribuições e características, como um viabilizador dos estressores que conduzem à SB e c) o ambiente e condições de trabalho na IPIB como não agravadores para o adoecimento laboral; além de outras questões que emergiram a partir da discussão dos resultados.
Dissertação
A responsabilização da tríade educacional governo/escola, profissionais do ensino e família – pelo baixo índice de aprendizagem no ensino fundamental II da rede estadual de educação do Amazonas, Brasil (2021–2022)
(Universidad de la Integración de las Américas - UNIDA, 2023) Oliveira, Omar Alves de; Beranger, Juan; Senabria, Selva; https://berangerconsultinggroup.com/dra-selva-sanabria/; https://cv.conacyt.gov.py/publicar/cv?id=77f9fcf051cf9537c5f7ed5769204bfe; 0000-0003-3685-932X; http://lattes.cnpq.br/0421785991410289
Esta dissertação teve por objetivo apontar os três principais problemas no contexto da educação nas escolas do Amazonas, que são: Governo-Escola (gestão e professores) e família. Então, o Objetivo Geral foi analisar as principais causas da grave crise educacional amazonense (a pesquisa em questão foi realizada com professores de uma escola pública estadual da cidade de Manaus-AM) nos três pilares dessa rede de educação: Governo/Escola, Professores e Família almejando uma aprendizagem mais promissora nesse sistema de ensino. Esse gestor é indicado pela SEDUC-AM: Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas, o que gera uma falta de autonomia por parte dessa gestão e ocasiona problemas diversos que precisam ser resolvidos na escola, como por exemplo, o uso adequado das verbas governamentais, que é outro ponto a ser analisado neste; qual o papel do governo federal e estadual dentro desse contexto escola/professores e família? Esse é o Problema de Pesquisa . Em seguida se fará uma análise do papel do professor e da família dentro do contexto escolar para que se entenda onde estão os pontos fracos desta tríade e o que se talvez possa fazer ou apontar como caminho para que se sanar o problema. A Metodologia da Pesquisa se fez correspondente a uma amostra representativa que equivaleu a entrevista via Google Forms, feita com 33 professores; o enfoque misto: de campo y bibliográfico para que também se analisasse as literaturas sobre o assunto em questão e se fizesse um estudo de caso em uma escola estadual, e fossem analisados os dados coletados para que se pudesse entender como essa engrenagem governo, escola e família estão em consonância ou não. Os resultados apontam na pesquisa feita com 33 professores sobre a temática da pesquisa, que eles concordam que a aquisição do conhecimento e a educação do aluno depende de um conjunto de fatores e se pode concluir que esse conjunto de fatores, de responsabilidade da tríade educacional: Governo/Escola, Profissionais de Ensino e Família, vai influenciar no baixo índice de aprendizagem do ensino fundamental II, da Rede Estadual de Educação do Amazonas.
Livro
Prescrição, Periodização e Métodos do Treinamento de Força: Uma abordagem teórica e prática para academias (Série vinculada)
(Universidade de Brasília, 2024-05-11) Meirelles, Caio Cavagnolli Osório; https://orcid.org/0009-0005-7579-4460; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=CDA406F9C04E88318B6C4FCFDAF0B90C
O livro busca apresentar aos graduandos e profissionais de Educação Física formas ideais para prescrição e periodização do treinamento de força para todos tipos de populações, desde adolescentes e adultos saudáveis até grupos especiais. Igualmente, aborda e promove uma ligação teórica e prática pertinente ao universo acadêmico e a prática em academias. Adicionalmente, exibe uma vasta quantidade de métodos do treinamento de força. Partindo da sua descrição, forma de aplica-los e por fim, evidências científicas da magnitude de eficiência de todos métodos descritos. Além disso, a obra traz as evidências e descobertas científicas mais recentes do treinamento de força até o presente momento (dezembro de 2025). Da mesma forma, exibe aspectos próprios do treinamento com capítulos que trazem outros fatores importantes ligados ao universo fitness, como por exemplo, aspectos nutricionais.
Capítulo de livro
Evidências científicas atualizadas de métodos e sistemas do treinamento de força
(Amazon, 2025-06-10) Meirelles, Caio Gabriel Cavagnolli Osório; https://orcid.org/0009-0005-7579-4460; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=CDA406F9C04E88318B6C4FCFDAF0B90C
Descrever os métodos do treinamento de força, indicar sua eficiência ao apresentar os tipos de estímulos gerados ao sistema musculoesquelético e apontar quais os métodos mais eficientes. Métodos: Foram utilizados artigos científicos e livros em português e em inglês, encontrados nos sites de busca Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. O material utilizado foi publicado entre os anos de 2001 a 2025. Foram desconsiderados da pesquisa deste estudo artigos científicos e livros nos demais idiomas. Tampouco monografias e trabalhos de conclusão de cursos de ensino superior e pós-graduação lato sensu. Resultados e discussão: Foram encontrados mais de 50 métodos de treinamento de força. São capazes de gerar estímulos diferenciados e benéficos ao sistema musculoesquelético, ao passo que promovem hipertrofia muscular, redução de gordura corporal, RML, condicionamento físico, força máxima e reabilitação de lesões musculares. Conclusão: A maioria dos métodos promove hipertrofia muscular e redução de gordura corporal. Contudo, vários métodos apresentam promoção à força máxima. Alguns primam pelo condicionamento físico e resistência muscular localizada. Apenas um método apresenta-se capaz de promover reabilitação de lesões musculares. Métodos relacionados à manipulação das variáveis ligadas à intensidade apresentaram-se superiores e mais eficientes.